O programa de recompensas da nucoin é a chave para o sucesso

O programa de recompensas da nucoin é a chave para o sucesso do token, porém, é necessário robustecer-se através de implementações e melhorias!

Gostaria, antes de tudo, de apresentar-me.

Me chamo Andrew, sou cliente da Nubank desde 2019, e fui notificado pela Nubank de seu programa de utility token, bem como recebi 85 nucoins de presente – pelo que agradeço.

Fiz alguns aportes na moeda, e hoje sou nível 5 apenas. Em razão disso, por não estar participando do nível 6 e não estar disponível para mim a participação nos grupos de discussão e desenvolvimento, gostaria de registrar aqui as minhas sugestões de melhorias para este incrível projeto.

Pois bem. Minhas sugestões são todas em relação ao futuro da moeda, afinal, o sucesso foi tanto, que acredito ter atropelado um pouco o caminho gradual que se possa ter estipulado para o futuro.

Quais são minhas sugestões: modificações nos programas de recompensa, conforme cada nível, reajustado de acordo com médias mensais, trimestrais – ou mesmo dinamicamente, como mais adiante elucidarei –, de acordo com as cotações da nucoin.

Imagine-se o seguinte cenário: nossa estimada nucoin chegou ao importante marco de R$ 1,00. Ora, neste ponto a moeda estará ao mesmo passo que interessante para manter o nível 7, como também desinteressante. Ao passo em que o nível 7 poderá gastar R$ 2.112,00 e receber 2.112 nucoins, ele terá, também, um capital extremamente volátil avaliado em R$ 500.000,00. Valerá mesmo a pena segurar este valor – o que manteria a escassez da moeda e seu alto valor –, para receber apenas R$ 2.112,00 de volta mensalmente? Está claro que não. Muito melhor seria retirar este ativo extremamente volátil em R$ 500.000,00 e colocá-lo nas caixinhas do Nubank, afinal, este valor (não estou aqui considerando impostos em toda operação, estou apenas tentando elucidar um ponto que julgo importante), renderia R$ 5.070,28 por mês, com mínimos ou mesmo inexistentes riscos. Caso a moeda seja demasiadamente valorizada, ela se tornará atrativa para investidores externos, mas tão logo deixará de ser atrativa para os clientes Nu que apostaram no início do projeto. Quem que, tendo pago, entre R$ 8.000,00, R$ 10.000,00, vai querer manter-se no nível 7 já a com a cotação a R$ 1,00, vendo diariamente tantos altos e baixos? Muito mais racional e lógico seria colocar nas caixinhas, fora inúmeros outros investimentos menos arriscados.

Neste sentido, portanto, sugiro que a Nubank dobre a aposta e coloque um programa de recompensas reajustado de acordo com médias mensais ou trimestrais, mas, se possível e melhor ainda, de acordo com médias dinâmicas ou pelo menos diárias.

Veja, pois: enquanto que investir em CDB é um investimento de baixíssimo risco, e tem seu retorno em cerca pouquinho mais que 1%, temos que obviamente um investimento de altíssimo risco jamais poderia ter um patamar de recompensas abaixo disso. E sim, se houver demasiada valorização, certamente ficará abaixo disso. Bastando chegar apenas a R$ 1,00 e já estará muito abaixo disso.

Minha sugestão, e aqui quero deixar o mais elucidado e claro possível, é que a Nubank implemente um sistema dinâmico com uma rentabilidade/recompensa única, ou quase única, em todo o mercado. Imagine-se, pois, implementar um sistema dinâmico que se dispõe a recompensar os gastos em até 2%, 2,5% com base no valor da cotação atual e tendo como limite de cálculo 500.000 nucoins.

