Vim fazer uma viagem na Europa, e várias locadoras se recusaram a me alugar carro usando o cartão Ultravioleta, por não ter os números. Até mostrei os números no app, mas fui informado que isso não serve. Nas palavras exatas de um dos funcionários ao olhar para o cartão do Nubank: “isto não nos passa segurança alguma”. Tive o cartão recusado em 3 locadoras em Portugal e em 1 locadora na Áustria. Felizmente na Áustria eu estava com amigos, e um deles trouxe o cartão Personnalite, que tem os números e portanto foi aceito sem problemas.
As locadoras que recusaram foram Centauro, SIXT, Greenmotion e Europcar. A Centauro acabou aceitando após bastante discussão, em que o funcionário chamou o supervisor, que não pareceu querer discutir muito e acabou permitindo no final. Tentei alugar novamente na Centauro semanas depois, mas sem sucesso, e acabei tendo que pagar muito mais caro na Movida (Drive on Holidays). As outras não aceitaram de jeito nenhum.
Fui hoje no app tentar requisitar o cartão Ultravioleta com os números, e não encontrei como fazer isso. Perguntei no chat como fazer, e a AI disse que o Nubank não emite o cartão físico Ultravioleta com números; ainda fez questão de esclarecer que o Ultravioleta é o cartão premium da Nubank. Cartão premium é aquele que funciona… não tem nada menos premium que ter seu cartão recusado porque “não nos passa segurança alguma” .
Sugestão
Eu entendo os riscos de passar os dados do cartão para a locadora, principalmente ao passarmos o CVV junto. Idealmente as principais locadoras europeias passariam a aceitar cartões físicos sem número, mas como isso não vai acontecer nem tão cedo, eu tenho duas sugestões (ficaria muito feliz com qualquer uma das duas):
Nos dar a opção de emitir o cartão com os números. Pouco seguro, mas não adianta nada ter um cartão seguro que não funciona.
Nos dar a opção de emitir dois cartões, um sem números e outro com, e configurar limites de crédito separadamente por cartão. Assim podemos deixar o cartão com números com limite zerado no dia-a-dia, e apenas aumentamos em um momento como o descrito aqui. Outra opção seria permitir congelar e descongelar o cartão com números a qualquer momento, assim podemos descongelar para fazer o aluguel do carro por exemplo, e recongelar logo em seguida.
Interessante sua sugestão, e poderia valer para o roxinho também, pois tem gente que se sente mais segura sem os números impressos no cartão, ter opção de escolha ao solicitar seria muito bem-vinda.
Com certeza, para uso no Brasil eu me sentiria muito mais seguro sem os numeros mesmo. Na pratica eu nem ando com o cartao fisico no Brasil, porque é mais seguro usar Google Wallet por aproximação, e se falhar, sempre tem o pix. O único momento que eu vi a necessidade de ter o cartão físico foi justamente no momento relatado, em que ele não serve.
Isso não. Mesmo a Movida, que aceitou o cartão sem os números, requer o cartão físico, que deve ser inserido na máquina usando o chip, não aproximação. Capaz de alguma aceitar aproximação, mas não apostaria muito nisso.
Eu acho que o problema está nas locadoras, não no Nubank, O fato de não ter nenhum numero no cartão é o que mais passa segurança, pois se o cartão for roubado não conseguirão fazer compras online, por exemplo. Empresas dispostas a perder dinheiro (e clientes) por estarem paradas ao tempo vão ter que mudar hora ou outra
Quando eles falam de falta de segurança, eles se referem a segurança PARA eles, não para nós clientes. Eles querem ter o máximo de garantias de que vamos arcar com os custos caso algo aconteça com o carro.
Certo, mas até mudarem, eu gostaria de ter a opção de fazer negócio com eles. Por exemplo, eu aluguei uma BMW Series 1 por 14 dias na Greenmotion por 137 euros, mas não consegui retirar porque não aceitaram meu cartão. Devido à falta de opção acabei alugando um Ford Focus por 1 semana por mais de 200 euros na Movida. Eu preferia ter feito negócio com a Greenmotion, mesmo que tivesse que dar os números do cartão.
