Nubank é confiável para alta renda?

Fiquei com essa dúvida hoje depois que o Nubank bloqueou minha conta após eu receber R$23.000 do meu serviço. De origem comprovada. E já recebida da mesma conta antes

E sou Ultravioleta ao qual dizem ser um segmento para clientes de alta renda.

Eu acho que R$23.000 não é alta renda, isso é um trocado pra quem realmente é.

Mas o app bloqueia a conta só por causa dessa mixaria? fico imaginando quem movimenta 50 a 100.000 nesta conta. Dá até medo.

Fica a dica aí pro setor interno de segurança melhorar este sistema automático de segurança para os clientes ultravioleta (supostos alta renda) do Nubank que não funciona direito. Pois acho que movimentações nesta faixa para clientes UV alta renda não deveria acionar um alerta de segurança, ainda mais quando já recebemos este mesmo valor antes e da mesma conta

No fim já está tudo ok aqui, desbloquearam. Acho que viram o erro do sistema deles. E que precisa ser melhorado urgente

E antes que falem: AH, mas tem origem comprovada? Sim. AH, mas é recorrente? Não, mas é frequente, já recebi mais q isso em outras ocasiões. Esta conta bloqueia até para receber 2mil. Ou seja, o sistema automático deles que identifica movimentações atípicas não funciona direito. Ainda mais quando a renda mensal informada pelo cliente supera estas entradas.

9 curtidas

A menos que você receba essas transferências de forma recorrente, terá sido mesmo um erro identificar que uma transação é atípica? :thinking:

14 curtidas

Olá @Usuario.N,
Até onde eu saiba, não é assim que funciona em bancos…

Qualquer movimentação sem comprovação do rastreio, o banco é obrigado por lei (banco central) em bloquear a sua conta temporariamente. Eles dão um prazo de 3 dias para analisar e conseguir a comprovação, SE FOR O CASO.

14 curtidas

Penso que é sempre uma medida de segurança e não de falha, principalmente se não há recorrência no recebimento desses valores, por isso a importância de ao realizar um serviço ter as devidas comprovações, pois creio que assim não vão haver problemas, só um transtorno momentâneo que sim pode ser bem chato.

Em relação ao questionamento do tratamento dos clientes “alta renda”, penso que não é apenas o UV que condiciona esse “status”, mas uma série de vários mecanismos internos..

7 curtidas

Qual a ideia em editar o tópico pra incluir isto :point_up: depois que outros já comentaram esses pontos? Fazer quem traz o contraponto parecer um bando de malucos? :zany_face:

19 curtidas

Por essas que gostava do histórico de edições público :sweat_smile:

14 curtidas

Esse entregava tudo, né? Vinha a pessoa, falava coisas sobre si, depois se arrependia e editava o post pra dizer que foi “um primo”… ficava tudo aparente no histórico de edições.

Por outro lado, se saísse ali alguma informação realmente indevida (informações pessoais, por exemplo), acho que o histórico de edições privado traz a proteção adequada.

12 curtidas

Esses mecanismos de segurança são bem incômodos, especialmente caso vc esteja pagando algo pra alguém que precise do dinheiro urgente para viajar, etc… Mas se a pessoa estiver sendo vítima de golpe de fato, ela fica bem agradecida.

7 curtidas

O banco não tem como saber automaticamente se tem origem comprovada.

Se foi bloqueado, foi porque algum algoritmo entendeu como movimentação atípica.

E já é conhecido que os algoritmos do Nubank são bem esquisitos (como os critérios para mandar convite para o UV).

5 curtidas

Se a gente for entrar nesse assunto vai dar num rabbit hole infinito :rofl:

3 curtidas

Se todas caixinhas turbo tem limite de 10k, é “alta renda” 10k.

Acima de 10k reais é acima do padrão “alta renda” do Nubank ultravioleta.

Eu sou classe média e me atende.

Dica: ativa open finance de todos bancos para todos. Conexões de conta permite transferir e puxar o saldo de um banco para outro, mesmo que esteja bloqueado. É um bypass legal via Open Finance.

5 curtidas

Onde encontro essa informação? Poderia me indicar o link da norma, por favor?

4 curtidas

Não é obrigatório por lei do Banco Central que os bancos bloqueiem automaticamente uma conta por falta de comprovação de rastreio, mas eles podem fazê-lo se houver suspeita de fraude, como no caso de transações fora do padrão do cliente, sendo essa uma medida de segurança para o próprio banco. As causas mais comuns para bloqueio são suspeitas de fraude, atividades ilegais, irregularidades no CPF, ou ordens judiciais, que devem ser comunicadas ao cliente. O bloqueio judicial é feito pelo sistema SISBAJUD, por ordem do Poder Judiciário.

Motivos comuns para bloqueio de contas

Sospeita de fraude:

É um dos motivos mais comuns para bloqueio, pois o banco identifica movimentações fora do padrão do cliente.

Suspeita de Lavagem de Dinheiro ou Atividade Ilegal:

O banco pode bloquear a conta se houver indícios de que as movimentações estão relacionadas a atividades ilícitas.

Irregularidade no CPF:

Se o CPF do titular estiver suspenso, cancelado ou nulo, o banco pode comunicar o encerramento do contrato ou a necessidade de regularização da pendência.

Ordem Judicial:

O Poder Judiciário pode determinar o bloqueio de uma conta por meio do sistema SISBAJUD, como forma de garantir o pagamento de dívidas ou condenações.

Como o banco deve proceder

Notificar o cliente:

Em casos de bloqueio por suspeita de fraude, o banco deve informar o motivo do bloqueio.

Bloqueio Cautelar (Pix):

No caso de transações Pix, o bloqueio cautelar pode ocorrer por até 72 horas para análise. O recebedor é notificado no ato.

Procurar a instituição:

É essencial que o cliente entre em contato com o banco para buscar informações e orientações sobre o motivo do bloqueio e como resolver a situação.

Quando o bloqueio é judicial

O Banco Central não tem poder para bloquear contas diretamente.

O bloqueio judicial é solicitado pelo Poder Judiciário, que utiliza o SISBAJUD para se comunicar com as instituições financeiras.

A liberação do bloqueio judicial só pode ocorrer por meio de uma nova ordem judicial.

O que você deve fazer

Entre em contato com o seu banco: Procure o suporte do banco para entender o motivo do bloqueio.

Apresente a documentação: Se houver suspeita de fraude ou um bloqueio cautelar, apresente as informações necessárias para que o bloqueio seja encerrado.

Busque um advogado: Em caso de bloqueio indevido, procure a ajuda de um advogado para buscar uma liminar e a indenização pelos danos causados.

7 curtidas

Só não conseguem bloquear quando é golpe :rofl::rofl::rofl:

11 curtidas

Bem isso @Cris1988 fico indignado. Até movimentações que a gente faz entre as nossas próprias contas com dinheiro q já temos em carteira a séculos, estas instituições da uma dessas. Teve uma vez que uma conta fez isso comigo, meti um processo. Ganhei danos morais e eles foram obrigados a reativar a conta.

Todos deveriam melhorar estes sistemas automático q manda alertas de segurança, pois prejudica os clientes que são certinhos com as coisas, que seguem as regras e com movimentações lícitas

4 curtidas

Sempre tem o que melhorar, né? Mas não tem sistema automático de detecção perfeito, o desafio está em encontrar o balanço adequado entre falsos positivos e falsos negativos.

E mais: ter procedimentos ágeis para tratar os falsos positivos de modo a minimizar as inconveniência a quem tenha sido injustamente bloqueado.

14 curtidas

Achei muito estranho esse bloqueio.
Nos últimos 6 meses tive movimentações altas de valores e em nenhum momento enfrentei qualquer tipo de “bloqueio” ou “restrição”.

Mesmo com a origem do dinheiro comprovada, será que o remetente pode estar passando por algum problema judicial?
Não sei exatamente como os bancos fazem o cruzamento e sincronização dos dados para identificar movimentações suspeitas, mas suponho que possa estar relacionado a isso.

Obs.: Trata-se apenas de uma opinião pessoal sobre o assunto, sem conhecimento técnico ou base científica. Fiquem à vontade para me corrigir.

3 curtidas

@Usuario.N, por acaso, estás a falar do Nubank? :eyes:

2 curtidas

Nubank é confiável para todos, essa é a minha percepção com base na minha experiência, de pessoas próximas que usam o app do Nu e do que vejo aqui na NC.

Muito bom saber que existem camadas de bloqueio e de segurança que funcionam.

8 curtidas

Olha o vacilo, cancelaram a conta de um dos maiores influenciados de finanças do país! A Cristina Junqueira chegou a falar que gosta muito dos conteúdos dele.. que bola fora.

4 curtidas