UV nem tem o código CVC, “do verso”, no app. Ou seja, o físico somente para compras físicas. Achei aso fantásticos.
O Brasil tem um dos sistemas bancários mais sofisticados do mundo.
Não aceitam. Passei pelo mesmo constrangimento (por parte do Nubank), eu argumentei na central do cliente, mas o cartão global é somente débito! Se fosse crédito aceitavam.
Verdade, Perdi 11 dias de férias na Itália, pois não consegui alugar o carro, os locais eram remotos. Prejudicou minhas férias!!! Mas isso o Nu não vê!
Falam tanto em segurança, mas isso BB, ITAU, BRADESCO também tem, e os cartões deles tem números!!
ter um cartão clean só para ficar bonito…. não serve de nada!
Pelo menos na Localiza e Unidas pedem o cartão físicos para retirada do carro, ah não ser com a retirada digital da localiza onde pago tudo pelo app.
Que infelicidade
Apesar de ser uma boa instituição financeira, o NUbank não é completo. Só de não ter acesso a sala vip, para mim é inviável ser cliente somente do Nubank, mantenho um outro banco com tal benefício onde mantenho um dinheiro investido.
Creio que todos apresentem suas falhas. Mas por essa falha do nubank, por exemplo, mesmo tentando acertar na segurança, é recomendável ter outra instituição que ofereça um complemento
Itau + nubank; btg + nubank; outra preferir. Eu e minha mulher fazemos assim, ela é personalité + UV por ex.
Vendo esse tópico onde se fala sobre o ultravioleta não ter os números impressos no cartão é questão de segurança, me questionei sobre o seguinte, então quem tem o cartão comum não tem segurança? É isso mesmo? A segurança é apenas para quem é cliente UV? Será que o Nubank faria isso? E todo o restante dos clientes? Estão todos vulneráveis? Eu prefiro não acreditar que o Nubank não imprime os números no UV por conta de segurança, e sim, simplesmente pra ficar mais “bonitinho” talvez, ou mais clean, como preferirem.
Não sei se segurança é o único ou o principal motivo, mas de fato ter os números no cartão representa uma falha de segurança, principalmente se tiver o CVV junto. Se você usar o cartão na maquininha com o chip, pede a senha. Se usar com aproximação, também pede a senha a partir de certo valor (que nem costuma ser tão alto). Mas se você tiver os números do cartão, pode entrar em qualquer site que aceite cartão e comprar sem senha… efetivamente não é muito diferente de andar por aí com seu usuário e senha impressos num papel. Alguns sites podem pedir pra confirmar no app, mas a maioria não (pelo menos no Brasil, no Reino Unido era muito raro ter algum que não me obrigava a confirmar no app, mas acho que mais uns aninhos e o Brasil chega lá também).
Você vai entregar seu cartão para alguém? Não né? Pra isso hoje existe a aproximação, nem precisa mais andar com cartão.
Como falei, prefiro crer que segurança não é o motivo, pois se for, o Nubank está falhando miseravelmente com a grande massa de clientes que não são ultravioleta, e isso acho pouco provável.
Segurança não pode ser seletiva, não pode ser para alta renda ou pra quem paga uma anuidade ou pacote de serviços, segurança tem que ser para todos os clientes, desde aquele que tem o cartão mais simples até o mais sofisticado, se essa separação existe, então é “status”.
Ue, não sabia que ser assaltado era uma opção minha … claro que não vou entregar o cartão pra alguém por vontade própria, mas se alguém chegar com uma arma pedindo a carteira, vou entregar sem pensar duas vezes. E essa não é nem a pior forma de entregar esses números para alguém.
- Podem roubar sua carteira sem você perceber (o que dá mais tempo pro ladrão fazer uso da informação).
- Você pode perder a carteira e alguém mal intencionado encontrar.
- Pode deixar cair no chão, alguém mal intencionado pegar, tirar foto do cartão e te devolver em seguida (nesse caso você nem imaginaria que pegaram seus dados!).
