O que você faz para se proteger de golpes?

Em razão da automatização dos processos, nós, usuários de Sistemas Digitais necessitamos dedicar muito mais atenção para a segurança de nossos dados, evitando se tornar mais um número na crescente estatística de vítimas dos golpes online.
No Mundo Físico, zelar pela segurança física é uma percepção natural em qualquer pessoa e, em geral, não precisa de maiores explicações.

Já no Mundo Digital, essa percepção, por vezes se perde, vez que não havendo a presença física das partes, elementos como localização da empresa, apresentação, expressões faciais, tom de voz, postura, entre outros aspectos que permitiriam uma análise primária são inexistentes e combinado com elementos falsos (documental ou ideológico), aumentam a probabilidade de êxito no golpe.

Contudo, desde os golpes mais medíocre aos mais sofisticados, todos tem pelo menos duas características muito comuns: 1) fazer a vítima acreditar que terá algum tipo de vantagem no serviço ou produto oferecido; 2) a iminente “urgência” no aceite ou solução da ação.

Essa “vantagem” pode se apresentar na forma de um prêmio, num preço muito abaixo do Mercado, na concessão de um crédito ou desconto, na resolução de um problema (existente ou não) entre outras táticas, que envoltas em uma narrativa convincente, pode levar os menos atentos seguir instruções, muitas vezes esdrúxulas, a executar ações que, de fato, retornarão vantagem, ao golpista, obviamente.

Como se precaver e proteger de golpes?
Para a tomada de decisão verifique sempre a Origem e a Credibilidade do que é proposto.
E, também, sempre faça a Checagem da proposta/alegação.

Origem
De onde partiu a oferta do produto ou serviço? Você possui alguma relação alegada instituição de origem?
Nunca, (jamais!) forneça ou insira qualquer dado solicitado, sob o pretexto de “confirmar dados”. Tampouco entre em contato com a empresa através de algum número fornecido por quem te contatou.

Credibilidade
A proposta/alegação é crível? Faz algum sentido?

Checagem
A proposta/alegação pode ser confirmada nos Canais Oficiais da alegada instituição de origem?
Esse é o item mais importante, pois confirmará se a proposta/alegação é, ou não, real.
Ainda que a proposta/alegação seja real, opte sempre pelo contato direto partindo de você.

Sites para salvar em Favoritos de seu Navegador
(Permitem, de forma gratuita, ter um referencial acerca da veracidade sobre o alegado por quem fez contato)

qualempresameligou.com.br
Possibilita pesquisar o CNPJ da empresa que ligou para você, com base no número do telefone (celular, fixo ou 0800). Desconfie quando o CNPJ for de alguma empresa que forneça telefonia por IP.

www.reclameaqui.com.br
Difícil alguém que não conheça, mas uma boa pesquisa na suposta empresa que fez contato pode trazer informações importantes que irão embasar sua tomada de decisões.

solucoes.receita.fazenda.gov.br/Servicos/cnpjreva/cnpjreva_Solicitacao.asp
Site oficial da RFB que retorna os dados de empresas nacionais, com base no CNPJ.

www.serasa.com.br
Site oficial da SERASA/EXPERIAN, que permite verificar se há pendências bancárias em seu CPF, sem custo, mediante cadastro.
Tendo o cadastro ativo e com dados de contato atualizados, a SERASA envia por e-mail a notificação prévia de quando uma dívida será inserida no banco de dados de devedores do birô.

www.consumidorpositivo.com.br
Site oficial do SCPC, que permite verificar se há pendências comerciais (compras em lojas) em seu CPF, sem custo, mediante cadastro.

27 curtidas

Excelentes dicas! Também gosto de tempos dar uma olhadinha no Registrato emitindo alguns relatórios para acompanhar, não custa ficar de olho também, vou deixar o site aqui. :handshake:

18 curtidas

@LuizGSF muito obrigado pelas informações!

Acho isso primordial. E o RA é uma fonte que eu sempre uso.

Parabéns pelo tópico! Já favoritei. :sparkles:

16 curtidas

Eu tenho uma renca de site salvo por categoria, ao longo de 10 anos juntando. Uns até não existem mais…

E um recurso que utilizo bastante, pois no navegador (hoje) você pesquisa por palavra chave e encontra já o site salvo na barra e isso facilita bastante.

