MUITO CUIDADO com o cartão virtual

Deveria ser o contrário, só ativar esse serviço através da solicitação do cliente Nubank. Quase certeza que a grande maioria, como você e eu, não querem tal função ativa.

3 curtidas

Infelizmente não foi isso que aconteceu comigo recentemente. Meu cartão encontrava-se bloqueado no aplicativo e mesmo assim o Nubank aprovou minha compra no iFood. Na hora eu até estranhei que meu cartão estava bloqueado e foi aprovado…

O cartão virtual e o cartão físico podem ser bloqueados independentemente um do outro. Você provavelmente bloqueou o cartão físico e a compra foi realizada no cartão virtual ou vice-versa…

3 curtidas

Só faz sentido para transações únicas.
Para serviços com pagamento recorrente, vc não deve deletar o cartão.

1 curtida

Isso não faz muito sentido.
O bloqueio deve ter ocorrido por falta de pagamento do serviço, não da fatura do cartão.

1 curtida

Relato perfeito, @chinnonsantos!
Quem já usa cartões há mais de 20 anos sabe bem como é que o sistema funciona.
Antigamente, qdo o cartão vencia, era comum receber um boleto em casa ou um email solicitando atualização dos dados de cobrança. Se não pagasse, era Serasa na certa!

Outro ponto a se considerar é: em muito dos serviços com pagamento recorrente, a cobrança se refere ao período anterior ao pagamento. Ou seja, ao cancelar o cartão visando cancelar o serviço, vc estaria deixando de pagar o último período utilizado.

5 curtidas

Iria te responder exatamente isso, mas o @mbc07 já respondeu.

Na tela principal do APP, no menu slide tem um botão de bloqueio, esse serve para bloquear o cartão físico, entrando em detalhes do cartão virtual tem outro botão de bloqueio, mas esse é do cartão virtual, eu não tenho certeza se bloqueando o cartão físico o virtual também bloqueia porquê nunca bloqueei o físico e tentei fazer compras para testar o bloqueio, já o virtual no início eu vivia bloqueando e desbloqueando, até que isso me encheu o saco, porquê varias vezes a compra no iFood recusava pelo motivo do cartão virtual está bloqueado, as vezes até perdia os cupons de desconto pois ia sair do iFood pra desbloquear o cartão e quando voltava o APP do iFood reiniciava e todos os cupons já haviam sido utilizado, então agora mantenho sempre desbloqueado. Mas o bloqueio funciona sim, comigo nunca processou compra com o virtual bloqueado.

4 curtidas

Obrigado, gente!

Achei a opção de bloquear o Cartão Virtual :+1:t3:

Li esse tópico inteiro e estou bem chateada.
sou uma compradora assidua via internet e pode acontecer sim de comprar em site e depois se arrepender de colocar os dados lá.
Sempre uso o cartao virtual pois penso: se eu efetuar compra e depois temer pelos dados, posso trocar o numero do cartao virtual.

eu acreditava que ao trocar o numero, o antigo ficaria inutilizado, atualizar dados de cartão virtual nao faz o minimo sentido para mim, uma vez que usamos o cartao virtual justamente para preservar os dados do cartao fisico.

tive a um mes atras uma tentativa de debito de mais de 2 mil reais no meu roxinho, que foi negada por falta de limite. Vinda da Amazon (sinal que clonaram meu virtual).
Dessa forma, troquei o cartao virtual e atualizei manualmente servi;os de assinatura que tenho como netflix e spotify.
nunca reparei no botao bloquear pois eu acreditava que ao trocar o cartao virtual, o antigo ficaria inutilizado.

Se a nubank atualiza esse cartao virtual, qual o sentido da gente trocar esses números então?
nao faz sentido algum!

como vou abrir BO de roubo de numero virtual?

para mim, o cancelamento automatico a cada troca de cartao virtual faria mais sentido.

e sim, eu penso que é bom a atualizaçao automatica mas apenas no caso de vencimento (expiraçao) do cartao, e nao da troca dele.

Faz sentido o que eu tô dizendo?

Abri chamado no chat. Estou chateada.

7 curtidas

primeira vez que fico realmente chateada e preocupada com o cartao Nubank.
estou conversando por chat, a atendente disse que alguns estabelecimentos conseguem atualizar a numeracao do cartao. No meu caso, como eu disse anteriormente, a compra suspeita foi feita na Amazon, um site grande.
o que faço agora? bloqueio o cartao?
muito chato tudo isso.
já uso somente o virtual para nao ter esse tipo de dor de cabeça.
nao tem sentido algum.

