Opção para desabilitar rendimento automático

@anon93536675 Fica tranquilo que compreendo totalmente quem acha isso estranho hehe

@LuckPass :joy::joy::joy:
Na verdade só não quero que minha “carteira” atual sofra modificações diariamente (por mais que seja ganhar), se for pra sofrer modificações que fique num local separado, como agora na opção “guardar dinheiro”.
E sobre “olhos vendados”, prefiro dizer que estou de olhos tão abertos que essas modificações acabam atrapalhando por ter que controlá-las.

@Michael_Cleyton Curti essa sugestão, semelhante ou igual à do @diegomoreno
Pra mim ainda não é a solução ideal mas me pareceu a melhor até agora.
Sobre transferir pra ti, se tivesse uma opção de fazer isso automático eu faria! :joy::joy:

@Tais_F sou radical/chato mesmo hahaha!

@Daniel_Santos tentei usar um tempo atrás mas não atendia minhas necessidades, prossigo usando planilha que tenho total liberdade :grin::frowning_face: Mas vou tentar novamente em breve então

2 curtidas

Eu entendo perfeitamente sua dificuldade. Passei por isso no meu bancão qdo habilitei uma opção de aplicação automática do saldo da c/c. O extrato virava uma verdadeira salada e realmente dificultava bastante o entendimento. Mas oq me fez cancelar o recurso foi mesmo o rendimento, q era ridículo: começava em 10% e só chegava a 100% do CDI após 2 anos.

Pra mim, acompanhar os rendimentos da NuConta é bem simples e talvez vc devesse avaliar se é interessante utilizá-la. Eu nem cogitaria fazê-lo se não houvesse rendimento.

5 curtidas

@fpf, confesso que eu ainda não entendi porque te atrapalha.
A planilha que eu uso, eu só atualizo os meus rendimentos uma vez por mês, tendo por base o último dia do mês anterior.
Você atualiza a sua célula de rendimentos diariamente?
Eu atualizo os gastos na planilha de acordo com a ocorrência deles e a minha receita quando recebo e os rendimentos uma vez ao mês.
Tem dado tudo certo.
Quando dá errado, é quando eu esqueço de lançar alguma despesa, fico doidinha tentando lembrar.
Enfim, de verdade, não entendi porque o rendimento diário te atrapalha.

2 curtidas

@fpf vale conferir novamente, eu também usava e era bem engessado. Fui reavaliar e para minha surpresa está bem mais flexível, inclusive com atualização do Nubenk e Banco Inter que utilizo, com isso minhas necessidades foram atendidas. Acho que vale dar uma nova avaliada lá. Abraço

1 curtida

@andrezzacastro78
Vamos lá.

Tento, mas não é sempre que consigo. Com isso as transações acumulam.

Não sei exatamente como é seu caso, mas no meu caso tenho uma linha do tempo, em que 1 centavo a mais ou a menos em algum momento pode distorcer tudo. E como vc mesma colocou:

Acontece o mesmo comigo, então pra poder rastrear a falha na linha do tempo preciso bater com a linha do tempo da NuConta, porém como ela muda diariamente e não possui o saldo final de cada transação, acaba dificultado pra achar o furo.

Sei que eu poderia simplesmente comparar todas transações, mas digamos que eu tenha 20 transações, seria muito mais fácil visualizar o saldo final delas, encontrando o furo, do que verificar uma por uma e adicionar/remover uma transação, ou pior ainda corrigir o valor incorreto.

Espero que tenha compreendido minha situação agora, qualquer coisa me avisa!

@Daniel_Santos

Irei conferir novamente sim.
Hoje uso o Inter como conta corrente :grin:

Eu também queria ter a opção de desativar o rendimento da CDI. Será que tem como marcar algum administrador da NuBank aqui?

Agora sinceramente achei muito estranho essas pessoas que contam cada centavo, para achar um “furo” no orçamento, sério mesmo. Exceto se você tiver uma grande quantia, o dinheiro que vai render na sua conta é insignificante, talvez R$ 10 - R$ 20 por mês, então o que justifica ter toda essa dor de cabeça por perder R$ 10 - R$ 20 reais? Isso não existe. Só fazendo uma análise por cima você consegue saber se há um grande furo no seu orçamento, comece por aí em vez de ficar perseguindo migalhas.

O motivo de porquê eu quero desativar esse recurso, é para evitar declarar imposto de renda, pois sou obrigado a declarar. O CDB não foi feito para ser utilizado em uma conta de pagamento, pois à cada vez que você faz saque ou deposita o dinheiro ele é movimentado, e gera impostos, perdendo até para poupança!

Por que você quer desativar o rendimento do seu dinheiro? Esse era o grande diferencial do Nubank quando foi lançado, seu dinheiro rendendo diariamente acima da poupança para que não perca valor de mercado.

Se você já é obrigada a declarar, não é desabilitar o rendimento do CDI que vai mudar isso. E no momento da declaração, basta anexar o informe de rendimentos que a Nubank te manda por e-mail.

Não vai haver recolhimento de Imposto porque o IR é descontado diretamente da aplicação, mas apenas da quantia que rendeu nunca do valor principal. E o rendimento do CDI ocorre todos os dias, enquanto a poupança apenas na data de aniversário do depósito, mesmo com os impostos não tem como um perder para o outro.