Por exemplo: temos a cotação neste instante X que uma nucoin se encontra avaliada em R$ 1,33 (e seus muitos outros quebradinhos, mas façamos assim a título de exemplo), então quem se mantém no nível 7 encontrar-se-á com o montante de R$ 665.000,00… Que dinheirão! Que tentador!!! Puxa vida!!! Quantas oportunidades não existem no mercado de investimentos que façam este dinheirão todo retornar em muito mais benefícios que apenas uma mixaria de R$ 2112,00 (aproximadamente 1.587,96 de nucoins em coinback, e que amanhã, ou após o jantar, em que programar-se-ía vender estas nucoins, poderiam então estar avaliadas em R$ 900,00, a título de exemplo quanto a extrema volatilidade do criptoativo).

Ora, ora… convenhamos: quem, neste cenário, seria louco de continuar mantendo congelado 500.000 de moedas? Seria descartar excelentes oportunidades para apostar num futuro incerto, digamos, nauseante dada tanta variação… Hoje tenho R$ 665.000,00, daqui para a tarde tenho R$ 700.000,00, e no anoitecer tenho R$ 480.000,00… Veja: aqui é o marco onde quem ficar, não é mais porque ama a Nu, e porque a Nu está ali do ladinho, garantindo valiosas recompensas para quem anda de mãos dadas com ela, não; se se chega neste patamar, haverá ali não mais fiéis clientes Nu, mas apostadores e conspiradores selvagens, com grande poder aquisitivo e na sanha de apenas alavancar mais e mais.

Porém, imagine-se que já no layout das nucoins encontramos lá, descrito no programa de recompensas: aquele que, no nível 7, e para tal tendo que manter 500.000 nucoins congeladas, terá como benefício receber de coinback 2,5% conforme o teto de 500.000 nucoins e calculado a partir da cotação atual, que é atualizada a cada uma hora. Pensemos novamente: eis que chegou nossa aclamada moeda a R$ 1,33, e tendo 500.000 nucoins congeladas, encontro-me com tentadores R$ 665.000,00… porém… igualmente tentador é saber que, ao olhar no layout, vejo que mantendo as nucoins congeladas, posso receber até 2,5% de volta, ou seja: posso, a esta altura, comprar R$ 16.625,00 no cartão e receber de coinback 16.625 nucoins! Assim, como, claro, ao anoitecer, vejo que a nucoin está cotada a R$ 1,05, e então tenho R$ 525.000,00, mas… ainda conto com… 2,5% de volta, de meu amadíssimo e irrenunciável nível 7, de meu banquinho favorito, então, ainda assim, ao comprar R$ 13.125,00 posso receber 13.125 nucoins de volta! Ó, satisfação! É arriscado? Sim!!! Mas, ó… sim… meu desejo incontrolável por mais e mais prefere manter o nível 7, afinal, alô!!! São 2,5% calculados dinamicamente em cima de meus 500.000 nucoins! Tanto faz se hoje posso ter R$ 300.000,00, amanhã R$ 250.000,00, afinal, depois posso ter R$ 700.000,00, e sempre ganhando de volta muito acima do CDB e de outras rendas fixas! Eu é que não descongelo…

E então, talvez tenhamos um cenário em que ainda muitos outros tenham roxinhos e façam suas compras, mas aquele que for nível 7, ao dizer-se nível 7, causará mais impacto do que aquele que diz ter igual valor mas aplicados em renda fixa ou CDB… Causará, enfim, mais impacto do que dizer ter uma Ferrari. “Eu tenho uma Ferrari, colega. – Ah é? Puxa, eu tenho o nível 7 do Nubank… – Entendi… #poker-face#”.

