Cartão Ultravioleta. Não aceito por locadora de veículo

Recentemente viajei para o exterior e aluguei um carro. Para minha surpresa (não tenho muita experiência com aluguel de carro), o cartão do NuBank Ultravioleta não foi aceito pela empresa de aluguel (para caução) por não ter os números do cartão.

Ocorre que todo o seguro havia sido emitido com base no número desse cartão Ultravioleta.

No hora fiquei aflito, pois não tinha nenhum outro cartão de crédito comigo e a empresa de aluguel não aceitava cartões virtuais e nem a numeração do Ultravioleta informada pelo app do NuBank. No fim, consegui caucionar o aluguel por meio do cartão Wise que estava comigo, contudo, segui sem seguro da MasterCard.

Outro ponto que incomodou muito na viagem foi o fato de o cartão ultravioleta ser de metal, com frequência os detectores de metal dos aeroportos apitavam, e isso é péssimo quando se está correndo para pegar um voo.

Alguém já passou por essas duas situações? Tem algo a comentar? Tem como solicitar cartão utravioleta com numeração e sem ser de metal?

7 curtidas

Bom dia! Com uma numeração não, porque é uma característica do Ultravioleta, mas o cartão Ultravioleta adicional não é de metal com base nos relatos de outros clientes na NuCommunity.

16 curtidas

Erro não terem pensado nisso na formulação do projeto do UV, especialmente por ser um cartão Black.

3 curtidas

Muito estranho. Eu fiz o aluguel de um veículo na semana passada e fiz tudo usando a carteira digital do meu celular, foi tudo por aproximação. Em momento nenhum pediu número do cartão.

10 curtidas

Tem algumas locadoras que não exigem o bloqueio caução, como a Locafacil, então nesse caso, não seria necessário um cartão com numeração ou nem precisa cartão de crédito, já que é possível pagar por outros meios.

Mas se a locadora exigir a caução, acredito que só com cartão com numeração mesmo. Uma dúvida @MarlonM , como eu nunca aluguei carro no exterior: só era possível usar um único cartão? Por exemplo, não daria para usar o cartão da Wise apenas para o bloqueio caução e fazer o pagamento do aluguel usando o UV, para ter direito ao seguro da Mastercard?

7 curtidas

Isso depende muito da locadora a política de cada Empresa. No caso ele ainda estava no exterior.

1 curtida

Eu literalmente implorei e pedi para conversar com a gerente/superior. Mesmo conversando com o superior, não foi permitido fazer a caução com o cartão UltraVioleta.

A viagem foi para a África do Sul e a locadora foi First.

2 curtidas

É complicado pq talvez as empresas que não exigem caução podem acabar cobrando mais na hora do aluguel. Como minha viagem foi com orçamento curto, aluguei o carro com bastante antecedência e com a empresa mais barata.

Sobre a contratação e a caução, eu paguei a reserva do carro com o cartão da NuBank enquanto ainda estava no Brasil, mas salvo engano, para que o seguro da MasterCard funcione, é necessário que a caução seja feita também com o respectivo cartão de crédito. Será que é isso? Alguem sabe?

3 curtidas

Vale a pena tirar essa dúvida.

Aqui neste artigo menciona que basta pagar o aluguel com o cartão UV.
imaget

Mas é bom confirmar.

6 curtidas

Nossa, pelo visto o UV não foi feito para se usar no exterior hehe.
E não seria melhor ter usado o cartão da conta global do Nubank? Mas daí não teria o seguro da bandeira né? Ou teria ? Tbm não sei

Seria legal o Nubank ter colocado pelo menos o número do cartão mas sem a data de vencimento e CVV que deixaria seguro e evitaria estas situações

1 curtida

O cartão global UV (feito para viagens ao externior) tem a numeração.

Antes de viajar assim, solicite o global.

1 curtida

Boa pergunta. O cartão global é categoria World Elite Mastercard mas não fica claro quais benefícios reais isso dá ao cliente. E a página deles (mastrercard) é bem ruizinha em informações.

4 curtidas

Eu não confiaria esse seguro do cartão. Há muitos relatos de que em caso de sinistro você precisa indenizar a locadora pra depois receber a indenização da bandeira. Em caso de perda total do veículo a coisa pode ficar complicada.

Segue em trecho de um artigo sobre esse assunto:

Se houver algum sinistro durante a locação (colisão, avaria, riscos, roubo do carro, dentre outros) você deverá pagar o custo do conserto do carro na devolução, incluindo aí taxas administrativas e o lucro cessante do tempo que o carro ficar indisponível para locação, se for o caso. O valor será lançado no cartão de crédito utilizado na locação.

Fonte: https://www.melhoresdestinos.com.br/seguro-aluguel-carro-cartao-credito.html

E no Reclame Aqui tem relatos do sistema de reembolso e da demora desse processo:

Após ter registrado fui informado pela Mastercard que o seguro garantia o reembolso das despesas e não o pagamento direto a Locadora

Fonte: https://www.reclameaqui.com.br/mastercard-brasil/seguro-carro-alugado-cartao-mastercard_BJyIY-rW9FZAEnR7/

.

11 curtidas

Ao viajar para o exterior, você pode tentar abrir e usar um cartão internacional da Ultraviolet. Quem coopera com a Wise possui números de cartão. Diz-se que durante a verificação de segurança você deve retirar tudo o que tem consigo. Sua carteira também não deveria ser retirada e colocada em uma bacia? Acho que os cartões UV de metal são muito legais.

Sim, confirmo

2 curtidas

Ha muitos relatos que funciona também… É um produto Black, se seria uma furada imagina as reclamações desse tipo de cliente.
MAS nunca esqueça que é um seguro , o objetivo dele é de complicar para evitar te pagar , então ele vai procurar TODOS OS DETALHES até o mais pequeno para tentar evitar.
Não é seu amigo, mas se se enquadra na cobertura tem todos os documentos, avisou em todos os prazos, com todos justificativa, geralmente funciona

Não avisar que aconteceu um acidente no prazo exigido pode cancelar o seguro por exemplo :person_shrugging:
Vi um caso que a pessoa alugou um motorhome…essas não são cobertos, mas a pessoa da locadora não tem que saber da cobertura de seu cartão.

Aqui o guia completo, se você não segue ao dedo ele, recomendo não usar o seguro do cartão

4 curtidas

Não estou negado que não funciona, mais o processo pode ser demorado e no site oficial do benefício não é deixado explícito que a indenização é feita no sistema de reembolso, o que pode pegar desprevenido muita gente.

5 curtidas

Geralmente isso varia de locadora para locadora. Já vi muitos relatos de muitas não aceitando cartão sem numeração, mas algumas aceitam sim, de uma forma bem simples, passam o cartão na máquina com uma cobrança de validação, pra ver se o cartão está ok e pronto. Problema resolvido, todas deveriam fazer isso.
Comigo na Alamo, no aeroporto de Miami fizeram isso e foi tranquilo, sem frescuras.

Sobre cartão global, ele é débito, geralmente as locadoras não aceitam débito, apenas crédito.
Lembrem-se que o caução é exatamente um meio deles poderem garantir que conseguirão cobrar por eventuais custos que você gerar, por exemplo, multas, pedágios, acionamento de seguro, etc. Então não aceitam débito exatamente por não terem nenhuma garantia de que o saldo estará disponível tipo 1 mês depois que vc tiver devolvido o carro e eles tiverem que fazer algum tipo de cobrança no cartão.

5 curtidas