MUITO CUIDADO com o cartão virtual

Eu já tive esse problema com um cartão de outro banco…
No caso, a administradora do cartão me informou que o cancelamento deveria ter sido feito com o prestador de serviço ou comércio e que quando a compra é feita no cartão cancelado, automaticamente é passado para o que ficou no lugar dele :smirk:
E para completar, ainda me cobraram uma taxa de estorno indevido de R$13

3 curtidas

Nossa, primeiramente mt obg por compartilhar conosco suas experiencias e informações em relação ao CARTÂO VIRTUAL, eu mesmo ñ estava ciente disto, e olha q já sou cliente Nu a mais de 3 anos. (Perplexo :scream:)
Estou indo agora msm no chat efetuar o cancelamento das atualizações automáticas, após ler sobre seu relato. Fiquei indignado assim como vc, do pessoal do suporte realmente ñ querer se responsabilizar sobre o ocorrido, e cancelarem a compra feita no seu cartão virtual.
Li todo o seu tópico, mas ñ obtive certeza sobre o final do seu relato, e então como ficou? Conseguiu vencer a disputa? Estonaram o valor na sua conta?

Resumo

Sobre a galerinha “dó contra” q eu vi aq argumentando q vc está errado, sinceramente nem perca seu tempo se explicando cara… Ñ vale a pena, esta gente vai defender NuBank até os últimos suspiros.
Está bem obvio, q a questão da atualização ser automática é uma “falha na segurança” q deveria ser pensado um método para bloquear este tipo de acontecimento, e ainda tem gente defendendo q a responsabilidade é sua de ir nos 1.001 sites para cancelar os serviços contratos.

Calma amigo, ñ precisa tomar medidas drásticas tb, o fato de haver uma brecha onde possibilitam q futuras compras no seu cartão virtual sejam feitas por causa de seus dados cadastrados em sites de assinaturas q ñ foram cancelados devidamente por vc, e msm q tu exclua seu cartão virtual, após a atualização automática do novo, todos os outros trocentos sites sejam atualizados tb nao é motivo para querer CANCELAR o cartão NuBank, apenas entre em contato com eles via Chat e peça para DESATIVAREM a atualização automática, assim quando vc excluir o seu cartão virtual ele ñ será atualizado novamente. (Ou msm trocar o cartão físico)

Eu tb, NuBank me iludindo e eu caindo feio KKK

Ps: Eu já li todo o contrato, e realmente ñ tinha nada q falasse sobre esta atualização automática, e se recebi algum e-mail informando sobre, ñ me lembro.

Exatamente, falando nisto existe alguma forma de saber quais sites meu cartão virtual está inserido? Pq sinceramente, eu já utilizei ele em sites de streams e nem me lembro cara, agora deu um frio na barriga HAHAHA.

Faço das suas, as minhas palavras. Tu como sempre sensato aq, obg!

1 curtida

EDIT:

Achei este trecho aq no blog da Nubank importante, leiam:

O que acontece se o meu cartão for fraudado em algum dos sites ou apps?

Se houver algum problema relacionado à fraude, e o seu cartão precisar ser cancelado, a atualização automática será desativada. Faremos a reemissão do cartão mas, por questões de segurança, o cliente é quem precisa atualizar seus dados em todas as plataformas. Uma vez que fizer isso, a atualização volta a funcionar caso, no futuro, ele perca o cartão, por exemplo.
Fonte: Entenda o serviço de atualização automática do Cartão Nubank - Fala, Nubank

3 curtidas

Felizmente hoje a empresa em questão respondeu (Vimeo) indicando um estorno no prazo de 3 a 5 dias úteis, entrei em contato com o Nubank e concederam um crédito em confiança na fatura para que não seja necessário eu arcar com o valor nesta fatura se ele vai ser reembolsado.

Infelizmente fiquei com o ônus do IOF que não é devolvido pelo Nubank, algo em torno de R$70.

7 curtidas

Que ótimo @Rhulio_Victor! Fico feliz que tenha resolvido seu problema (apesar da cobrança do IOF). :wink:

3 curtidas

Sensacional!!
Era essa a resposta que eu estava procurando.
Como eu pensava
Não vamos misturar cartão roubado/clonado ou fraudes, com o “Não saber que precisava cancelar a atualização automática”(em assinaturas)
São tratativas diferentes!!
Perfeita essa postagem!!
:metal::metal::metal::metal::metal:

3 curtidas

Boa notícia!!
Pelo menos não perdeu todo dinheiro.
:metal::metal::metal::metal:

2 curtidas

Esse foi um tópico que valeu a pena acompanhar.
Opiniões diferentes,
Problemas diferentes.
Muito bom!!
Infelizmente pelo nosso amigo @rhulio_victor ter perdido o IOF, mas no
final do certo.
Aprendi muito!
Parabéns a todos nós!!
:metal::metal::metal::metal:

Sem medo de falar besteira.
Minha confiança no Nubank aumentou!
:metal::metal::metal::metal:

4 curtidas

Bom toque, o importante é ser divulgado para podemos optar em ter ou não essa funcionalidade, e caso queira é importante sempre cancelar os serviços nas empresas cadastradas.

