Olá, amigos,
Estou com uma ideia represada na cabeça há muito tempo e resolvi expô-la aqui no grupo para apreciação dos membros, pois creio que a contribuição de cada um pode aperfeiçoar o projeto e torná-lo mais exequível no plano prático. Inclusive se tornar o embrião de novas funcionalidades no Nu ou outras empresas parceiras.
No decorrer de quase uma década como cliente do Nubank, algumas vezes me deparei com a seguinte situação: as faturas mais próximas do meu cartão ficavam pesadas demais para pagar. Por outro lado, após três ou mais meses elas caiam bastante de valor. Ou seja, havia um grande desnível entre as faturas mais próximas e as mais distantes.
Às vezes, isso acontece devido ao fato de que nem sempre o lojista permite um parcelamento mais longo, para que você dilua seus débitos em mensalidades menores. Mas também pode ocorrer por simples descuido do cliente com os seus gastos. Fiz uma ilustração básica que disponibilizo abaixo para que compreendam melhor o que estou tentando dizer.
Esse tipo de problema traz alguns transtornos, pois o cliente se depara com faturas de alto valor, mas não deseja pegar dinheiro emprestado para pagá-las ou parcelá-las durante três meses consecutivos, “empurrando o problema com a barriga”. Digamos que Joãozinho do caso acima tenha uma renda de 1500 reais, ele só terá alívio em suas contas a partir de abril.
A ideia para contornar esse problema seria algo que eu nominei de “equalização de faturas”. Isto é, um serviço que o banco poderia oferecer, a juros baixos, para que o cliente tivesse o controle de suas contas novamente e pudesse continuar usando seu limite de crédito. Isso poderia ser feito de modo automático simplesmente clicando um botão no app.
Enfim, a equalização de faturas consiste em simplesmente em somar todos os valores das faturas que o cliente tem a pagar e dividir pelo número de meses. No exemplo acima, a soma de todos os valores seria de 8400 reais, dividido por 7 meses resultaria em parcelas mensais de 1200 reais (+ os juros a ser definido pelo banco). Confira no gráfico abaixo:
Embora pareça com o parcelamento ou refinanciamento de dívida no cartão de crédito, na equalização de faturas o cliente é proativo. Ou seja, ele não está em débito com o banco, apenas escolhe reorganizar sua situação financeira para evitar futuras “bolas de neve”. E aí? O que acharam? Deixem abaixo suas opiniões e dicas de melhoria.