Isto tudo, claro, considerando o limite em porcentagem. Hoje temos a configuração de R$ 2112,00 mensais, mas, como sugiro, é possível pensar em uma configuração dinâmica. Exemplo: nucoin cotada de hora em hora, e o cliente realizou uma compra de R$ 17.500,00 no momento que a cotação dinâmica de hora em hora mostrava o nucoin a R$ 1,21, logo, dentro de sua cota mensal, ele receberá 15.125 nucoins. Mas poder-se-ía atualizar cotas em períodos mensais, trimestrais, porém, acredito que ao passo que isto poderia dar muito lucro ao Nubank e valorizar a moeda, poderia também dar enormes prejuízos considerando o fator volátil – para uma situação volátil, não se deve colocar um fator estático, mas sim dinâmico! Ao se ter cotas mensais de 2,5% de 500.000 nucoins de acordo com médias mensais ou trimestrais, o cliente não se preocuparia de quando e quanto gastar, afinal, teria um tempo e já anteveria o quanto poderia receber de nucoins. Mas, ao se ter médias dinâmicas, diárias ou de hora em hora, ele poderia, inclusive, fazer seus gastos no roxinho com base em especulações: “tal dia comprarei aquela geladeira, porque pode ser que me retorne tantas nucoinzinhas naquele momento”.

Enfim, estas minhas sugestões são feitas em vista de implementar sistematicamente meios de cativar clientes e conduzi-los para que eles mesmos façam por gerar a escassez e a valorização da moeda. E façam por brilhar os olhos daqueles que estão no concorrente, e com que queiram vir também para este mundo roxo e concentrar seus gastos nos cartões Nubank.

Após tudo isto esclarecido, sugiro também limites de recompensa de acordo com cada nível. Cada nível também poderia receber suas recompensas dinamicamente e por porcentagem. Poder-se-ía variar as porcentagens por nível, mas também poder-se-ía fixar, como no exemplo hipotético, 2,5%. Mas neste caso, para o nível 2, seriam 2,5% calculados sob o teto de 50 nucoins e conforme sua cotação; e assim respectivamente, nível 4 com 2,5% com o teto em 750 nucoins. — E isto é muito necessário, pois, ainda que ninguém tenha se dado à loucura de pensar que a nucoin poderia chegar ao nível do bitcoin, do ethereum, etc., caso chegue, seria insustentável manter-se mesmo o nível 2, e tal extrema valorização colocaria mais nucoins no bolso de meros investidores que de clientes Nubank, mas sei que não é isto que a Nubank quer, pois ela quer crescer sendo populista; então se uma nucoin chegasse a R$ 389,55, o cliente nível 2 poderia receber R$ 3,89 a cada um R$ 1,00 gasto, tão logo mal haveriam diferenças de recompensa entre nível 5, 6, 7… Mas caso ele fosse limitado a receber 2,5% mensalmente, de acordo com cotações dinâmicas que consideram o valor de hora em hora, ele teria uma cota de aproximadamente R$ 486,94 (389,55 x 50 = 19.477,50 e então a porcentagem de 2,5%) que ele poderia receber no mês, e tendo em vista que realizou uma compra de R$ 125 em momento X, já atingiu o coinback mensal permitido pois a cotação dinâmica baseada em 2,5% acusou naquele momento o limite de R$ 486,94 para quem mantivesse 50 nucoins congeladas. Sim, gastar R$ 125 e receber em nucoins o equivalente a R$ 486 soa estridente, mas também manter o nível 2 seria manter R$ 19.477,50 congelados. (E sabendo de imensa valorização, quem seria louco de abrir mão dos níveis congelados? Difícil seria, inclusive, abrir mão do que se recebeu inclusive em coinback… ah… mas quão igualmente tentador seria receber um descontão de um parceiro ao comprar um tênis, um fogão, ao abastecer no posto, em troca das nucoinzinhas que conseguimos receber utilizando o nosso roxinho…)

Ademais, poder-se-ía também dar níveis de porcentagem de acordo com cada nível: para o nível 1, 0,30%, para o nível 2, 0,45%, para o 5, 0,75%, e 2,5% para o 7, etc, etc. Mas acredito que colocar um limite fixo de 2,5% e calcular de acordo com os nucoins congelados pode ser muito mais interessante. Mas, claro: todos os números citados, principalmente as porcentagens, são a título de exemplo. O time de projeções deve avaliar os números mais acertados para tais implementações citadas.