1 curtida

Up ! boa sorte ae mano

1 curtida

Como prestador de serviços, eu recomendo que ninguém cancele uma assinatura ou contração de serviço ou compra de qualquer produto por meio da interrupção de pagamentos, principalmente se houver contratos, para todo negócio sério há um contrato, e nesse contrato há especificações sobre como encerrar/cancelar a compra ou serviço, quando você contrata o serviço você aceita e concorda que deve seguir tudo que está descrito lá, inclusive a forma de encerramento/cancelamento.

A falta de cancelamento formal dessa assinatura (incluindo a confirmação enviada pela empresa por protocolo ou e-mail) não impede de a empresa executar as cobranças ou aciona meios jurídicos para receber os valores, somente o cancelamento formal seguindo o procedimento do contrato faz com que as cobranças se encerre.

Há também uma diferença entre pagamentos e pagamentos RECORRENTES, o pagamento é esse que você faz aí no iFood, a compra é cobrada é pronto, encerra-se o vínculo cliente-vendedor, se você trocar seu cartão virtual o iFood não vai conseguir cobrar (faça o teste!), já a cobrança recorrente é essa que você faz na hora de assinar a revista QuatroRodas, não interessa qual período de pagamento você escolha (mensal/semestral/anual), será um pagamento recorrente, acontecerá de forma automática, e claro TODOS os contratos de recorrência prevê a RENOVAÇÃO automática do contrato (leia o contrato do Netflix :wink:).

Falando de forma técnica agora, quando a empresa recebe os dados do seu cartão, ela faz a cobrança e descarta esses dados (procedimento recomendado), porém algumas empresas que investem mais em segurança digital (ou pelo menos deveriam) armazenam os dados do seu cartão para agilizar suas próximas compras (vide iFood, Uber, Yellow…) e neste caso usam os dados salvos do seu último cartão utilizando, se esse cartão for um virtual e você excluiu ele, a empresa não vai conseguir cobrar, porque os dados salvos são de um cartão que não existe mais, lembrando, isso para uma Cobrança, já em Cobranças Recorrentes o processo é outro, quando você assina um serviço a empresa não solicita uma cobrança é salva os dados do seu cartão, ela informa a MasterCard que a cobrança é recorrente e o período dessa recorrência, então a MasterCard verifica com o Banco (que neste caso é o Nubank) se o cliente possui saldo suficiente para a compra e se pode autorizar (se o cartão estiver bloqueado por exemplo, o Nubank diz q tem saldo mas está bloqueado, ou simplesmente informa que não tem saldo, cada retorno possui um código de erro), caso o banco dê um retorno positivo para a MasterCard, ela vai gerar um Hash (código criptografado bem longo), esse código é um resumo dos dados do Cliente (seu cartão), os dados do vendedor (site/loja virtual) e período de recorrência (quando vai ocorrer as cobranças), esse Hash é devolvido ao vendedor, sendo somente isso que ele armazena, quando ele precisa cobrar novamente os valores, o vendedor vai usar esse Hash, e a MasterCard já sabe que aquele vendedor vinculado a você nessa data certa pode executar essa cobrança, sem precisar informar os dados do seu cartão, porem o procedimento de verificação de autorização com o Banco ocorre normalmente (saldo disponível ou bloqueio do cartão).

O que o Nubank faz é facilitar a vida dos clientes que possuem cobranças recorrentes, mantendo as cobranças recorrentes de cartões excluídos para os novos cartões, não sei te dizer se eles vinculam Hashs antigos aos novos ou se solicitaram a atualização para a MasterCard fazer isso, o que sabemos é que isso evita problemas contratuais, porque quando você autoriza uma Cobrança recorrente a empresa vai cobrar e se não receber vai executar as medidas legais previstas em contrato para receber, isso pode significar protesto do CPF e restrições de crédito sem você perceber até tudo explodir, só porque você tinha uma Cobrança recorrente que não lembrava e excluiu o cartão virtual.

Perceba que se seu cartão virtual estiver bloqueado nenhum pagamento seja ele recorrente ou não será autorizado, porque está bloqueado, já a exclusão e geração de novo cartão não significa que você não deseja efetuar pagamentos, significa somente que pagamentos utilizando o número do cartão antigo não serão mais autorizados, porem os recorrentes sempre que possível será autorizado, pois você tem um vínculo cliente-vendedor com tal empresa que precisa ser mantido, pois esse vínculo só se encerra com o devido cancelamento da recorrência.

