NuCoin - Papo Aberto (parte 1)

Oi Walter, blz?

1- Ao que tudo indica a NuCoin utiliza pool liquidity para formação do mercado e não o livro de ordens, que é o mecanismo “padrão” no mercado financeiro/cripto. Ocorre que não sabemos como essa pool liquidity está configurada para funcionar porque não temos acesso aos smart contracts que controlam a rede. Temos então um problema de falta transparência que compromete a confiabilidade no produto.

2- Até o momento não foi mencionado nada sobre auditoria externa ou entidade externa para “fiscalizar” a NuCoin. Mas concorda que nem seria necessário isso caso o NuBank tivesse liberado acesso ao blockchain, permitindo a quem quisesse acompanhar as transações e os smart contracts diretamente no blockchain? Essa tecnologia (blockchain) também serve para isso: garantir transparência e confiabilidade. Na minha opinião, um dos maiores erros cometidos pelo NuBank até agora foi ter lançado a negociação – a parte mais sensível e sujeita a desconfiança de toda a operação do produto – sem antes ter liberado a consulta pública ao blockchain. Da forma como está, só o NuBank sabe o que está acontecendo “embaixo do capô” e, mais do que isso, pode até manipular o mercado de negociação do token se quiser. Não estou dizendo que ele esteja fazendo isso, estou dizendo que há essa possibilidade e não poderia haver essa possibilidade, pois isso por si só já é suficiente para trazer desconfiança ao produto. Enquanto todo mundo ganha tudo é confete e serpentina, mas quando o mercado vira, a euforia se transforma em fúria e quem perde vai tentar correr atrás do prejuízo, uma das maneiras é questionando a falta de transparência e se, numa eventual investigação, acharem algum indício de manipulação nos registros ou, pior ainda, não encontrarem registros onde deveria existir, aí a casa cai para o NuBank. Não existe isso de querer usar o mercado para negociar e valorizar o token sem as contrapartidas necessárias para garantir um mercado saudável: transparência, confiabilidade, isonomia entre os agentes que atuam no mercado (compradores e vendedores), regras claras etc.

3- Exatamente! Neste momento, da maneira como está, não dá para entrar no mercado. Primeiro deve haver transparência sobre o funcionamento do produto, acesso livre ao blockchain, aos smart contracts e também outras questões. Só assim a confiabilidade no sistema é garantida e os interessados podem entrar no jogo. Logicamente os traders oportunistas, que agem sem escrúpulos, não estão nem aí para a falta de transparência e isonomia, pelo contrário, é nestas condições que eles se esbaldam porque sabem que essas falhas criam distorções no mercado que eles podem explorar para ganhar dinheiro fácil. É por isso que o mercado da NuCoin foi tomado por traders. Foi o NuBank que causou tudo isso, primeiro por não dar a atenção devida ao funcionamento do mercado e segundo por ter lançado a negociação de maneira escalonada, dando aos primeiros compradores liberdade quase ilimitada para comprar quantos tokens quisessem. As limitações só começaram a ser implementadas a partir do 3º dia de negociação, salvo engano. Não houve transparência nem isonomia. Foi daí que surgiram todos os problemas vistos nas últimas semanas.

Neste comentário feito em outro tópico eu listei uma série de perguntas que acho pertinentes e que estão sem resposta até o presente momento. Talvez você tenha outras perguntas para incluir nesta lista também.

12 curtidas