Eu não digo que seria fácil e não tenho nem ideia dos custos, mas não deve ser diferente de outros bancos.
O Nubank já fornece uma experiência muito boa com o cartão, lançamentos em tempo real, várias possibilidades como limitar valores individualmente por cartões virtuais e 24h descartáveis agora. O que falta para ser um banco (realmente) diferenciado:
Branding e Imagem
- trabalhar a imagem de instituição sólida, eu não tenho coragem de deixar muito dinheiro de bobeira na conta e só invisto em bolsa e tesouro; a ideia de transferir a sede de Cayman para Londres parece um primeiro passo, vamos aguardar para entender porquês e consequências, mas falta visibilidade de instituição sólida ao banco, Nubank tem muita emoção, mas dinheiro com emoção é algo ruim, chato é bom (chato com inovações é muito bom).
Investimentos
-
oferecer a opção de organização ou separação de valores de investimentos, especialmente dividendos, em uma conta a parte (que já existe, a Nuinvest não acabou, apenas foi escondida em um menu, mas ao comprar um ativo o dinheiro é imobilizado na Nuconta e transferido para a conta Nuinvest, por que não organizar isso de forma decente?); manter os preços médios organizados e oferecer ordens com validade maior também seriam diferenciais de mercado;
-
conta internacional de verdade, possibilidade de transferir dinheiro para outra conta internacional, investimentos no exterior;
-
parceria (como serviço pago ou não, o que for melhor ao banco) com calculadoras para que o cliente durma tranquilo e não precise acompanhar os investimentos com planilhas, apenas baixe o relatório integrado de todos seus investimentos, nacionais e internacionais e entregue a RF ou ao IRS na data
Portal, homebroker, shopping e benefícios
-
nem os atendentes do Nubank atendem em um celular, simplesmente porque não é produtivo, adultos em algum momento precisam de um computador, é mais fácil, é mais rápido, e se a desculpa é a segurança, okay, um portal mais limitado, para acessar saldo, documentos;
-
outros produtos, como seguros personalizados, o Nubank tem muitos clientes 'jove’ns que têm interesse em segurar seu funko pop raro ou outro objeto, baixíssimo risco para a instituição (qual a probabilidade de algo assim ser danificado ou roubado?), mas às vezes para o usuário a segurança agrega valor;
-
homebroker, nem vou aprofundar, não conheço outro banco ou corretora que não forneça, cobrem assinatura se necessário, mas ofereçam a possibilidade;
-
shooping do Nubank não deslancha porque comprar no celular não é uma boa experiência… claro, todos compramos de vez em quando na Amazon ou Mercado Livre no celular, mas quando você quer pesquisar, ler com calma, olhar imagens maiores, um computador é essencial, o celular pela própria natureza portátil não oferece uma boa experiência, talvez no dia que óculos de realidade aumentada ou hologramas substituírem bem o conjunto celular+pc seja possível uma única interface, mas hoje não é e querer simplificar demais significa perder clientes;
-
continuidade dos benefícios, cashback é legal (mas não tem segurança, se o banco pode encerrar o cartão e não pagar o que tem lá, virtualmente não existe até eu transferir), acho a opção de tag sensacional, streaming deveria ter opção sem anúncios para os vip ou quem estiver disposto a pagar e com anúncios para categorias de entrada e intermediárias, mas faltam outros benefícios
Não estou considerando novos produtos (que nem tenho ideia e possivelmente o Nubank está trabalhando), mas se melhorarem nesses itens acima digo com com longa experiência no que estou falando que, ao menos no padrão brasileiro, seria o melhor banco do Brasil, talvez do mundo. Disparado. Lembro quando a Apple no iOS 10 parou um pouco com as novidades foi aparar as arestas e corrigir os erros, talvez seja hora dos times com poder de decisão olharem com atenção algumas questões como as sugeridas acima.