Isso é um procedimento para facilitar a vida dos clientes, cancelar serviços e compras é obrigação dos clientes diretamente com a loja ou prestador de serviços, o banco só tem a obrigação de gerir o seu dinheiro, manter ele seguro e gerenciar os pagamentos, assuntos sobre contratações e cancelamento de compras e serviços estão fora do escopo de atuação dos bancos.

Se eu estivesse no seu lugar, eu faria o seguinte:

  1. Ligaria para o meu amigo que usou meu cartão emprestado, pedindo que ele entrasse em contato urgente com a empresa que está fazendo as cobranças recorrentes, solicitando o cancelamento da RENOVAÇÃO do contrato, de acordo com o CDC (código de defesa do consumidor), que prevê até 7 dias para cancelamento de qualquer compra ou serviços contratados de forma online, sem prejuízos ao cliente.

  2. Pediria ao meu amigo uma cópia do contrato do serviço que ele contratou para saber qual é a política de estorno de valores prevista, geralmente as empresas pedem de 30 a 90 dias para estornar os valores.

  3. Se a RENOVAÇÃO foi feita em menos de 7 dias, e a empresa se recusa em fazer o estorno após a solicitação de cancelamento, eu procuraria o Procon para iniciar o processo contra a empresa.

  4. Se a RENOVAÇÃO foi feita a mais de 7 dias, eu pediria para o meu amigo cancelar a renovação da mesma forma, e verificaria o contrato da empresa novamente, procurando se possui previsão de estorno PARCIAL dos valores.

  5. Nunca mais emprestaria meu cartão para esse amigo prego, que pede para contratar um serviço e deixa a bosta renovar sem me informar. Uma falta de responsabilidade.

20 curtidas

Acho que lição que fica,

Nunca empreste seu cartão para terceiros
.

O cartão é pessoal e intransferível.

4 curtidas

Li o post todo.
Obrigada!!!
Isso me lembra uma historia de uma amiga.
Outro cartão, não nubank assinatura de canal fechado.
Dai ela nao pagou a fatura do cartão. Bloquearam a Tv. Tirando todos os canais até os abertos.
Agora eu entendi bem a parte de pagamento recorrente, achava que o cartap passava o dinheiro pra empresa da assinatura.

Mas, se quer saber a causa ganha foi da cliente. Minha amiga foi indenizada.M

3 curtidas

OObrigado por comunicar!bg !

Muito obrigado pelo alerta!!!

Cara. Há um bom tempo atrás recebi um e-mail simples anunciando a nova funcionalidade. Imediatamente fui no chat e disse que não queria que isso fosse feito com os dados do meu cartão. Prontamente se propuseram e desativar isso no meu cartão. Se não fosse possível desativar, com toda certeza já não estaria mais utilizando o Nubank, pois considero uma falha de segurança inadmissível.

2 curtidas

Fui no chat e solicitei o cancelamento da funcionalidade. Quando li a mensagem me vi na mesma situação.

2 curtidas

um tópico muito importante, deveria estar no topo…
Lembrando que esse recurso pode ser desabilitado, e quem tem pagamentos automáticos com cartão independente de ser o virtual precisa cancelar a assinatura caso não quera que seja cobrado novamente cancelar o cartão não é a solução para este caso.

“Este é um recurso exclusivo do Cartão Nubank?”

“Não. Este é um recurso disponibilizado pela Mastercard, a bandeira do [Cartão Nubank], em diversos países. Ele agora está ativado no Cartão Nubank porque acreditamos que este é um benefício para nossos clientes.”

“O Nubank vai poder compartilhar meus dados com qualquer site?”

“Não. Este é um recurso oferecido pela Mastercard, a bandeira do [Cartão Nubank] e que nós agora disponibilizamos para os nossos clientes. Os dados são atualizados somente em plataformas nas quais o cliente já tinha cadastro – ou seja, naquelas em que seus dados já estavam no sistema. Mas este é um serviço optativo : se você preferir, pode entrar em contato para que ele seja desativado no seu cartão.”

isso esta no blog da Nubank, já postado aqui pelo @everton2040

2 curtidas

Eu solicitei o cancelamento deste serviço, até porque havia previsto que algo parecido podia acontecer.

Muitos ficam criando cartões virtuais para serem usados em cada compra mas se essa funcionalidade está ativa não serve. O melhor é andar com ele bloqueado.

Outro “problema” dessa atualização automática é que ela não funciona 100% das vezes. Um dos serviços que uso com certa frequência ainda estava com meu cartão antigo (antes de eu desabilitar a opção).

3 curtidas

Vou ter que concordar contigo. Qual o sentido de deletar o cartão virtual então?

1 curtida