Melhorias para a área de Monitoramento dos Investimentos

Fala @Lucas.R , tudo bem?

Obrigado por trazer esse ponto! Realmente, nossa solução não está perfeita, e temos ciência disso :frowning: Infelizmente, esse é mais um dos problemas bem complexos do mundo de investimentos onde qualquer solução tem pros e contras…

Primeiramente, deixa eu tentar explicar o racional dessa nossa decisão:

Antigamente, mostrávamos o rendimento dos clientes como sendo apenas a diferença do valor atual pelo valor aplicado, ou seja, exatamente a sua conta: Investiu 1000 e agora está valendo 1050, o rendimento é 50. Porém, quando entram proventos na jogada, essa conta de rendimento não é justa… pq ela esconde um rendimento que o cliente teve, justamente pelo fato dos proventos não serem somados no seu total investido, porque eles não são reinvestidos, e sim, eles vão para sua conta. Imagine que o cliente nesse seu cenário ganhou 30 de proventos. Então, hoje, ele está ganhando os 50 da valorização + os 30 dos proventos… mas o app só mostrava os 50 :frowning:

Diante desse cenário, muitos clientes de RV estavam vendo um rendimento real inferior, porque seus proventos eram ignorados, algo que não faz sentido, porque muita gente investe em RV justamente por causa dos proventos (ainda mais quem gosta do Barsi, como eu haha). Pensando nisso, mudamos o cálculo do rendimento para passar a considerar os ganhos de proventos nele… Mas, infelizmente, essa conta não é tão simples quanto somar os proventos no total e ter o rendimento sendo a diferença desse total para o valor aplicado. Ao olhar o total de investimentos, ele não bateria, porque os proventos não estão lá, estão na nuconta.

Em face desse cenário, olhamos benchmarks e adotamos uma solução parecida, onde consideramos os proventos como rendimento e o somamos à valorização, que é o retorno real do investidor. Porém, para dar certo a conta do total atual, é criada uma saída “fictícia”, ou seja, o resgate desses proventos para a conta do cliente. Ao fazer isso, a conta bate: Rendimento = Saldo final - Saldo Inicial - Entradas + Saídas

Seguindo seu exemplo, com nosso cálculo, fica assim:
Rendimento = 1050 - 1000 - 0 + 30
Rendimento = 80

Desse jeito, as contas batem, e ainda conseguimos entregar o valor do rendimento real dos clientes, considerando os proventos.

No entanto, temos ciência que a criação dessa saída no caso dos proventos é algo não muito simples de se explicar, apesar de ser uma prática comum no mercado.

Enfim, a ideia foi essa… mas, estamos super abertos a sugestões para melhorar isso, ou deixar isso mais claro no app, para melhorar a experiência de nossos investidores.

vlw!

10 curtidas