Com pedido de desculpas ou sem, o que o NuBank deveria fazer, a meu ver, é:
- Restabelecer a plataforma de negociação para todos os clientes detentores de NuCoins, ao mesmo tempo.
- Tornar público o acesso ao blockchain da NuCoin para escrutínio de qualquer um que tiver interesse.
- Tornar públicas todas as informações relevantes a respeito do produto e que sejam de interesse dos clientes, tais como e não se restringido a:
a. Data e horário a partir dos quais o blockchain começou a rodar.
b. Os smart contracts que regem o funcionamento do produto, bem como seus conteúdos, inclusive versões anteriores, se houver.
c. O número de patrocinadores já registrados no blockchain.
d. A quantidade de tokens que já foram distribuídos.
e. Do total de tokens já distribuídos, quantos estão congelados e, por extensão, quantos estão livres para serem negociados.
f. Quantos tokens estão sob a posse dos patrocinadores.
g. Como funciona a “piscina de liquidez” (pool liquidity) usada para negociar as NuCoins.
h. Se o NuBank identificou, em algum momento, indícios de:
I) formação de “baleias” (carteiras com um saldo muito elevado, que poderia lhes dar o poder de manipular o mercado).
II) possível manipulação no preço do token.
III) correlação entre as operações realizadas por carteiras consideradas como “baleias” (subitem I) e variações possivelmente anormais no preço do token.
IV) operações de venda e/ou compra massivas e coordenadas que nitidamente influenciaram na variação de preço do token, independentemente de terem sido realizadas por carteiras consideradas “baleias”.
i. Caso o NuBank tenha identificado, durante o período em que a negociação de NuCoins esteve liberada, qualquer indício que apontasse para alguma das práticas descritas nos subitens do item “h”, quais medidas foram tomadas pela instituição para evitar a continuidade das mesmas.
Fiquem a vontade para incluir outras questões que julgarem relevantes e que, a seu ver, deveriam ser esclarecidas pelo NuBank.