4 curtidas

outra dúvida: o que é de verdade o bloqueio do cartao virtual?
ele bloqueia o cartao existente?
ou ele bloqueia o virtual em geral?

exemplo: faco uma compra com o cartao 1. Bloqueio ele e troco o numero.

desbloqueio.
o desbloqueio vai valer somente para o cartao 2?
ou vai atualizar o cartao 1 e desbloquear tbm?

confuso!

1 curtida

Não tem como gerar um segundo cartão, sem excluir o primeiro, não é? Se não me engano não.

1 curtida

Não muito.
O cartão virtual só difere do físico pelo plástico.
Para compras online, não há a menor diferença.
Há cartões virtuais que só podem ser utilizados uma vez, mas o do Nubank não foi criado com esse objetivo.
Pense que, se fosse de utilização única, vc teria que utilizar o físico em serviços de assinatura, ou seja, não seria mais nem menos seguro…

Se vc relatou para o Nubank, eles mesmos irão bloquear.

Ontem que parei pra ler esse topico todo e na mesma hora já pedi no chat pra cancelarem a atualização automática do cartão :raised_hands:t3:

2 curtidas

Poder ser bom ou trazer problemas pra quem tem assinaturas automáticas ou cadastrada o cartão em site que talvez nem lembre mais

1 curtida

Faz sentido em partes, pois a ideia da exclusão e criação de um novo cartão (gerando um novo número) é para compras individuais, já em assinaturas a ideia muda, há uma forma de você solicitar o cancelamento da funcionalidade de atualização automática dos serviços de assinaturas ativas no cartão para o Nubank através do chat ou via e-mail, eu nunca pedi a desativação desse recurso mas já li aqui no fórum sobre outras pessoas terem pedido isso, a relatos de outros usuários do fórum que, essa funcionalidade de atualização automática é da MasterCard (Operadora do cartão) e vem como Default (padrão) em todos os novos cartões.

Cartão virtual é uma ramificação do seu cartão físico, que compartilha o limite de saldo do cartão físico porem com utilização independente, por exemplo, o número, data de validade e status de bloqueio atuam de forma separada do cartão físico, quando você bloqueia o virtual somente o virtual é bloqueado, mantendo o físico livre para compras, nenhuma nova compra individual e E TAMBÉM ASSINATURAS NÃO SÃO PROCESSADAS COM O VIRTUAL BLOQUEADO (posso te garantir porque duas semanas atrás não sei por qual motivo deixei meu virtual bloqueado e um curso com pagamento recorrente (serviço de assinatura) não conseguiu processar o pagamento, chega uma notificação push no APP do Nubank sobre essa tentativa de pagamento recusada pelo motivo de bloqueio, desbloqueei o cartão virtual, e esperei mais tentativas da empresa, geralmente elas fazem 3 tentativas uma por dia, em último caso eu ligaria lá e pediria para executarem a cobrança manual, já em compras individuais também já me ocorreu do virtual está bloqueado e o iFood e Uber não conseguir processar o pagamento, comigo o bloqueio do virtual sempre funcionou tanto em compras individuais quanto em assinaturas, acredito que a plataforma é a mesma para todos os clientes, então deve funcionar da mesma forma para você também).

Já a questão de “bloquear o virtual em geral” está havendo uma confusão de entendimento, em minha penúltima resposta a esse tópico eu expliquei a diferença entre compras individuais e assinaturas, e também falei sobre a funcionalidade de atualização automática de assinaturas ativas no cartão, clique aqui para ser direcionada a essa resposta.

Quando você exclui seu cartão virtual, ele não pode ser mais utilizado em compras individuais, faça o teste no iFood ou Uber, são compras individuais, já para assinaturas como Netflix e Spotify o cartão virtual excluído pode ainda receber processamentos de pagamentos das assinaturas, devido ao já comentado recurso de atualização automática.

É possível você ter mais provas sobre essa relação intima entre o cartão físico e virtual mas com atuação individual na seguinte imagem publicada pelo Thiago Moesch - Product Manager do Nubank em um artigo na página do Nubank no Medium:

Essa é uma tela do programa “Próximo”, o software utilizado pelos Xpeer (como são chamado os melhores atendentes do mundo) que gerencias as chamadas de suporte feitas pelos clientes no chat do APP, perceba que há uma sessão sobre cartões, onde existe somente 2 cartões sendo um com tipo “Physical Credit Card”, e outro sem tipo definido, subentendendo que seria o virtual, outro detalhe é que cada um tem sua TAG STATUS, isso demostra que os status de cada um assim como seu número e suas datas de validade trabalham de forma independente, mantendo o compartilhamento somente do Limite de Crédito.