Um conselho. Adicionem a extensão adguard plus, no momento é o melhor gratuito que tem. Essa extensão elimina os pop-ups, os anuncios indesejados nas pesquisas e etc. :eyes:

18 curtidas

Perfeito, meu caro @ranielreis!

14 curtidas

Ótima postagem @LuizGSF .
Esta imagem do tópico fala muito por si.

13 curtidas

E para quem tem celular o Adguard tem App também, tanto para o iOS como Android, uso faz +6 meses e já me poupou muito tempo, como também dos sites fuçar meus dados por baixo dos panos, tá disponível na AppStore e Playstore. :point_down:

17 curtidas

Excelentes dicas meu caro @LuizGSF ; gostei muito da conceituação de cada métrica.

Essa corrente que existe aqui na Comunidade de difundir informações e orientações em relação à segurança para se proteger de golpes é realmente muito útil.

O golpe da falsa central de atendimento do Nubank, por exemplo, foi amplamente alertado por vários colegas e também pelo próprio Nubank - Veja aqui as dicas de como se proteger.

Muito obrigado pelo conteúdo!

15 curtidas

E mas a configuração pro mobile só samsung Browser e um outro lá. O para chrome e demais é apk no próprio site. E .apk tenho lá meus receios…

14 curtidas

Pra quem tiver qualquer Samsung Galaxy, consegue baixá-lo nativo na Galaxy Store, infelizmente o que tem todas as funções não está disponível na playstore por conta das polícias atuais do Google em não aprovar bloqueador de anúncio, só restando recorrer o APK no site oficial do Adguard ou na Galaxy Store. :frowning:

15 curtidas

Trust no one. Sempre verifico a veracidade nos canais oficiais. Se não tiver nada lá é golpe. Infelizmente o nicho criminoso se desenvolveu muito com a inocência de muitos usuários principalmente os mais velhos.

7 curtidas

O que você faz para se proteger de golpes?

Excelente tópico @LuizGSF.

Então …

Costumo fazer ou não fazer:

  • Não costumo atender ligações de números desconhecidos e na poucas vezes que atendo e se acho suspeito, desligo logo.
  • Não Clico em links desconhecidos que chegam no email ou no SMS ou mesmo no whatsapp.
  • Não envio dinheiro para ninguém sem as devidas confirmações.
  • Não compro em site que não consigo verificar a procedência.

Em linhas gerais é isso.

:slightly_smiling_face:

8 curtidas

Hoje Nubank postou uma dica importante no Insta que acho super válido trazer pra comunidade e lembrar algo importante. :eyes:

12 curtidas

Boas dicas @LuizGSF, obrigado por nos lembrar.

10 curtidas

Top :top::smiling_face:

3 curtidas

Ótimo conteúdo @LuizGSF !:clap: Nunca é demais adquirir mais informações sobre como se proteger de golpes.

Gratidão por compartilhar!

8 curtidas

Mais um golpe para ficar de olho e não cair nele. :eye:

Golpe dos correios

Você recebe uma mensagem contendo um link para pagar uma suposta taxa de uma encomenda que teria sido tributada. Agora veja: :point_right: O texto da mensagem inclui um número de rastreio de um pacote verdadeiro, que é aguardado por você. O link leva a uma página fraudulenta que repete o visual dos Correios e exibe seu nome completo, CPF e endereço completo.

O que fazer para evitar o golpe dos Correios?

Não clique em qualquer link que você recebeu por SMS, e-mail ou WhatsApp. Para saber se sua encomenda foi taxada, consulte sempre o site e aplicativo oficial dos Correios: basta informar o código de rastreamento na seção “Minhas Importações”.

Leia mais.

8 curtidas

Meu caro @MaxC
Muito obrigado pelo alerta e pelas informações.

5 curtidas

Recebi um SMS hoje exatamente como relatado.

5 curtidas

Muito obrigado pelo compartilhamento, @MaxC.
Com o seu alerta, vamos ficar atentos. :slightly_smiling_face::slightly_smiling_face::slightly_smiling_face:
Valeu
:love_you_gesture:

7 curtidas