MUITO CUIDADO com o cartão virtual

Enquanto vc fica discordando de mim, eu abri chamado reclamando do acontecido, e bloquearam esses credores que nao tenho (as compras que nao fiz e foram negadas).
Ao menos nisso a Nubank nao tem burocracia.

Aguardando o cartao virtual de uso único.

3 curtidas

Nao é possivel gerar um segundo cartao virtual sem excluir o primeiro. Ok.

Só que o primeiro vai ser atualizado pelo segundo.

Isso que nao fica claro, e o chat me disse que sim, é isso o que acontece.

3 curtidas

Na prática:
Se eu emito um cartão virtual para minha filha e depois o excluo, el nao consegue mais usar esse número.

Mas em servicos de assinatura, ao criar novo cartão, o antigo é substituido pelo novo automaticamente.

7 curtidas

É isso mesmo @Ericasugui está certíssima recentemente eu desabilitei a essa função por esse motivo, pensei que a atualização automática só servia para o plástico mas a mesma tmb serve pro cartão virtual.

devemos sim tomar muuuuuito cuidado

4 curtidas

Estou surpreso com não tinha visto este tópico antes! De longe, um dos mais interessantes aqui da Comunidade!

Ao ler o relato do criador do mesmo, já estava correndo para solicitar o cancelamento da função de atualização automática no chat, mas ao ler com calma todas as explicações, acabei entendendo que não há falha de segurança, além de entender as diferenças de uma cobrança normal de uma cobrança recorrente!

Deixarei a função habilitada e usarei o cartão virtual com parcimônia. Só irei cancelar a função caso tenha problemas, mas depois de todo esse aprendizado, as chances diminuíram bastante :wink:

10 curtidas

Aonde fica esse chat?

1 curtida

No app do Nubank @anon39805048

6 curtidas

Achei aqui, obrigado!

1 curtida

Boa tarde, estou eu aqui mais um afetado pela “PRATICIDADE” da NuBank! Depois de vários relatos de colegas, ainda não foi dado uma solução e pode ter certeza NUBANK que a maioria esmagadora dos seus clientes não estão cientes dessa “ATUALIZAÇÃO AUTOMATICA”. Os inumeros relatos nesse tópico deveriam pelo menos alertar e motivar vocês a emitirem um aviso bem claro para todos os clientes que vocês HABILITARAM ATUALIZAÇAO AUTOMATICA a todos os seus clientes de maneira monocratica e no mínimo sorrateira.

NuBank é um ótimo banco, tanto que recomendei a toda minha família e amigos, mas esse tipo de coisa não pode passar batido, e mesmo que tenha bajuladores e puxa-sacos querendo inverter a situação aqui. O fato é que se a NuBank errou em ativar a ATUALIZAÇÃO AUTOMÁTICA para todo mundo ou não, já não é mais o ponto.

O PONTO AGORA É avisar todos os clientes que, reforço tenho plena certeza que são maioria, ainda acreditam que basta cancelar o cartão virtual para impedir cobranças automáticas.

Caso o site faça a cobrança e o cartão conste cancelado/bloqueado, a empresa que tome os meios cabíveis de cobrar ou solicitar o pagamento, ou mesmo que interrompa os serviços.

Mas querido colega bajulador, o cartão é MEU e eu tenho o direito de escolher a quem eu pago ou não.

8 curtidas

Tem um outro banco que fiz cartão recentemente, que ao fazer um cartão virtual escolhemos o valor mínimo, prazo de validade, ativar e desativar o cartão e principalmente quantas compras podem ser passada nesse cartão. Acho que isso ajudaria muito nesse problema do Nubank. Depois que soube dessa renovação automática, eu mudei meus cartões virtuais do Nubank pra esse outro banco em sites que pago mensalidade.

5 curtidas

Desde o início da função cartão virtual, a posição do Nubank é que o cartão virtual seja usado para pagamentos recorrentes e, caso você precise trocar seu cartão físico, os pagamentos recorrentes não serão interrompidos porque você terá o cartão virtual ainda funcionando.
Essa ideia de cartão virtual como um cartão descartável, de uso único, etc, pode ser interessante para algumas pessoas. Por exemplo, fazer compras online num site que você não confia muito. No entanto, o Nubank enfatiza que é papel do Nubank garantir a segurança de operações feitas via seu cartão. O usuário não precisa ficar usando cartões descartáveis. Se uma fraude ocorrer, o Nubank está assumindo para si a responsabilidade de resolver o problema.
No meu ponto de vista, se você está sentindo vontade de usar um cartão descartável, ou você não está confiando que o Nubank possa prevenir/resolver fraudes, ou você está querendo usar o cartão de crédito de forma errada (tipo interromper pagamentos sem entrar em contato com a pessoa/empresa com a qual você negocia).
Vale a leitura para entender a posição do Nubank quanto aos cartões virtuais:

7 curtidas

@durgante
Perfeito todo seu comentário!
A Leitura e a INTERPRETAÇÃO de texto do link que vc colou,completa seu post.
Temos tbm o post do @anon74661599 e pra fechar com chave de ouro o @chinnonsantos.
:metal::metal::metal::metal:

3 curtidas

@durgante Eu concordo com vc em quase tudo. A única coisa que acho estranho é o cartão virtual ser renovado mesmo quando vc o cancela e emite outro. Isso é diferente dele ser reemitido por ter expirado, e na minha opinião não deveria renovar quando fosse cancelado.

Mas como no caso de clonagem do cartão eu ainda posso bloquear e avisar o Nubank, que por sua vez não irá fazer a renovação automática, eu não considero isso um grande problema.

Também penso que a Nubank deveria deixar mais claro sobre essa funcionalidade para os usuários, e considero que seria melhor tê-a deixado desativada por padrão (pelo menos para os clientes que já usavam o cartão na época).

A propósito, um cartão de compra única seria bem útil para compras em sites desconhecidos (mesmo que sejam sites sérios, mas eu como usuário que acabei de acessar o site não vou saber logo de início, e fazer uma pesquisa minuciosa para cada site pode ser imprático, o que faço hj é normalmente ver se aceita pagamento pelo PayPal, que aí então sou redirecionado e confirmo o pagamento no próprio site do PayPal, o que me dá maior segurança, mas ter opção de cartão de compra única virtual facilitaria para sites que não aceitam pagamentos pelo PayPal).

3 curtidas

@durgante, assim como o @lucasbasquerotto, concordo com você em quase tudo.

Entendo os objetivos do Nubank com o cartão virtual (estão no post que você citou), mas todos os outros bancos usam o cartão virtual como uma segurança.

Já tive dor de cabeça ao cancelar assinatura que estava em débito no cartão e, mesmo depois de tudo formalizado, etc, a empresa ainda cobrou duas vezes após o cancelamento. Foi uma dor de cabeça para receber de volta, foram meses de trocas de e-mails, evidências, etc.

Se fosse um cartão virtual, bastava cancelar o cartão e pronto. Muito mais simples.

3 curtidas

Aproveitando esse tópico, hoje passei por uma situação por causa dessa “ferramenta”, emprestei meu antigo cartão físico para uma amiga usar no 99 POP e depois de ter cancelado esse cartão(para usar o novo como débito e contactless) ela sem querer escolheu ele para pagar meses depois, o que foi complicado pq no 99POP está os últimos 4 dígitos do cartão antigo, e pra mim chegou a cobrança e fiquei sem entender, a gente só teve certeza que era meu cartão pq ainda tenho o antigo e pude ver os últimos dígitos dele para comparar, imagine se eu tivesse reportado fraude e minha amiga tivesse a conta banida do 99POP, tudo isso por que fizeram essa atualização “por baixo dos panos” sem a gente receber um aviso antes, quando o cartão novo chega, sem ter uma opção de escolha no app para desativar ou mesmo visualizar o status disso, e convenhamos, ligar para 0800 pra resolver isso, podendo ter a opção no app é meio falta de usabilidade pro usuário, conforme a equipe de desenvolvimento da Nubank vai empurrando com a barriga uma funcionalidade importante dessas no app a gente vai tendo que sofrer com esses mal entendidos, e ocupando mais ainda o 0800 que poderia estar atendendo outro caso importante, fica a dica, implementem logo isso.

2 curtidas

Tirando que esqueci de comentar que além de tudo isso, ainda posso gerar vários cartões diferentes e deixar quantos quiser ativados ou desativados com várias opções de configurações.
Querer passar pano pro Nubank quando esse defeito existe e prejudica quem não tá atento aqui na comunidade é muita sacanagem.

1 curtida

Já entrei pelo chat do APP e pedi o cancelamento desta atualização no meu cartão. Antes tarde do que nunca.

3 curtidas

Já me retornaram, cancelamento realizado, como sempre atendimento perfeito.:purple_heart:

Para quem ainda não sabe, para quem tem dúvidas, para quem sabe mas quer saber mais sobre a atualização automática, tem um novo tópico bem explicativo :blush:. Da uma olhadinha gente :face_with_monocle::

:purple_heart:

7 curtidas

Entrei em contato pelo chat e solicitei o cancelamento da atualização automática da Mastercard. Foi rápido e prático. Obrigado pelo toque, amigo! :slight_smile:

4 curtidas