NuControle do seu dinheiro - Planejamento financeiro

Nu Controle

Edit 1: Acabei de perceber que o aplicativo Guia de Bolso faz quase tudo que eu listei aqui, inclusive a sincronização com a NuConta e com o cartão, então talvez não seja uma ideia tão válida como eu imaginei.

A ideia não é inovadora, existem outros aplicativos para controle financeiro, mas acho que seria interessante caso o Nubank criasse o próprio, pelo menos eu seria um usuário.

Missão: Tendo em vista que mais de 65% dos brasileiros estão endividados, o aplicativo teria o objetivo de ajudar as pessoas a controlar melhor seus gastos. Deixaríamos as pessoas Nu controle do seu dinheiro.

Boa noite rapaziada, estava aqui aproveitando meu domingo de quarentena e pensei em uma ideia que seria interessante pro Nubank. Basicamente é um aplicativo novo, caso isso seja implementado no aplicativo do banco, ele ficaria mais complexo, o que não é bom para idosos como os meus pais. O Nubank não precisa de um super app.

O aplicativo seria como muitos outros que estão aí no mercado e teria o foco de ajudar as pessoas a controlar os gastos, ou seja, cadastro de despesas, receitas e dividas. No cadastro, o usuário pode colocar categorias e tags. Exemplo: Gastei 50 reais com uma pizza no ifood. Vou cadastrar esses 50 reais no App, na categoria de alimentação e tag “ifood”.

Com essas 3 funções prontas, aí entra uma sincronização com o Nubank, cada pagamento/transferência feito usando a NuConta ou cartão, seria automaticamente importado para o NuControle(Transferências de mesma titularidade não serian necessária a importação). Antigamente, quando você clicava em uma compra no extrato do Nubank, existia um campo para você cadastrar tag, nunca entendi a utilidade dele, agora estou aqui propondo uma utilidade para aquele falecido campo.

A maior parte dos pagamentos mensais, é feito para a mesma empresa, então o Nubank teria que vincular aquela tag com aquele CNPJ, assim sempre que eu pagar a internet, o pagamento vai ser importando para o NuControle com a tag “Internet” e na categoria “Serviços”.

Além disso, precisaremos de uma tabela para facilitar a visualização dos gastos mensais. Com essas funções, temos o nosso MVP pronto.

Outras ideias de poderiam ser implementadas nesse app:

  • Sincronização com a Easynvest, dessa forma todas os investimentos e todos os dividendos seriam automaticamente importados no NuControle.
  • Ao cadastrar uma dívida, o NuControle poderia propror uma negociação da dívida, não sei muito bem como isso poderia ser feito, é mais com os matemáticos.
  • Conta conjunta no NuControle, dessa forma casais poderiam planejar melhor suas finanças.

Não sei se o NuControle seria rentável para o Nubank, mas acho que ele poderia ser uma boa forma de divulgar a marca e sem dúvidas ele não tem uma complexidade computacional muito alta, então talvez seja viável. Se for de interesse da empresa, pode me chamar que eu ajudo a codar, só preciso afiar meu clojure.

Deixem suas opiniões e sugestões abaixo.

3 curtidas

A ideia é interessante… e já há apps semelhantes no mercado (só precisam de atuaizações)

  • Olivia
  • Guia de Bolso

São alguns deles :grin: :v:

7 curtidas

Eu uso o organizze, só que a sincronização com o banco facilitaria minha vida.

1 curtida

Seja bem vindo @GabrielNexT :purple_heart:
É uma ótima ideia. Eu tenho o Guia Bolso (vlw @IsaacFerreira !) Mas nunca utilizei pra organizar minhas compras e pagamentos. Seria mais uma inovação pra Nuconta. Além da conta conjunta e da conta Kids que é tão pedida aqui…

2 curtidas

Já ouvi falar mesmo! Alias, existem muitos não é? (muito úteis)

Também nunca utilizei ele para esse fim. Apenas para sincronizar as contas e organizar as finanças. Mas são muitos recursos úteis (até pagamentos) e que considero relativamente leves o app com esses recursos (com blog bastante instrutivo incluso).

Certamente seria!

3 curtidas

Eu uso essa IA danadinha aqui:

7 curtidas

Recentemente eles disponibilizaram uma planilha para auxiliar no planejamento financeiro. Nosso querido @Alexandre_Niess também já criou um tópico sobre o assunto aqui:

4 curtidas

Com o open banking, é provável que esse desejo seja cumprido por outra empresa. Realmente, não me parece fazer muito sentido com o nubank: A ideia é muito complicada, por que demanda muito tempo seu, o usuário, só para categorizar as contas.

4 curtidas