- Você pode tirar o cartão da carteira pra pagar, e enquanto segura o cartão alguém discretamente tira uma foto dos números sem você perceber.
- Etc etc
Você pode crer no que preferir. Eu não faço ideia do principal motivo para o Nubank ter tirado os números do UV e não do roxinho. Pode ser segurança, pode ser estética, ou pode ser outro motivo. Entre segurança e estética, eu prefiro crer que é segurança. Porque se for estética, isso demonstra 1) incompetência do Nubank, pois faltou estudo para entender que os números ainda são necessários em alguns casos e 2) demonstra descaso com os clientes, pois existem outros tópicos com mais de 1 ano relatando problemas similares devido à falta dos números, e mesmo assim até agora não fizeram nada a respeito; ter suas férias arruinadas por algo tão simples é realmente um grande problema se não houver um motivo muito bom, como segurança. Eu acredito que seja por questão de segurança, e não por incompetência e descaso. Seja como for, não vim aqui pra especular. Não estou nem aí pra qual o motivo. O problema existe, e eu trouxe algumas sugestões para resolver, realmente só queria que o Nubank fizesse algo a respeito.
Não entrando na discussão, mas só esclarecendo que existe um artigo no blog do Nubank que explica o porque o Ultravioleta não tem numeração, mas de forma resumida e sem especulações: é segurança mesmo. Já a questão do roxinho base ter numeração as razões são desconhecidas, mas provavelmente foi a partir de uma estratégia interna de manter os números.
Então é totalmente intencional que Ultravioleta não tenha dados impressos, além de claro incentivar a utilização do cartão digital já que como a própria instituição mesmo explica no blog, é mais prático, caso queiram ver o artigo completo:
Próximo do fim explicam o motivo da decisão, em específico pra quem quiser pular direto é no trecho da imagem:
Ainda acho que a culpa é dessas locadoras estrangeiras. Po, Se vai passar o cartão na maquininha, pra que querem ver os números?
É uma boa pergunta, se hoje em dia eu tivesse o roxinho normal ia raspar o CVC, os números tem zero relevância ou pelo menos era pra ser, todos os cartões hoje em dia deveria ser assim para acabar com isso. Esses números só serão úteis se o outro lado tiver outra intenção, porque muda nada.
Também não sei, só consigo especular.
Quando você passa o cartão na maquininha, você aprova uma cobrança. A locadora não tem acesso aos dados do seu cartão para fazer uma nova cobrança sem a sua autorização posteriormente. O depósito caução é relativamente baixo comparado ao valor do carro. Por exemplo, o Ford Focus que aluguei por uma semana estava praticamente novo (4000km rodados); pesquisando o preço de um Ford Focus 2024 usado, custa por volta €25k. o depósito foi de apenas €2100. Isso não cobre nem 10% do valor do carro. Então caso você dê perda total no carro, ou cause um dano maior que o depósito caução, eles querem ter uma mínima garantia de que vão conseguir emitir uma cobrança.
Não sei se é por isso, mas na minha cabeça é o que faz sentido. Só que aí não justificaria exigirem os números do cartão quando eu pago pela opção mais cara de seguro, e ainda assim eles exigem. Então realmente não sei. Só sei que eles se sentem mais seguros tendo os números do teu cartão. Descobrir o porquê e tentar resolver devia ser responsabilidade do banco, não nossa como cliente. Eu como cliente só deveria ter que me preocupar em ter dinheiro suficiente na conta.
Isso não faz sentido. É pra isso que existe o seguro, dificilmente alguém vai ter 25k de euros de limite, pelo menos não aqui no Brasil. Isso daria em torno de 158k de reais.
Sem contar que seria crime passar sem autorização.
Concordo que o cliente não deveria se preocupar com isso. Mas também fica difícil pro banco mapear se em cada pais as locadoras tem uma frescura diferente.
Ainda acho que a culpa é das locadoras.
O cartão de crédito mais seguro no mercado é o da Meliuz, que não tem números e nem tarja magnética.
O seguro não é obrigatório (exceto o seguro básico que cobre danos contra terceiros). Mas como eu disse, mesmo quando pagamos pelo seguro mais completo, ainda exigem o cartão com números, então realmente não faz sentido.
Sim sim, provavelmente é culpa da locadora, mas achismo não é o suficiente. Existe um problema que está afetando seriamente os clientes utlravioleta do Nubank, e como cliente do banco, eu esperaria que algo fosse feito pelo banco para resolver o problema. Ficar falando que é culpa da locadora e não do banco não vai resolver nada, pelo contrário. A única coisa que tem alguma chance de resolver é pressionar o Nubank - ou para nos dar a opção de solicitar um cartão com números (solução temporária, mas que como cliente estou satisfeito), ou para conversar com as locadoras para entender o problema e como poderiam chegar num acordo.
Eu não sei nem se os próprios funcionários das locadoras sabem do motivo. Eu questionei um deles do porquê de precisar dos números, e a conversa foi mais ou menos assim:
- Eu: por que precisam dos números do cartão se vão passar o cartão na máquina?
- Funcionário: vamos lá, vou lhe ajudar, abra os termos da locação. Se tivesse lido os termos saberia que precisa dos números impressos.
- Eu: eu acredito que esteja dizendo nos termos dizendo que os números são necessários. Só queria entender o porquê.
- Funcionário: se o senhor acredita que está nos termos, não há nada a discutir. Tem de respeitar os termos.
- Eu: … … está bom, obrigado.
Bem naquele jeitinho português. Essa foi a segunda locadora que rejeitou meu cartão sem números. Na primeira eu nem questionei, só aceitei. Nessa eu tentei questionar pra entender, e a reação do funcionário foi basicamente “regras são regras, não importa o motivo de existirem”. Fica realmente difícil conseguir resolver qualquer coisa assim.
Só o banco tem poder para ir atrás disso.
Repetindo uma última vez para deixar BEM claro meu ponto: pode ser culpa das locadoras que não querem evoluir, mas ignorar o problema porque pode ser só isso não ajuda em nada; eu não quero saber o porquê, eu queria uma solução por parte do banco, já que só o banco tem poder suficiente pra mudar algo - eu como cliente não tenho.
NA BOA: eu não entendi uma parte da história. Você informou que morava na Europa e não sabia dessa questão do cartão não ser aceito? Nesse período que morou lá não alugou carro nem uma vez? Não estou defendendo nem acusando nenhum dos lados. Só estou tentando saber mesmo.
Fui procurar o cartão de crédito da Apple, emitido por um banco enorme, e ele também não tem números. Como os clientes Apple fazem?
Por se tratar exclusivamente de locadoras, algumas delas, acho difícil o Nu se mexer para criar uma solução para essa dor. Essas locadoras que precisam se adequar as tendências do mercado.
Não sabia porque só troquei pro ultravioleta recentemente. É o primeiro cartão sem números que tenho. Nunca tinha tido problemas antes. Obviamente ninguém vai te falar que você precisa de um cartão com números impressos se você entregar um cartão com números impressos. Isso é algo que você só descobre quando já é tarde.
Devem ter o mesmo problema e devem ter que usar outro cartão. A diferença é que o Nubank é uma instituição financeira oferecendo os mesmos serviços completos que se espera de um banco, enquanto a Apple está apenas fazendo parceria com um banco pra oferecer um cartão. Eu esperaria que o Nubank me oferecesse uma solução que não seja “abra conta em outro banco”.
A maioria delas* na Europa. Mas sim, eu também acho difícil o Nubank se mexer pra conversar com as locadoras e resolver a raiz do problema. Adoraria, mas sei que é esperar demais deles. Sem querer desmerecer o Nubank, poucas empresas têm gente capaz de resolver problemas que saem do padrão. Uma das minha sugestões no tópico foi bem mais simples: me permitir pedir um cartão com números - quem preferir o cartão sem números pode continuar usando, e quem preferir com números pede com números.