NuCoin - Papo Aberto (parte 1)

@Cabrina,

Ficou demais esse gráfico! :clap:

Mas precisamos conversar sobre volume… Acho que a gente ainda consegue aprimorar isso daí.

Você pegou os dados de número de transações do API, né? Acredito que ali vai ter qualquer movimentação de Nucoins entre carteiras como você mesma respondeu para @Gu_1. Além de incluir transações que não são compra e venda, também não dá a ideia do tamanho da transação, que é tipicamente o que entra quando a gente fala em volume.

Mas graças ao fee cobrado pelo pool de liquidez nas operações de compra e venda, que é de 0,3% do ativo que entra no pool, a gente consegue estimar o volume negociado (em R$) em cada dia fazendo a seguinte conta:

volume_estimado_dia = (brlBalance_dia - (brlBalance_dia_anterior * ncnBalance_dia_anterior / ncnBalance_dia)) / 0,003

Aqui está o meu gráfico de fees recolhidos pelo pool (que eu vinha postando no tópico do “grande degelo”, que agora está trancado). O gráfico faz basicamente a conta acima, mas sem a divisão por 0,003 (estima o fee cobrado e não o volume negociado). Estava fazendo isso para observar o comportamento do volume com “o grande degelo”. Parece-me que ainda estamos em patamares acima dos típicos, mas já arrefeceu bastante; só não sei o quanto de efeito carnaval ainda tem ali, mas pelo jeito não tem, visto que o pico deste período foi justamente durante o carnaval.

16 curtidas