NuCoin - Papo Aberto (parte 2)

Quero utilizar também @cezarmotta. :rofl::rofl::rofl:

Qual o arquivo Jason você vai usar? Coloca aqui o link dele. Se puder, é claro. :slightly_smiling_face:

10 curtidas

O que é de Cezar, fica com Cezar. :smiling_face:

7 curtidas

Pessoal, nesse vídeo aqui explica como instalar o JSON no Google sheets, foi o que eu usei.

Indicado pelo @Mauricio_Martiniano

7 curtidas

Esses são os arquivos, utilizei o Price History, passados pelo @FernandoLacerda

6 curtidas

Vão adiantando a instalação que vou subir a planilha mais tarde…

Abs.

6 curtidas

Manda filhão… :heart_eyes:

6 curtidas

Galera, segue o link da planilha…

Para utilizar, vocês precisam fazer uma cópia para vocês e implementar a função Import JSON como explicado no post acima, ok?

Aguardo comentários do que acharam…

Abs.

13 curtidas

Ficou legal, @cezarmotta :clap:

Duas perguntinhas:

  1. Visto que o JSON do Explorer só tem os últimos 30 dias, você colocou (ou pretende colocar) algum tipo de memória na planilha para guardar os dados de JSONs passados?
  2. No cálculo do bônus consumido, a referência é o último valor do Nucoin na data anterior à data de recebimento dos Nucoins. Notei que você propôs os seus cáculos usando o preço médio (Avg) e que na coluna “R$ ganhos” você considerou a data do recebimento do bônus em vez da data anterior. Você chegou a considerar usar a conta Brlbalance/NCNbalance para obter o último preço instantâneo de determinado dia? Ainda vai dar uma diferençazinha, pois nas datas passadas o dado é de um horário próximo das 21:00 (o explorer avança as datas no fuso-horário UTC+0), mas seria a cotação instantânea mais próxima à de referência.

Mas ficou bem legal, e dado que o cálculo vai ser, necessariamente, aproximado, já é bem útil da forma que está. Valeu por compartilhar!

10 curtidas

ficou muito boa a planilha, eu faço um controle muito parecido com esse,
pensando em fazer a copia da sua e integrar na minha rs

6 curtidas

Que bom Everton, a intenção é ajudar a todos.

Como o cálculo leva em consideração o valor da Nucoins um dia antes como orienta o programa, quando existem grandes oscilações do valor no mês, essa planilha deixa o cálculo muito mais preciso.

Ao menos pra mim, deu uma boa a diferença da forma que fazia antes na outra planilha.

Abs

8 curtidas

Oi Fernando, tudo bem?

Respondendo, pergunta 1:

Pois então, não sei fazer esse efeito memória no Google sheets, se alguém souber e ajudar aqui poderia ajudar que implemento.

No entanto, por enquanto, sugiro que todos os níveis 6 e 7 que queiram utilizar a planilha atualizem seus dados até dia 29, 30 ou 31 e façam a compra dos Nucoins restantes.

Pergunta 2, vou dar uma olhada nesse arquivo, mas não achei em lugar algum a opção do valor de fechamento como orientam as regras.

Pois é, vai dar uma diferença pequena sim, principalmente, nos meses que houverem uma oscilação maior no preço.

Para mim, a diferença foi de + ou - 700 MCN
Valeu pela força, você colaborou direta e indiretamente para esse resultado desde o início.

Abs.

7 curtidas

Também não sei não, eu sei fazer no excel. Mas fiquei curioso e vou até pesquisar. Se eu descobrir eu volto aqui pra contar.

Sim, esse valor não aparece lá diretamente. Mas a gente tem a situação do pool de liquidez (Brlbalance e Ncnbalance), e o valor que aparece lá no JSON é o último valor do pool antes da atualização das 21:00 do Explorer em cada dia. Dividindo Brlbalance por Ncnbalance a gente tem a cotação instantânea para essa última atualização de cada dia. Se for razoável assumir que entre 21:00 e 0:00 o preço do NCN sofre pouca variação, pode ser que seja um dado mais preciso do que usar o Avg.

:fist_right: :fist_left:

8 curtidas

Entendi, vou estudar essa opção aqui.

7 curtidas

com a colaboração de vcs @cezarmotta e @FernandoLacerda tenho certeza que vai ser uma baita planilha hein,
e claro quem mais conseguir colaborar, eu acho que no momento não consigo contribuir com nada rs.

