NuBlocked

Olá Nu, venho sugerir uma opção para valores recebidos de créditos na conta através do TEF, boleto ou PIx. Seria uma notificação para aceitar ou não uma transferência em andamento para minha conta. E também uma opção de adicionar um pagador como “confiável” onde não haverá necessidade de autorizar a entrada do valor enviado para minha conta. Creio que seria uma boa ferramenta para evitar que dinheiro dos golpistas entra-se na conta. Assim não haveria movimento de dinheiro suspeito na conta. Ao recusar a entrada do valor, automaticamente será feita a devolução para a conta pagadora restringindo a movimentação apenas a conta de que enviou o valor. Criar botão Ativado/Desativado para a função seria perfeito :wink:

7 curtidas

Não entendi. Mas por que um fraudador enviaria dinheiro para você sem ganhar nada com isso?

6 curtidas

Já houve situações sim, para lavar dinheiro eles fazem de tudo. Proposta simples, da mesma forma que valores só saem da minha conta se eu autorizar, da mesma forma só entra com autorização minha.

Acho que o que o @Robson_Jose_Modesto quis dizer é por exemplo:

Eu vendo um carro para alguém que não conheço direito e ele me transfere o valor aí alguns dias depois vem uma notificação de bloqueio de conta porque o valor era de origem duvidosa.

Deve ser algo do tipo, mas aí a função também não adiantaria porque não tem como a pessoa recebedora saber que o dinheiro é de origem suspeita.

Complicado isso. Acredito que não daria certo.

5 curtidas

Concordo Pedrodvargas, td novo é complicado rsrsrs. Mas seria útil para situações que não haja má fé por parte de quem recebe, usufruindo do valor acreditando ser de origem lícita, e depois se ver com conta bloqueada e processo pra responder. Evitaria tudo esse transtorno ao cancelar o crédito antes que esse entre na conta. Não teria que dar satisfação nenhuma para ninguém. Isso se aplicaria bem para Contas Pessoa Física pois PJ sempre tende a ter várias transações diárias sendo mais complicado controlar. É isso, um botão para Ativar/Desativar a função.

2 curtidas

Interessante, porem, há um receio como relação a viabilidade disso que você chama de "pagador confiável ", pois no fundo, não impediria movimento de dinheiro suspeito. Tipo a pessoa pode ser ou parecer confiável para mim ou para você, mas não tem como a gente ou banco saber se a origem daquele dinheiro que está entrando na sua conta tem realmente origem lícita. Não que esse seja o caso, mas um exemplo bem simples, seria de um golpista ou traficante que precisa lavar dinheiro e poderia ser marcado como “confiável”, isso seria tudo que o meliante precisa: Uma local perfeito para lavar dinheiro sujo.

4 curtidas

Eu tenho um exemplo. Sabe esse pessoal que promete dinheiro em troca de você realizar tarefas?

Normalmente você paga uma grana miúda pra começar e em pouco tempo os golpistas te devolvem um valor maior, para ganhar sua confiança e te motivar a pagar mais nas próximas tarefas.

O golpe vem depois que você topa depositar um valor maior e para de receber, então, os primeiros pagamentos miúdos virão da conta do malandro, podendo comprometer a honra da sua.

4 curtidas

Esse é um otimo exemplo.

1 curtida

" De acordo com o processo, em 15 de dezembro de 2021, um fraudador contratou empréstimo consignado em nome do autor junto ao Banco ****** S/A, ocasião em que foi depositado em sua conta bancária o valor de R$ xx.xxx,59. Posteriormente, o golpista fez contato com o autor e o convenceu de depositar o valor em conta desconhecida, sob o pretexto de que se trata de devolução dos valores para cancelamento do contrato de empréstimo."

Segue mais um exemplo. Texto acima no site do TJDFT JUS BR.

Acho que você deseja que o Nubank indique pagadores confiáveis. Creio que seria mais ou menos com uma lista negra de CPFs golpistas, e quem não estivesse nela seria automaticamente tido como confiável, suponho que o Banco Central e os bancos tenham algo desse tipo.

É uma ideia interessante e houvesse uma lista do tipo, como a que já existe para pessoas inadimplentes, e que ela também pudesse ser consultada pelo lojista. Mas deveria ser de pessoas comprovadamente investigadas e condenadas, pois a maior parte dos golpistas usam CPFs de terceiros, e isso dificulta muito criar um cadastro do tipo.

2 curtidas

Seria interessante porém não impossível, mas muito complexo e difícil de ser legalmente aprovada a divulgação de uma lista assim. Na verdade, minha sugestão é mais simples. Eu sendo o correntista é que terei autonomia para decidir se a origem do valor é conhecida e confiável, não havendo a necessidade de expor o pagador pois como vc mesmo disse, muitos usam CPF de pessoas idôneas para aplicar Golpes. Então, caberia a mim essa decisão de aceitar ou não valores em minha conta. Publiquei como exemplo, um texto retirado de um site, mas o NuCommunity passou a publicação para analise antes de postar :sob:. Aguardando aqui eles publicar pois é bem interessante a situação. Vlw Edson.

2 curtidas

Eu acho mais prático reportar direto para o banco a situação e eles resolverem internamente a situação, não é algo rotineiro da gente receber com tanta frequência valores de desconhecidos.

4 curtidas

Eu apoio, eu usaria. Nunca passei por bloqueio mas compreendo o problema, ainda mais se for empresa.

Com essa última explicação ficou mais fácil imaginar a ideia em prática.

Possíveis 2 novos problemas que teríamos:

  1. Adaptar o sistema em todos os bancos, para lidarem com essa espera de aprovação pra receber a grana.

  2. Recusar o recebimento por engano e depois ter que correr atrás pra receber :laughing:.

2 curtidas

Fala aí… vou deixar meus 2 centavos de contribuição!

Da forma como você colocou acho um pouco difícil pois bloquear o recebimento, acho que teria que ser algo a nível de bacen com todos os bancos envolvidos.

Mas seguindo a sua ideia, algo que seria muito mais simples de fazer, seria ao receber um valor considerável (venda de carro por exemplo). Você entaria no app e cadastrava o emitente do valor ( a pessoa ou empresa que iria te pagar), ou ao menos inserir alguns dados. Creio que essa auto gestão seria melhor que entrar no chat, esperar atendimento, explicar tudo e avisar do recebimento.
Valores grandes não são tão recorrentes na maior parte dos clientes PF. Então fazer esse aviso com antecedência seria uma boa.

1 curtida

Bom. :+1:

1 curtida