Módulo NFC em adesivo

O NFC do cartão é muito útil para pagamentos rápidos, sem ter que ficar digitando senhas em quantias baixas, mas ainda assim, você estaria andando com o seu cartão físico exposto (ainda mais com a capinha roxa, se estiver fixo na traseira do smartphone).

A Nubank deveria ter um módulo de NFC à parte, um pequeno adesivo que pudesse ser colado atrás do smartphone sem deixar muito volume, como escondê-lo com a própria capinha do celular.


Vantagens

  • Compacto: Pode ser colocado até em smartphones menores, ou em em modelos de tamanho convencional, onde o alto-falantes e o leitor de digitais ficam na traseira do aparelho, podendo usar o contactless sem sacrificar o funcionamento de um deles (como acontece com a capinha roxa do cartão);
  • Funcional: Entrega a função de NFC (contactless), mesmo em dispositivos que não possuem essa função embutida no aparelho;
  • Adicional: Mesma conta, dois objetos físicos distintos para fazer pagamentos. (Esqueceu o cartão? Usa o adesivo. Perdeu o objeto com o adesivo? Usa o cartão.);
  • Imperceptível: Pode ser facilmente escondido, sem perder a funcionalidade.
9 curtidas

A ideia é bacana e gostei das vantagens que você apontou.

Entretanto, a adoção das carteiras digitais traria bem mais vantagens e me parece bem mais o rumo mais sensato a ser seguido.

Se for pra pagar com NFC, usa o cartão. Se for pra deixar o cartão em casa, nada melhor do que pagar com o objeto que está 100% do tempo conosco, que é o nosso celular. Sem contar que o NFC do aparelho é mil vezes melhor que o do cartão ou do que algum adesivo ou pulseira.

#ApplePay :stuck_out_tongue_winking_eye:

5 curtidas

Sim, carteiras digitais são definitivamente o futuro (como os melhores bancos já são :stuck_out_tongue_winking_eye:) mas como disse, são vários motivos para também adotarem o uso do módulo adesivo à parte: Além da compatibilidade com dispostivos mais antigos, ainda teria a questão de ser um dispositivo fixo, inalterável, vinculada diretamente à conta Nubank.

Uma das vantagens do módulo adesivo sobre às carteiras digitais, seria a questão de não necessitar de bateria para processar os dados, como muitos modelos de smartphones com NFC, dependem de um software ativo de carteira para funcionarem.

Acabou a bateria e não está com o cartão por perto? Não seria um problema para o bom e velho: Adesivo. :grimacing:

Eu estou na expectativa aqui kkkkk

Ou até mesmo quando você esquece o cartão essa função seria bem útil

1 curtida

Bom :call_me_hand:

1 curtida

Acho q toda a tecnologia para agilidade e segurança precisam ser alisadas, para ver a viabilidade. Mas a Nubank está no caminho certo

1 curtida

Apoio idéia seria muito prático principalmente para smart watch q ainda não tem essa modalidade! Teria ter opção para esse tamanho de dispositivo.

1 curtida

“Acho q toda a tecnologia para agilidade e segurança precisam ser alisadas, para ver a viabilidade. Mas a Nubank está no caminho certo.”

Sim, @Mauricio_Kubo, mas a Nubank não seria a primeira a adotar em dispositivos adicionais, para a utilização da conta. Tanto bancos lá fora, quanto aqui mesmo no Brasil (que já tem alguns… vermelhinhos… :x) já investem há algum tempo nesse ramo e, para ter até hoje, é um bom sinal de que deram certo.

Nenhuma adição é demais, ainda mais se for para incluir mais o acesso das pessoas.

“Ou até mesmo quando você esquece o cartão essa função seria bem útil”

Exato, pois não ficaríamos presos a apenas um único dispositivo de acesso, @matheus_oliveira9.

Imagina que tenso seria esquecer o cartão em casa, por exemplo, para ir comprar algo em algum estabelecimento distante, e ter que voltar pra casa de mãos vazias, só porque esqueceu do cartão? :neutral_face:

Como dificilmente alguém não sai mais de casa sem o seu smartphone, smartwatch ou similar, esse tipo de situação dificilmente aconteceria.

No caso de urgência, mesmo que alguma maquininha ainda não suporte tal modo de pagamento, com certeza terá um estabelecimento próximo que aceite contactless.

1 curtida

Sim, a ideia do módulo NFC em adesivo é justamente essa, ser o mais fino e compacto possível, comparado ao nosso roxinho tradicional. Vamos torcer por isso. :crossed_fingers:

Valeu! :+1: