Nova CPMF

O governo acabou de anunciar que enviará ao Congresso a proposta para criação do imposto sobre as transações eletrônicas.

Estou devastada! :broken_heart: Será mesmo que perderemos nossas TEDs ilimitadas e gratuitas? :disappointed:

5 curtidas

Oi @Ge_Medeiros. Em Novembro o PIX Já vai estar em funcionamento, nesse caso acredito que a reforma não vai afetar as transferências. Espero :smiley::smiley:

3 curtidas

Entre enviar para o Congresso e ser aprovado pelo Congresso tem um abismo aí no meio. O processo além de lento, é bastante burocrático. Acredito que até lá o PIX já esteja operando há tempos.

De todo modo, você pode fazer sua parte como cidadã enviando e-mails para os Deputados e Senadores do seu Estado, expondo motivos e pedindo que ele seja contra aquela proposta. Também pode participar da votação nas Enquetes propostas pela Câmara dos Deputados. Para ser cidadão não basta ter título de eleitor, tem que participar ativamente por meio dos mecanismos que a democracia nos fornece :wink:

13 curtidas

Sim, tem literalmente um abismo no meio. Até lá provavelmente o Pix já esteja em pleno funcionamento! Verdade, às vezes esquecemos que podemos participar mais ativamente das coisas.

1 curtida

Sei como funcionam os trâmites. Acredito que não passe na Câmara, mas se o “centrão“ - atual base do governo - apoiar, aí fica complicado… Será se o Pix não será afetado? Com a sede que o governo tá por arrecadação, não duvido que essa “gratuidade” do Pix dure pouco tempo, sem contar que, por enquanto, prefiro continuar fazendo transações por TED, até ter certeza da segurança e isonomia da nova tecnologia.

Sim, sim, tanto cumpro meu papel como cidadã que trouxe o assunto para ser discutido aqui, até porque muitos desconhecem que a decisão, caso aprovada, não afetará diretamente usuários de fintechs.

Se isso chegar a entrar em vigor mesmo, o Pix facilitará e muito a cobrança desse imposto.

Ê Brasil… :man_shrugging:

2 curtidas

Também espero. Mas acho que vão acabar taxando o Pix também, pois obviamente todo mundo migraria do TED pra ele se o imposto passar no Congresso… :disappointed_relieved:

Acho que o intuito da criação do Pix nunca foi agilizar as transações, e sim um meio de cobrar mais tarifa/imposto a curto prazo em uma área que cresce rapidamente e que os bancos não tradicionais vêm dominando.

3 curtidas

É uma hipótese válida.

Se isso se concretizar mesmo será mais uma pedra no sapato do brasileiro :slightly_frowning_face:

1 curtida

Não duvido de nada que venha desse governo ou de outro qualquer.:triumph::angry::rage::rage::face_with_symbols_over_mouth::face_with_symbols_over_mouth:

:metal::metal::metal::metal:

3 curtidas

@Ge_Medeiros a princípio pelo que li a cobrança seria sobre compras online e não transferência, que é o caso do PIX.

2 curtidas

Li hj sobre isso em mais de uma fonte.

A proposta do governo com o novo imposto é tributar as transações eletrônicas com uma alíquota entre 0,2% e 0,4%. Além disso, o encargo deve incidir tanto sobre os saques quanto os depósitos das contas bancárias dos contribuintes.

Eles falam sobre transações eletrônicas, então podem colocar td num saco e tributar!

:metal::metal::metal::metal:

1 curtida

O problema é que eles vão ter que tirar de algum lugar pra poder pagar as dívidas.

PIX é o cavalo de Troia do Governo. Na hora que todos estiverem contentes com a nova modalidade, vem a CPMF que taxa até o pão que voce comprar com seu PIX.

@Rodrigo_Maruf cabe ao congresso analisar e aprovar a melhor proposta possível, vamos esperar que de fato ocorra. Já li nos jornais que esse item(novo imposto) foi tirado da proposta original por não ser consenso entre os líderes, então por hora o PIX é a melhor entre TED/DOC.

1 curtida

Parece que eles voltaram atrás e ainda estão avaliando, é complicado esse imposto, por que se eu fizer uma transação não significa que fiz uma comercialização ou prestação de serviço, portanto, podemos ser tributados por “nada”, melhor aguardar os próximos capítulos.

5 curtidas

@ree Eu vi algumas pessoas discutindo sobre isso… haha

1 curtida

Caso seja aprovada, seremos tributados em transações e compras. Muito triste, estamos retrocedendo :confused:

Sem um acordo com líderes, governo engaveta criação de ‘nova CPMF’

3 curtidas

Eu quero muito saber é qual vai ser o resultado disso, o dinheiro do auxilio emergencial vai ter que sair de algum lugar kkkk