Por mais que isso seja verdade, se ainda é prática tão comum, o Nu ficar “se fazendo de difícil” e esperar as locadoras chegarem neste século não vai resolver os problemas dos clientes…
Eu nunca peguei o cartão físico da Conta Global porque eu trabalhei na Europa por alguns anos e tenho dinheiro em bancos europeus. Acaba sendo bem melhor usar esses EUR que eu já tenho do que converter BRL para EUR. Mas eu tentei usar os cartões desses bancos europeus, e TODOS foram imediatamente recusados pelos funcionários por um simples motivo: são de débito. Para fazer o depósito caução, têm que ser de crédito. O cartão da conta global do Nubank também é de débito pelo que li, e portanto não serviria.
É estranho que locadoras europeias exijam cartão de crédito quando cartões de crédito são tão incomuns na Europa. No Brasil todo mundo tem um (ou um monte), na Europa é raro alguém ter um.
A Europa não é tão avançada assim em termos de tecnologia bancária, especialmente a voltada a melhoria da experiência do usuário. Capacidade até que eles têm e muita, mas a excessiva regulação europeia desacelera qualquer avanço.
Não quero sair muito do tópico, mas acho bom diferenciar União Europeia de Europa. Os paises da UE em geral estão realmente muito atrasados. Mas os bancos digitais que uso no Reino Unido, na minha opinião, estão bem à frente do que temos no Brasil. Acabei de olhar, e o que eu usava quando morava lá (e ainda tenho conta) oferece até cartão de crédito com 0% de juros (igual no Brasil) e 0% de taxas para uso internacional (taxa de cambio 0%, só é cobrada a taxa de conversão da bandeira, que é próxima de 0, bem melhor que qualquer banco no Brasil, incluindo Nubank, edit: “Use the Flex card, in any currency, fee-free. We don’t add a mark-up on Mastercard’s exchange rate”).
Tenho uma melhor pq o nubank n conversa com a mastercard e cria um mecanismo via Click to Pay com os parceiros de locadoras seria muito mais seguro ou tbm um mecanismo na própria maquina onde o cliente pode fazer esse cadastro passando o cartão da maquina sem expor dados tipo gente estamos em 2025 e o básico
Eu não acho que precisem fazer nada disso, o que é necessário é entender o porquê de tantas locadoras não sentirem confiança suficiente no depósito caução através do bloqueio de saldo no cartão de crédito, e então resolver o problema. Alguma coisa deve ter acontecido para eles sentirem que esse bloqueio (que eles têm total poder para cobrar ou cancelar mais tarde) não é suficiente.
Mas enquanto isso não é resolvido, devíamos poder ter o cartão físico com numeração. Por exemplo, o cartão do Nubank ainda vem com a tarja magnética atrás, que sabemos não ser muito segura, já que expõe dados que podem permitir a clonagem do cartão. Se representa uma falha de segurança, por que o Nubank não removeu ainda? Provavelmente porque em alguns lugares você ainda precisa. Essa tarja é muito usada em alguns países - não no Brasil, mas da última vez que visitei os EUA em 2021 ainda era usada em basicamente todos os lugares, não sei como está hoje a situação. Primeiro você migra os comerciantes para o novo sistema, e DEPOIS você elimina o antigo sistema. Imagina se assim que lançaram o chip já tivessem removido a tarja magnética do cartão, simplesmente porque o chip é mais seguro e ninguém devia usar a tarja mais? Não faz sentido.
No caso das locadoras, pra ter TANTAS que ainda exigem os números, tem algo no sistema atual que as deixa inseguras. É preciso entender o que é e endereçar.
Resumindo golpe pelo que vir alguns (se n me engano) relatam da facilidade de contestar ou alegar fraude pelo cartão virtual mais assim n da pra aceitar esse tipo de coisa de pegar dados já q o recomendado e nuca passar dados dos cartão a própria locadora invectiva o que a própria operadora do cartão repudia nesses casos isso tem q ser direto com a mastercard / banco de criar uma solução melhor e no caso sugerir duas o Click to Pay (por ser da própria bandeira o serviço) e tabm uma forma de fazer isso sem expor dados por q realmente já estamos em 2025 e já tem meios de contornar isso basta um incentivo entre essas empresas ;v
Deve ser regra da Mastercard (o mesmo pra emitir cartão com NFC) pq eles tem um prazo ate 2033 pra parar de emitir esses cartões fora q alguns bancos físicos ainda usam pra faz transições ex: deposito, saque ou verificar extrato tipo a mesma usa o chip tipo n da pra faz isso tudo no chip já q e + seguro ?