No Rio já rolou essa iniciativa nos trens até março de 2019
Aqui no Rio de Janeiro houve uma parceria da empresa de trens urbanos (SUPERVIA) com a mastercard, permitindo o pagamento de passagens com os novos cartões contactless diretamente na roleta:
Link para reportagem aqui
SuperVia e Mastercard começam testes do novo sistema de pagamento nos trens - SuperVia
Assim que ganhei o meu novo cartão Nubank contactless comecei a usar e cheguei a pagar algumas passagens com o roxinho:
VANTAGENS
Muito mais prático (um só cartão é crédito, débito e bilhete de passagem, e não precisa perder tempo tendo que procurar máquinas pra recarregar o cartão de passagem, que no Rio ainda são raras)
Poder pagar passagens com a função crédito (pois até pra recarregar o cartão de passagem geralmente só se aceita dinheiro ou, com sorte, o débito)
Infelizmente a parceria acabou pois mês passado retiraram as catracas que aceitavam o cartão de crédito das estações
ALGUNS MOTIVOS PORQUE TERIA ACABADO
1° Pouca adesão e esclarecimentos sobre o contactless pra pagar passagem:
Mais detalhes
seja pela falta de conhecimento do usuário (até porque pouca gente usa o contactless como cartão de crédito, quem dirá como bilhete de passagem), seja pela falta de divulgação do novo meio de pagamento (eu mesmo só me animei ao ver as poucas e tímidas campanhas sobre o uso do contactless pra pagar passagem porque eu estava aguardando meu novo nubank chegar);
2° Demora para processar o pagamento:
Mais detalhes
demorava uns 3 a 5 segundos entre aproximar o cartão, o pagamento ser processado e liberar a caraca. Parece pouco mas os bilhetes comuns demoram cerca de um segundo! Imagina numa estação lotada feito a Central do Brasil aqui no Rio cada passageiro ficar 5 segundos aguardando a roleta abrir… a fila nas roletas ia aumentar muito!;
3° Instabilidade do sistema:
Mais detalhes
lembro que em um dia de forte chuva no rio não consegui pagar a passagem no crédito pois as catracas estavam fora do ar;
4° No próprio sistema de trens carioca só as maiores estações tinham catraca compatível com cartão de crédito:
Mais detalhes
então se você morasse num bairro menor, teria que pagar ao menos uma das passagens em dinheiro ou com o cartão de passagem comum
5° Pouco interesse das empresas de transporte do Rio em implementar meio alternativo ao bilhete eletrônico de passagem:
Mais detalhes
sem entrar em considerações chatas sobre a política no Rio de Janeiro, fato é que as empresas aqui não tem interesse algum em aceitar cartão de crédito pra pagar passagem, pois são elas quem gerenciam os fundos do bilhete eletrônico do estado (aqui chamado “Riocard”).
Sabem aqueles 50 ou 100 reais que deixamos no cartão pra pagar as passagens do mês? Os valores de cada um dos milhões de usuários do bilhete são controlados pela federação das empresas de ônibus… o que dá uma grande resistência ao uso de cartão de crédito pra pagar passagens.
6º Implantaram muito cedo (no final de 2016):
Mais detalhes
se hoje ainda é difícil alguém que use o contactless pra pagar compras, que dirá em dezembro de 2016, quando o projeto foi lançado nos trens do Rio??? Naquela época só clientes de alta renda de grandes bancos recebiam um cartão contactless
CONCLUSÃO
Enfim, essa foi minha breve experiência com o uso do Nubank como cartão de passagem. Mês passado retiraram as catracas sem aviso prévio e agora só temos novamente a opção dos bilhetes comuns de passagem.
Espero que algum dia possamos ter no Brasil inteiro iniciativas como essa. Com a popularização dos cartões contactless o pagamento de passagens com o roxinho ficará viável num futuro próximo.
E vocês o que acham? Vale mesmo a pena um cartão que além da função débito ou crédito pague passagens de ônibus, metrô etc.? Na sua cidade houve ou há algo parecido?