Outra prova de que o virtual é ramificação do cartão físico é o programa MasterCard Surpreenda, quando você cadastra ambos os cartões (físico e virtual) para contabilizar as pontuações do programa, você recebe os pontos de ambos somente em um, mesmo utilizando os dois, a pontuação vai tudo para um dos dois, no meu caso a pontuação vai tudo para o físico, já com a minha esposa acontece o contrário, no dela a pontuação vai tudo para o virtual.

Ambos os fatos que apresentei demostra que não existem 2 ou mais cartões na sua conta, existe um cartão de crédito físico que permite gerenciar mais um virtual, ambos compartilhando limites de crédito porem com suas vidas independentes, isso também justifica o motivo das assinaturas poderem ser atualizadas de um cartão virtual para outro, visto que um virtual está sempre relacionado ao físico, dessa forma se você exclui um virtual mas um serviço de assinatura está ativo, é possível atualizar essa assinatura para o novo virtual, porque quando você excluiu o virtual você não deixou de ser cliente MasterCard, somente trocou o número do cartão virtual, o físico ainda é o mesmo e o novo cartão virtual vai nascer atrelado ao físico, daí o serviço de atualização de assinaturas faz essa migração para sua comodidade (que no seu caso foi empecilho pois você não sabia, mas agora sabe…)

Exatamente, não é possível gerar um segundo cartão virtual, pelo menos até hoje…

Olha aí uma alma viva relatando seu exemplo de sucesso no cancelamento da atualização automática de assinaturas, eu também me lembro de receber esse e-mail que explicava a funcionalidade, e como solicitar o cancelamento caso não desejasse ter, também falava sobre nem todos os serviços de assinaturas serem suportados.

Eu discordo sobre o ponto de ser “uma falha de segurança inadmissível”, o serviço é uma comodidade aos clientes, eu não tenho tanto dinheiro assim para gastar, devo ter 2 ou 3 assinaturas ativas no máximo, porem imagine uma pessoa pomposa, ostentado um cartão ilimitado, para essa pessoa é fácil ter 50 ou mais assinaturas de serviços, espaço extra no iCloud, Apple Store (existem App que ativam assinaturas ao invés de compras individuais), Netflix, Spotify, Globo Play, Discovery Kids, Lojas de Vinhos que enviam kits de vinhos todos os meses, agora existe de Cerveja especiais também, Cursos online de longos períodos, Revistas como 4Rodas, Info Exame, Superinteressante e uma infinidade de serviços que são cobrados por cartão de crédito através da forma de assinatura, ai agora você imagina uma pessoa com N assinaturas ativas, todas de interesse da pessoa em manter e feitas no cartão virtual e por qualquer motivo precise trocar o cartão virtual, seria um saco ter que entrar em cada site para atualizar os cartões, fora a inconveniência de alguns desses serviços congelarem por falta de pagamento já que o cartão foi atualizado, como por exemplo o recebimento sagrado da Brejas :beer::beers::beer: todo mês :joy::joy::joy: eu acharia inadmissível isso vivendo em plena era digital, pagamentos recorrentes serem interrompidos por atualização de número de cartão da mesma operadora no mesmo banco, ou o pior, um pagamento recorrente não ser processado e a empresa executar o contrato negativando o CPF em órgãos de proteção ao crédito.

Mas essa confusão é normal, Nubank é um banco disruptivo cheio de inovações e modernidades em que os clientes ainda não estão acostumados, crédito sem taxa, cartões contactless, tudo no APP, cartões virtuais dinâmicos (em outro banco tradicional em que tenho conta, antes cada cartão virtual gerava uma taxa fixa por mês, e não existia esse negócio de bloquear e desbloquear não, agora que atualizaram e melhoraram para concorrer com as Fintechs, a nova geração vai achar isso inacreditável tendo seu primeiro contato bancário em Fintechs como Nubank… em alguns anos vou dizer para o meu filho, “olha, antes a gente pagava ¼ de salário mínimo por ano para ter um cartão de crédito, você tinha que enfiar o cartão em uma máquina e digitar senha…”, talvez daqui alguns anos até relógios como Apple Watch e Samsung Gear vão está recebendo pagamentos por ContactLess e eu ainda vejo gente reclamando da tecnologia, alegando insegurança é tudo mais, o que eu acho absurdo é tantos anos de evolução humana e agente ainda precisar de senha para se proteger de outros humanos…)

8 curtidas

@chinnonsantos
Gabaritou!!!
Leitura obrigatória!!!
:metal::metal::metal::metal:

1 curtida

Que resposta ! @chinnonsantos.

1 curtida

E a preguiça de ler :joy:
Vou favoritar e ler amanhã

2 curtidas