Mais uma opção sempre bem vinda! Logo algumas considerações.
Fundos de renda fixa x CDBs
Principais vantagens do CDB
Não possuem come-cotas, não possue taxas ( contudo a taxa do Nu selic simples é extremamente baixa 0,19 % a.a o que é realmente bom).
Possuem garantia do FGC ( Contudo que não é tão simples, já fiz uma breve exposição sobre em outro tópico)FGC
Principais vantagens dos fundos
A possibilidade de obter taxas maiores que o CDB (o que pode compensar o come-cotas, contudo cabe salientar que este fundo em específico terá alocação maioritária em títulos públicos)
POLÍTICA DE INVESTIMENTO
“O objetivo do FUNDO é aplicar seus recursos em cotas de fundos de investimento classificados como “Renda Fixa”, os quais
apliquem no mínimo 95% (noventa e cinco por cento) de sua carteira aplicada em: (i) títulos públicos federais, (ii) títulos
privados de renda fixa de emissão ou coobrigação de instituição financeira, cuja classificação de risco seja, no mínimo,
equivalente às atribuídas aos títulos públicos federais ou (iii) operações compromissadas lastreadas em: (a) título público
federal (b) títulos de responsabilidade, emissão ou coobrigação de instituição financeira, desde que a contraparte possua
classificação de riscos equivalente àquela atribuída aos títulos da dívida pública federal, observado que a rentabilidade do
FUNDO será impactada pelos custos e despesas do FUNDO, inclusive taxa de administração, se houver” Fonte. Documento do fundo. item 4.
continuação vantagens dos fundos:
A diversificação do risco de crédito (o que pode substituir a garantia do FGC como segurança já que de forma geral a proporção dos ativos investidos chega a ser menor do que 1%, isso dependerá das regras do fundo)
Uma vantagem oculta dos fundos é que podem se fazer trocas de ativos sem cobrança do imposto de renda( por exemplo pessoa física que investe em um cdb 100% do cdi 4 meses e de repente escuta de um cdb que rende 110% do cdi e faz resgate do primeiro para aplicar no segundo terá imposto de renda recolhido na fonte para fazer essa troca, no fundo essas trocas são isentas)
Conclui: Para mim mais uma opção de diversificação que pode ser usada como reserva de oportunidades e não me queda claro se como reserva de emergência. É minha opinião que o fundo do jeito que está desenhado poderá ter dificuldades em superar um CDB de 100% do CDI por conta dos itens apontados anteriormente e no longo prazo pela cobrança do come cotas que acontece a cada 6 meses e incide sobre os juros compostos já que um CDB só terá a cobrança no resgate, mas também não é impossível que o supere.
Saudações.
Acho legal que o Nubank esteja aumentando seu portifólio de Fundos de Investimentos. O que eu acho
Pontos Positivos
Investimento a partir de R$100
Horário de aplicação e resgate um pouco maior que o Tesouro Direto
Pontos nem tão bons
Taxa de Administração de 0,19%a.a cobrada independentemente do valor aplicado – No Tesouro Direto, a taxa da B3 de 0,20%a.a. mas é somente para investimentos a acima de 10K
Segurança. Não que o Fundo não seja seguro, mas quando você compra o título direto no Tesouro Direto, você está aplicando no investimento mais seguro do Brasil.
Na minha opinião não compensa pra quem investe abaixo de 10K, por conta da taxa de administração. É melhor comprar o título do tesouro Selic, que é muito fácil!
Agora pra quem não tem a grana toda pra comprar a cota mínima de R$142 do título ou quer ter um horário maior pra resgate ou quer investir acima de 10K e quer economizar esses 0,01%a.a., vale a pena.
Olá eu preferi comparar com os CDB por serem mais equiparáveis em quanto a risco e exatamente por o CDB/ RDB não ter taxas, por aparecerem de liquidez diária e com investimento similar em quanto a quantidade de investimento e até menor de 100 reais. Mas teu comentário foi bem preciso e enriqueceu o análise. Obrigado!
Não me convenci que é um bom produto de investimento, ainda sinto falta de mais transparência por parte da NuAsset, ainda mais se tratando de quem lançou o nu Reserva Imediata, que de reserva não tem nada.
Desde 02/10/2023, todo fundo deve ser criado com a nova estrutura (definida no CVM 175 e demais instruções normativas), enquanto os já existentes serão automaticamente considerados como constituídos na forma de classe única.
Porém, os novos fundos, no novo modelo final, de mais de uma classe e/ou mais de uma subclasse só entrarão efetivamente em vigor em 1º de abril de 2024.