Não ter acesso a numeração do cartão físico

Qualquer coisa, é só chamar aqui!

2 curtidas

Você escolhe ter um cartão sem numeração quando aceita o UV. Faz sentido? Ser de metal e não ter numeração é o marketing do UV.


Pra mim o “melhor dos dois mundos” seria mostrar a numeração do cartão no app, mas não permitir compras online utilizando o cartão físico. O UV físico seria apenas para compras utilizando o chip. Isso é possível e fácil de implementar tecnicamente. Talvez seria confuso para parte do público alvo? Pode ter problemas nessa abordagem, mas já faço isso com o cartão de outra fintech – o físico fica sempre bloqueado para compras online.

Quem sabe futuramente não implementem algo nesse sentido.

5 curtidas

É uma excelente ideia, @lucaskdy! Eu acrescentaria: a possibilidade de mostrar somente a numeração e a validade, deixando de lado o CVV. É uma opção, pois impediria a utilização/clonagem! Ademais, com a numeração e validade já seriam suficientes para ser inserido no Mastercard Surpreenda, por exemplo!

5 curtidas

Mas você não escolhe não ter acesso à numeração por nenhum meio.
Aparentemente, nem a equipe de marketing sabe dessa particularidade.

Não é nenhuma novidade cartão sem numeração - tenho dois desde antes do UV ser lançado, mas o acesso à numeração está disponível no app.

1 curtida

O UV foi concebido para ser exatamente assim. Cartão físico para compras presenciais e cartão virtual para compras online. Tanto que a antiga tela de bloqueio do UV tinha duas opções: bloquear compras presenciais (bloqueava o físico) e bloquear compras online (bloqueava o virtual).

Entretanto haviam problemas nessa abordagem e eu até dei esse feedback para o Nubank, já que é possível fazer compras virtuais com o cartão físico mesmo sem numeração. Basta cadastrá-lo em alguma carteira digital e realizar uma compra online. E o inverso também funciona, cadastrando um cartão virtual na mesma e realizando uma compra presencial usando o celular ou um smartwatch.

Ainda bem que essa tela foi atualizada e hoje essa confusão não existe mais.

8 curtidas

E dando meus dois centavos sobre o assunto, pra mim é inegável o aumento da segurança quando não se tem a numeração impressa no cartão físico. Mesmo eu praticamente não o usando mais, eu fico notavelmente mais tranquilo carregando o plástico (nesse caso o metal) por aí.

Mas mesmo detestando o minguado Mastercard Surpreenda e sabendo que existem meios para se utilizar os benefícios da variante black da Mastercard sem ter que informar de fato o número do cartão, o material publicitário do Nubank dá a entender que a numeração do Ultravioleta físico estará no app, coisa que não acontece. No meu caso, eu não vou usar para nada essas informações, mas não vejo mal em disponibilizá-las para o cliente.

Esse assunto é bem polêmico e logo virará uma briga de torcidas. Vamos tentar não deixar isso acontecer, pois todos temos um objetivo em comum: melhorar a segurança e a usabilidade do Ultravioleta. Vamos nos concentrar nisso.

10 curtidas

Esse “problema” ocorreu por falta de consistência. Pelo que entendi, foi uma abordagem inocente. Não basta ter opções para o usuário selecionar, a regra deve ser aplicada de fato:

  • É possível negar compras online (não feitas por chip) que utilizam o cartão físico.
  • É possível negar o vínculo do cartão físico à carteira digital.

Aplicando essas validações, não tem furo.

O metal nunca precisaria ser trocado por fraude, e o cliente ainda teria acesso ao número do cartão para validações e para aproveitar os benefícios da bandeira. Fora que isso poderia ajudar a desenvolver a mentalidade “security by design” nos clientes.


Inclusive, como essas validações não são aplicadas hoje, é possível fraudar o Nubank UV caso o número vaze. Um leitor de NFC poderia capturar o número, como comentaram acima.

2 curtidas

Apesar de concordar que habilitar essas validações aumentariam a segurança, eu não sei se eu gostaria do fato do meu cartão físico não poder realizar compras online. Além de limitar algo que é meu, ele seria quase inútil no Apple Pay, por exemplo.

Na minha opinião, aplicar essa trava só daria mais pano pra manga, assim como o fato da numeração que estamos discutindo por aqui.

5 curtidas

Mas já não é assim hoje? Para comprar online com o cartão físico, só se o cliente obter o número por maneiras “não oficiais”. Sobre as carteiras digitais, pelo que entendi o vínculo é feito utilizando um cartão virtual? É isso ou eu que vinculei ao virtual por acidente :thinking:, tem um “Google Pay UV” nos meus cartões virtuais.

1 curtida

Na verdade não. Pelo app do Nubank dá para adicionar o cartão físico no Apple Pay. Aí, por meio do recurso eu consigo fazer compras físicas (aproximando o dispositivo) ou virtuais (diversos sites aceitam pagamentos via Apple Pay).

Eu não uso o Google Pay, mas se não me falha a memória dá para adicionar o físico por lá sim, assim como no Apple Pay.

4 curtidas

Penso da mesma forma @endydealmeida. Amei esse cartao UV sem dados nenhum. Por mim nem precisa aparecer o número do UV (cartao fisico) no App, nao vou precisar dele mesmo.

