Mulheres e dinheiro: por que falar sobre isso?

Olá, NuCommunity!

É um prazer imenso estar aqui! Para quem não me conhece, eu me chamo Suzanna Tenório, sou educadora financeira há mais de 10 anos, investidora na bolsa de valores e também criadora do método VidaMenteRica, que busca ajudar pessoas a assumir o controle da própria vida financeira.

À convite do Nubank, estou aqui para falar com vocês sobre finanças pessoais e investimentos, sobretudo entre nós, mulheres.

Todos vocês são meus convidados nesta jornada, é claro, mas saibam que este projeto terá um carinho especial com elas.

A minha intenção, junto com o time de moderadoras da NuCommunity, é fortalecer as conexões entre as mulheres aqui na comunidade e também abordar questões financeiras que se relacionam diretamente com a gente.

Para iniciar esse trabalho, eu quero explicar por que é essencial que as mulheres aprendam a lidar com dinheiro e passem a falar sobre o assunto por aí.

Mulheres e dinheiro: por que falar sobre isso?

Vocês já sabem que ter controle financeiro significa ter mais liberdade e autonomia. Quando aprendemos a gerenciar nossas finanças, podemos tomar decisões com segurança e independência. Mas para mulheres, isso pode ser desafiador.

Isso porque, historicamente, nós enfrentamos obstáculos maiores – seja por questões culturais e estruturais, seja pela diferença salarial em relação aos homens, seja pela falta de acesso ou até por impeditivos legais. Nós sabemos bem, o quanto falar sobre dinheiro ainda é tabu em muitos dos nossos círculos de convivência.

Por exemplo: vocês sabiam que a primeira investidora do Brasil, Eufrásia Teixeira Leite, nunca se casou para não perder o direito aos próprios bens? Isso aconteceu pois, naquela época, entre o século 19 e 20, as mulheres casadas eram obrigadas a deixar as finanças da família sob a tutela dos homens. Inclusive, vocês podem ler esse texto no blog do Nubank para conhecer a história da Eufrásia.

Felizmente, com o passar dos anos, as coisas melhoraram. Mas ainda existe um abismo. Entre os investidores brasileiros, apenas 35% são mulheres. Quando pensamos no mercado de trabalho, muitas concordam que a dupla jornada e a sobrecarga do trabalho doméstico não remunerado as impede de empreender e crescer profissionalmente.

Por que me tornar uma mulher investidora?

Quanto mais as mulheres souberem gerenciar o próprio dinheiro, mais poderemos diminuir essas diferenças e navegar em um mundo mais justo e equitativo. E quando fazemos isso, deixamos a porta aberta para a próxima geração e nos tornamos um trampolim para outras mulheres, sendo exemplo e inspiração para amigas, familiares, colegas de trabalho ou parceiras na NuCommunity :purple_heart:

Além disso, o dinheiro é uma ferramenta importante para a viabilização de sonhos. Comprar um imóvel, fazer uma viagem, investir em educação ou até começar um negócio próprio… Tudo isso pode ser alcançado quando temos controle sobre nossos recursos.

Entender de finanças e aprender a investir nos ajuda a ter autonomia. Ter uma reserva de emergência, investir para a aposentadoria, ou simplesmente ter poder de decisão sobre o dinheiro e sentir-se confiante para assumir tal controle, transforma. E o mais impressionante, essa confiança transborda para as demais áreas das nossas vidas e traz mais resultados no longo prazo.

Por tudo isso, eu desejo muito que vocês aproveitem essa jornada e tragam mais mulheres para participar. Espero que os meus conselhos e a nossa troca por aqui abra portas para um futuro cheio de possibilidades. Cada vez tenho mais certeza da importância de encontrar espaços seguros para compartilhar sobre o tema e o poder de uma comunidade.

Vamos juntas? Já aproveitem para marcar aqui uma mulher que precisa embarcar nessa!

46 curtidas

Excelente tópico

17 curtidas

Vamooos! @lorenatelles @Vittoria_Cunha @Valquiria :purple_heart:

26 curtidas

Parabéns @suzannatenorio pelo tópico e seja bem vinda a comunidade.

Ja vou marcar uma aqui por que essa coitadinha ta precisando :crazy_face::crazy_face::crazy_face::rofl::rofl:. Bora @Limah minha conterrânea.

21 curtidas

Seja bem-vinda, @suzannatenorio!
Vamos adorar aprender e aproveitar suas dicas :clap:
Vamos @Lene-tavares :wink:

22 curtidas

Seja bem-vinda, @suzannatenorio! É ótimo te ver por aqui e por ver essa iniciativa incrível do roxinho, convido a @andrezzacastro78 e @Jessica_Natalia. :partying_face:

22 curtidas

Hahahaha

Onde vc estudou eu fui expulsa, kirido :relieved:

22 curtidas

Essa é uma oportunidade incrível para trazermos as mulheres que são importantes para todos nós e iniciarmos essas conversas mais que necessárias.

25 curtidas

Olá @suzannatenorio ,boas vindas a Comunidade!
Excelente tópico,muito relevante.

21 curtidas

Excelente texto! Fica ai a reflexão para nós e obrigada pelo apoio Suzanna!

17 curtidas

Vou é tomar umas aulas com @suzannatenorio

20 curtidas

Ótimo. Desejo grande sucesso ao mulheril da comunidade.

16 curtidas

Que tópico importante @suzannatenorio! :clap:

@andrezzacastro78 @marianaely @Marcia_Toffetti @Cristiane_Vitoria

21 curtidas

@Thalia_Vieira um excelente tópico para se tornar uma mulher investidora! :rocket:

20 curtidas

Tópico incrível, seja bem-vinda @suzannatenorio! Olha aí uma ótima oportunidade, @Roberta_Negrini @LuRaffin @Marcia_Toffetti

22 curtidas

A comunidade bem representada… :purple_heart: O assunto é extenso e necessário, estudo e aplico psicoeducação para a liberdade financeira feminina, pauta comum de terapia em meu consultório, principalmente com vítimas de estelionato sentimental, onde a crise não é apenas econômica, ou emocional e sim uma crise de consciência do poder. Eu tô dentro, aguardando os conselhos.

21 curtidas

Opa! Obrigada pelo convite, @ranielreis!
Aprendo muito com vocês!:purple_heart:
Será uma honra participar do evento e com mulheres incríveis que temos na
comunidade.

17 curtidas

Acesso à educação financeira desde cedo seria essencial para facilitar a independência e liberdade no futuro. Infelizmente, são diversos os fatores que interferem na vida financeira e resultam em obstáculos, principalmente dentro da realidade de muitas mulheres no Brasil e mundo afora. Mas nunca é tarde para aprender. O conhecimento é libertador!

Bora aprender e ensinar umas às outras! :purple_heart:

18 curtidas

É esse o espírito, pessoal. Bora aprender!

Aproveito para convidar @Luisa_Lucena e @Biancaben para conhecer nossa iniciativa. Vem todo mundo :purple_heart:

20 curtidas

Vem, @Raissa_1 :purple_heart:

18 curtidas