7 curtidas

Bom dia! @cezarmotta

Obrigado pela planilha, ficou bem didática e fácil de manusear.

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

8 curtidas

Olha, no Gemini questões de excel para o planilha do google ele é bem acertivo.

Várias vezes eu não lembrava da fórmula, por não usar muito e ele me ajudou bastante.

Vale a tentativa. Tbm é a unica IA que ajuda em questão de fórmula, programação…

4 curtidas

Alguém sabe fazer o lance da memória no Excel?

1 curtida

No Excel, eu puxo os dados do json usando o recurso de consultas e conexões.

Para guardar dados antigos, eu crio duas consultas. Uma delas é a consulta propriamente dita que só pega os dados do json, com as informações dos últimos 30 dias. A outra delas sendo a mescla da primeira com os dados da planilha (que vai incluir os dados antigos), e depois eu elimino as duplicatas.

Segue as duas consultas conforme estão na minha planilha:

Consulta price_history:

let
    Fonte = Json.Document(Web.Contents("https://explorer.nucoin.com.br/files/blockchain/price_history.json")),
    #"Convertido para Tabela" = Record.ToTable(Fonte),
    Value = #"Convertido para Tabela"{1}[Value],
    #"Convertido para Tabela1" = Record.ToTable(Value),
    #"Value Expandido" = Table.ExpandRecordColumn(#"Convertido para Tabela1", "Value", {"min", "max", "avg", "totalLiquidity","brlBalance","ncnBalance"}, {"Value.min", "Value.max", "Value.avg", "Value.totalLiquidity","Value.brlBalance","Value.ncnBalance"}),
    #"Tipo Alterado" = Table.TransformColumnTypes(#"Value Expandido",{{"Name", type date}, {"Value.min", type number}, {"Value.max", type number}, {"Value.avg", type number}, {"Value.totalLiquidity", type number}}),
    #"Colunas Renomeadas" = Table.RenameColumns(#"Tipo Alterado",{{"Name", "price.Date"}, {"Value.min", "price.min"}, {"Value.max", "price.max"}, {"Value.avg", "price.avg"}, {"Value.totalLiquidity", "price.totalLiquidity"}})
in
    #"Colunas Renomeadas"

Consulta GrandeHistorico:

let
    Fonte = Excel.CurrentWorkbook(){[Name="GrandeHistorico"]}[Content],
    #"Tipo Alterado" = Table.TransformColumnTypes(Fonte,{{"price.Date", type date}, {"price.min", type number}, {"price.max", type number}, {"price.avg", type number}, {"price.totalLiquidity", type number}, {"Value.brlBalance", type number}, {"Value.ncnBalance", type number}}),
    #"Outras Colunas Removidas" = Table.SelectColumns(#"Tipo Alterado",{"price.Date", "price.min", "price.max", "price.avg", "price.totalLiquidity", "Value.brlBalance", "Value.ncnBalance"}),
    #"Consulta apensada" = Table.Combine({price_history,#"Outras Colunas Removidas"}),
    #"Duplicatas Removidas" = Table.Distinct(#"Consulta apensada", {"price.Date"}),
    #"Linhas Classificadas" = Table.Sort(#"Duplicatas Removidas",{{"price.Date", Order.Ascending}})
in
    #"Linhas Classificadas"

Obs: para funcionar da primeira vez, é necessário que já exista uma planilha de nome GrandeHistorico no arquivo, com os dados de uma primeira consulta, ou pelo menos o cabeçalho. A dica é criar primeiro a consulta price_history. Duplicar a planilha price_history gerada e renomear para GrandeHistorico. Somente depois, criar a consulta GrandeHistorico.

10 curtidas

Kkk caraca, que complexo.

Pensei que tivesse algo como nas calculadoras antigas, aquelas teclas MR e MC kkk

Praticamente, tem que “trapacear” pra funcionar…

Valeu a dica, como para o meu uso é só o mês vigente, prefiro deixar como está mesmo, estou lotado de coisas para estudar ainda mais algo sem tanto retorno…

Valeu pela orientação de qualquer forma.

Abs.

6 curtidas

Hahaha… essa foi boa. :smile:

O que o @FernandoLacerda fez foi desenvolver um algoritmo que poderia até ser chamado através de um botão, como você esperava. Mas entendo quando diz que é complexo. Nem sempre a implementação desse tipo de código se resolve rápido.

Boa sorte, amigo. :nerd_face: :+1:

7 curtidas