Mas obvio que tem muitos que faz questao dessa numeração.

3 curtidas

Isso mesmo @endydealmeida. Uso o Gpay, tenho cadastrado la tanto o UV fisico como o virtual. E coloquei o fisico como Padrão por Aproximação.

4 curtidas

Esse é exatamente o ponto.
Também acho irrelevante a numeração no cartão físico, mas também não faz sentido impedir o acesso a esse dado sendo que alguns benefícios da bandeira exigem essa informação. Talvez uma opção para adição do cartão nesses programas diretamente no app seja uma solução nesse caso…

Enfim, informações incompletas, confusas ou equivocadas é algo inaceitável em qualquer serviço ou produto.

2 curtidas

Não me faz falta alguma a numeração do UV físico. Tenho o virtual cadastrado no Google Pay, app de transporte e Surpreenda. E claro que também uso o cartão físico por aproximação. :wink: Estou muito contente com o UV.

2 curtidas

A numeração existe, o emissor (Nubank) escolheu não disponibilizá-la ao usuário nem no app, ao contrário de outros emissores que emitem o cartão sem numeração. E provavelmente cabe ao emissor disponibilizar a numeração do cartão ao usuário e não á Mastercard.

Na verdade se fossemos usar carros, seria o caso de “vc comprar um carro e ele não ter a numeração gravada no chassi e a montadora só disponibilizasse os quatro últimos dígitos” e outras adequações necessárias.

Se esses são os motivos e até por serem motivos legítimos e ao que parece tão importantes para o Nubank, esse novo sistema deveria ter sido implantado no novo layout das versões Gold e Platinum pelo maior número de emissões de cartão, ele foi lançado em maio/2021 enquanto o Ultravioleta foi lançado em junho/2021 (se não estou enganado, rápida pesquisa no Google) e até mesmo aqui já aparenta contradição, pois faria mais sentido lançar o ultravioleta primeiro e depois nos outros. Não se vê coesão ou um sistema íntegro e lógico, só um conjunto descoordenado de atos/ações.

Até pela publicidade que parece bem clara, fica aparentando um descompasso, uma falta de planejamento ou que aconteceu um outro problema no desenvolvimento da ferramenta e os motivos apresentados são apenas um discurso, então depois, quando tiver pronto eles chegam dizendo “que atendendo aos pedidos vão liberar a numeração…”

Se não estou enganado, no geral:

  • é mais fácil reciclar metal do que plástico;
  • o plástico é um problema ambiental bem sério, mais prejudicial que o metal, desde que o metal não seja chumbo, mercúrio, cádmio e outros, que não devem ter sido usados no Ultravioleta; e
  • mesmo se 10% dos clientes tivessem o Ultravioleta, seriam nove cartões de plástico para um de metal, cerca de 40 milhões de cartões de plástico que podem ter sua numeração vazada, usada indevidamente e com a consequente reemissão da via.
    Por que o bom senso e a boa engenharia não vem dele também? Eis um exemplo ao alcance do Nubank:

Exato, parece que tudo é setorizado e sem nenhuma coordenação e comunicação, pois seguem diretrizes, objetivos, ideias diferentes…

Que dependeria de uma conversa com a Mastercard, mas se internamente está assim

3 curtidas

No meu caso, acho que a falta de numeração no cartão é a melhor parte.
Ser de plástico, ou de metal é irrelevante, só torna o cartão mais bonito, mais pesado, enfim outra textura.
Sem numeração, deixa-me BEM MAIS tranquilo, sem dúvida nenhuma…
Gpay não utilizo, celular até me esqueço dele em casa. Então, cartão no bolso, e saio p vida !!!
Talvez pela idade seja parcialmente independente dessas novas tecnologias, e “pegar no cartão e andar” é mais que suficiente.
Então um cartão sem numeração, para mim, é ouro…

4 curtidas

Vocês falaram muito sobre segurança em omitir um dado importante do cartão, seu numero. Faz sentido. Mas não acho que seja interessante ocultar, tirar essa opção do usuário final. Erro de design por parte da equipe de desenvolvedores e optaram por não arrumar. Até a Apple, louca por segurança fornece esse numero em seu cartão (pasmem, também não tem nada escrito, exceto pelo nome e uns detalhes).
Se nem o próprio programa da Master, bandeira do cartão, não está preparada pra isso, por que temos que nos penalizar e aceitar isso?
Mas por outro lado, uma coisa que eu acredito que ajude a melhorar segurança é o CVV que muda de tempos tempos em tempos

2 curtidas

Eu estou com um problema para adicionar o UV no meu relogio samsung com o googlepay, não consigo cadastrar o virtual, acho que só funciona o fisico! Como vou usar se não tem numeração tenho printa da msg de erro que dá, mas não achei como anexar na msg!

Você pode abrir o app do próprio Nu, ir em “Meus cartões” vai abrir uma aba com seus cartões físico e virtuais. Daí clique no cartão físico, ao abrir tu vai ter duas opções na parte inferior “Bloquear” e “Configurar” clique em configurar e depois em Google Pay, lá terá uma opção para adicionar ao Gpay.

5 curtidas

Pois é eu fiz isso, mas o cartão fisico não aparece como opção pro relogio, muito estranho isso, instalei e desinstalei o app do relogio e do cel e nada… esta é a mensagem que aparece no GPay… triste, eu usava direto…