Em razão da automatização dos processos, nós, usuários de Sistemas Digitais necessitamos dedicar muito mais atenção para a segurança de nossos dados, evitando se tornar mais um número na crescente estatística de vítimas dos golpes online.
No Mundo Físico, zelar pela segurança física é uma percepção natural em qualquer pessoa e, em geral, não precisa de maiores explicações.
Já no Mundo Digital, essa percepção, por vezes se perde, vez que não havendo a presença física das partes, elementos como localização da empresa, apresentação, expressões faciais, tom de voz, postura, entre outros aspectos que permitiriam uma análise primária são inexistentes e combinado com elementos falsos (documental ou ideológico), aumentam a probabilidade de êxito no golpe.
Contudo, desde os golpes mais medíocre aos mais sofisticados, todos tem pelo menos duas características muito comuns: 1) fazer a vítima acreditar que terá algum tipo de vantagem no serviço ou produto oferecido; 2) a iminente “urgência” no aceite ou solução da ação.
Essa “vantagem” pode se apresentar na forma de um prêmio, num preço muito abaixo do Mercado, na concessão de um crédito ou desconto, na resolução de um problema (existente ou não) entre outras táticas, que envoltas em uma narrativa convincente, pode levar os menos atentos seguir instruções, muitas vezes esdrúxulas, a executar ações que, de fato, retornarão vantagem, ao golpista, obviamente.
Como se precaver e proteger de golpes?
Para a tomada de decisão verifique sempre a Origem e a Credibilidade do que é proposto.
E, também, sempre faça a Checagem da proposta/alegação.
Origem
De onde partiu a oferta do produto ou serviço? Você possui alguma relação alegada instituição de origem?
Nunca, (jamais!) forneça ou insira qualquer dado solicitado, sob o pretexto de “confirmar dados”. Tampouco entre em contato com a empresa através de algum número fornecido por quem te contatou.
Credibilidade
A proposta/alegação é crível? Faz algum sentido?
Checagem
A proposta/alegação pode ser confirmada nos Canais Oficiais da alegada instituição de origem?
Esse é o item mais importante, pois confirmará se a proposta/alegação é, ou não, real.
Ainda que a proposta/alegação seja real, opte sempre pelo contato direto partindo de você.
Sites para salvar em Favoritos de seu Navegador
(Permitem, de forma gratuita, ter um referencial acerca da veracidade sobre o alegado por quem fez contato)
qualempresameligou.com.br
Possibilita pesquisar o CNPJ da empresa que ligou para você, com base no número do telefone (celular, fixo ou 0800). Desconfie quando o CNPJ for de alguma empresa que forneça telefonia por IP.
www.reclameaqui.com.br
Difícil alguém que não conheça, mas uma boa pesquisa na suposta empresa que fez contato pode trazer informações importantes que irão embasar sua tomada de decisões.
solucoes.receita.fazenda.gov.br/Servicos/cnpjreva/cnpjreva_Solicitacao.asp
Site oficial da RFB que retorna os dados de empresas nacionais, com base no CNPJ.
www.serasa.com.br
Site oficial da SERASA/EXPERIAN, que permite verificar se há pendências bancárias em seu CPF, sem custo, mediante cadastro.
Tendo o cadastro ativo e com dados de contato atualizados, a SERASA envia por e-mail a notificação prévia de quando uma dívida será inserida no banco de dados de devedores do birô.
www.consumidorpositivo.com.br
Site oficial do SCPC, que permite verificar se há pendências comerciais (compras em lojas) em seu CPF, sem custo, mediante cadastro.