Estas são, enfim, as minhas sugestões. De fato o sistema de recompensas estipulado pelo Nubank é genial, porém, talvez tenham sido mais modestos no planejamento para o futuro longínquo (e já parecemos tão próximos de R$ 1… e se lá chegarmos e o nível 7 estiver apto a vender suas moedas após o descongelamento, será muito mais negócio vendê-las, pois a recompensa de voltar a congelá-las se mostrará ínfima diante de muitas outras opções de investimento), talvez não esperassem tanto para o presente. Mas parece que muito em breve as nucoins deve cair no gosto da maioria, e deve se valorizar muito. E é em razão de possíveis valorizações altíssimas, que sugiro estas implementações para robustecer o programa de recompensas, pois ele será fundamental para manter a moeda valiosa, escassa, e para tornar a Nu ainda mais única em todo o mundo.

É isto, muito obrigado pela atenção de todos quantos possam ler-me!

Atenciosamente,
Andrew

:purple_heart:

8 curtidas

Nossa você levantou um ponto bem importante @Andreas-Tacitvs que ainda não tinha pensado.

Imagine só esse valor todo (no cenario da nucoins a 1,00) você com 500 mil parados la, se eles não estiverem valorizando acima da Selic acaba sendo um prejuizo enorme não compensando deixar o dinheiro la.

Uma vez que os 500mil parados na conta renderiam mais que os 2112,00 -

Pensando nisso cheguei a uma conclusão que o valor congelado renderia pelo menos o valor da selic assim como a conta, caso a moeda não valorizasse acompanhando o mercado.

Deu para entender meu ponto de vista?

2 curtidas

Rejsumindo quanto mais se tem mais se quer e eu to querendo e mais ! Kkkk mano ai no pprt falou tudo nao importa ganha dinheiro e sim nucoins ja pensou todo mes ganhando 2k de nucoins ai sim e vivencia e esse dois ca ocilando muito em reais nunca vai ser nescessario vender

2 curtidas

Sim. Faça o cálculo no simulador de investimentos da Nubank, em CDB: Simulador de investimentos em Tesouro Direto, CDB, LC, LCI e LCA | NuInvest

Se a nucoin chegar a R$ 1,00, eles precisam modificar o sistema de recompensas antes de haver descongelamentos massivos.

Veja quanto renderia R$ 500.000,00 nas caixinhas da Nubank:

Da forma como está, ao gastar R$ 2.112,00, receberia 2.112 moedas de volta… Moedas estas que no futuro poderiam valer ainda muito mais que R$ 1,00… porém… qual a lógica de manter R$ 500.000,00 em nucoins se já no presente as caixinhas dão muito mais retorno? A essa altura ninguém já está mais a fim de especular, mas sim de lucrar.

Ou se apresentará recompensas melhores ou descongelar e vender será mais interessante.

3 curtidas

Um detalhe, já falando de psicologia, que é parte essencial dos investimentos. Temos que contar com as emoções alheias para realizarmos nossas projeções econômicas…

Imaginemos que ainda que o sujeito esteja no nível 7, e a nucoin esteja avaliada em R$ 1,00, ele vai logicamente receber 2112 nucoins ainda… que na mesma data poderá estar avaliada em R$ 2112,00. Sim, certo. Então neste momento podemos adicionar o fator psicológico: o sujeito ainda poderá estar contente com este retorno, afinal, se as nucoins passarem a ser cotadas a R$ 15,33, então as 2112 nucoins já estarão valendo R$ 32.376,96 no futuro… Porém, nesta mesma cotação de R$ 15,33 para cada nucoin, se se realizar novamente uma compra de R$ 2112,00, o nível 7 então receberá desta vez apenas 137,76 nucoins… E ainda que se adicione o fator psicológico, ainda que se adicione as especulações, a cada valorização se receberia menos e menos nucoins…

Será insustentável congelar um capital tão grande, em um ativo tão volátil, para receber tão pouco de volta.