Eu mesmo cheguei a falar muito bem do UV, fiz até um post aqui na comunidade elogiando os 200% do CDI no cashback, mostrando como era um diferencial enorme comparado a cartões como o C6 Carbon.
O detalhe é que eu tenho um cartão Visa Infinite do Bradesco, com o mesmo limite do Nubank e anuidade zero garantida, independente do valor gasto. Ou seja, eu não precisava do UV. Mas mesmo assim, eu preferia usar o Nubank, porque gostava do banco, gostava da proposta e principalmente do benefício do UV.
Agora, com o fim desse benefício, sinceramente o UV virou só mais um cartão Black do mercado (e bem longe do topo). E o que é pior: ficou até menos competitivo que alguns cartões dos próprios “bancões”, que o Nubank tanto criticava no começo.
Muitos clientes estão dizendo (e eu concordo): nos sentimos traídos. Vários de nós tínhamos cartões parecidos, sem custo, e ainda assim pagamos pra ver o Ultravioleta porque confiávamos no banco e na proposta inovadora que ele tinha. Retirar justamente os benefícios que sustentavam essa escolha é, no mínimo, um desrespeito com o cliente, ainda mais vindo de um banco que se diz focado em alta renda.
O que realmente me revolta é a falta de palavra do Nubank. Esse banco não cumpre o que promete. O que ele te promete hoje, daqui a um ano ele muda ou acaba. Foi assim com as Nucoins, está sendo assim agora com o UV. Para vocês terem uma ideia, eu tenho conta no Bradesco há mais de 15 anos, desde a época do HSBC, que foi comprado pelo Bradesco. Nunca mudaram as regras da conta, mesmo com a fusão, mesmo em 15 anos. O Nubank, em contrapartida, vive nessa palhaçada de mudar as regras constantemente. Não sei como querem atrair clientes de alta renda sendo um banco sem palavra, sem confiança.
Falta um mês para a mudança e a maioria dos clientes nem foram avisados direito. Parece que a comunicação é só mais uma desculpa para tirar vantagem e não se importar com quem confiou no banco.
Não faz mais sentido manter um cartão caro que perdeu seu diferencial. Vou migrar de vez para o meu cartão do Bradesco, que entrega praticamente os mesmos benefícios, com anuidade zero, e com a certeza de que daqui 1 ano não vai virar R$89, o que eu nunca teria com o Nubank.
No fim das contas, o Nubank perdeu a essência. O que era diferente e inovador, virou só mais uma fintech engana trouxa.