6 curtidas

Seu dinheiro só perde para a poupança se você não girar ele (girar = usar)

Para mim não vale a pena esse trabalho por um valor tão insignificante que não vai fazer nenhuma diferença na minha vida

Claro que tem! Veja a lógica do que está dizendo, que serão apenas tributados os ganhos, por isso, sempre vai render mais que a poupança. Porém a poupança rende também, e diferente do CDB, os ganhos da poupança não são tributados, e claro, com o giro, acaba rendendo menos que a poupança.

Não achei uma imagem comparando a poupança também, mas aqui tem um exemplo de como o giro impacta nos rendimento do CDB

O fato do CDB render diário vs mensal da poupança também não vejo a menor diferença A longo prazo essa diferença será insignificante.

Para mim não faz sentido, para quem gosta tudo bem, um dia quando conhecer opções melhores vai mudar seu pensamento.

Como a Poupança está rendendo mais que o CDI, se o rendimento dela é 70% da Selic (que é quase igual ao CDI) + Taxa Refencical (que atualmente é zero)?

Evidente que existem opções de investimento melhores, mas a Nuconta não se vende como uma opção de investimento visando rentabilidade. Trata-se de um produto concorrente às contas correntes de bancos tradicionais em que o seu dinheiro rende diariamente, prevenindo assim a perda do valor de mercado, visando sempre a liquidez do valor inserido ali. São duas propostas completamente distintas.

6 curtidas

Recomendo que dê uma estudada sobre isso, porque se você desconsiderar que o seu dinheiro gira na sua conta (o que é esperado de um conta bancária) você vai corrigir esses cálculos. Sem contar que é um risco enorme colocar esse dinheiro em CDB, com retorno limitado, já que o FGC é associação de bancos e não poupadores, esses protegem os interesses do primeiro. Se for para ter algum risco, que pelo menos pague de acordo.

Mas não é minha intenção pedir para desativar esse recurso para todos, e nem perderia meu tempo com isso, inclusive como deixei claro eu só queria que desse a opção de desativar esse recurso na conta para quem quiser mesmo. Acredito que a NuBank podia ser transparente e colocar essa opção para quem quiser desativar, assim todo mundo ficava feliz.

Então, a Comunidade serve justamente para isso, para trocarmos informações e conhecimento. Mas eu realmente não estou conseguindo visualizar o seu ponto, já que o foco é em liquidez como falei e os impostos incidem somente sobre o rendimento.

Considerando que a Nuconta rende 1,9 ao ano (com rendimento todos os dias) e a Poupança rende 70% desse valor apenas na data de aniversário do depósito, eu realmente não visualizo onde ela pode ser mais vantajosa/menos prejudicial.

Seguindo essa lógica, o Tesouro Direto deveria ser considerado um investimento de alto risco já que é assegurado pelo governo e esse sempre protege seus interesses primeiro :woman_shrugging:t2:

Eu gostaria mesmo era de saber a opinião do @LuckPass sobre esse assunto :ok_woman:t2:

6 curtidas

@Vittoria_Cunha, há tantos equívocos nos comentários do @Felinto que nem me dá ânimo de comentar. Você está corretíssima em seu argumentos.

@Felinto, bem-vindo à comunidade.
Não dá pra ficar discutindo conceitos básicos e assuntos que já são consenso na comunidade. Utilize a busca e leia alguns tópicos sobre o tema. A príncípio, basta saber que:

A NuConta rende mais que a poupança atual seja qual for a situação. Ponto.
A NuConta não obriga a realização da Declaração de Ajuste Anual. Ponto.
A NuConta não é um CDB. Ponto.

7 curtidas

O TD é do interesse do governo sim já que é o pagamento de contas públicas. O governo sempre pode “imprimir” dinheiro também então a chance dele dá calote é baixa e por isso eles também estão interessados em fazer o pagamento tudo em dia.
De fato, é muito melhor investir em TD do que o CDB já que o retorno é proporcional ao risco se comparado ao segundo.

Eu não sei se alguém percebeu mas o meu objetivo não é convencer ninguém deixar de usar essa opção aqui, e sim pedir para que seja adicionado o recurso que a conta não renda o CDB. O mercado pago por exemplo, quem usa sabe que tem essa opção e é algo bem simples de usar e entender. Mas eu claro, prefiro a NuBank lógico.

Por favor, não comente, como eu disse o meu objetivo não é lhe convencer ou a qualquer pessoa e deixar de usar essa opção de rendimentos.

Isso eu entendi, também não estou tentando lhe convencer do contrário, apenas debatendo a ideia amigavelmente. Mas como disse, eu realmente não consigo entender o ponto da sua argumentação :disappointed_relieved:

Essa não é minha área de formação, embora eu leia bastante sobre o assunto. Mas quando alguém chega falando com tanta convicção, por um segundo achei que eu pudesse ter me equivocado na comparação CDI x Poupança.

Só a confirmação de que meus estudos não estão sendo em vão já me serve, obrigada! :laughing:

7 curtidas

Oi Vittoria!

Na verdade o meu comentário foi destinado ao LuckPass.

Vou te explicar isso um pouco melhor, eu só queria deixar claro que meu objetivo não é te convencer ou a outra pessoa como eu disse a deixar de usar rendimentos pelo CDB. Cada um escolhe o que fazer com o seu dinheiro, tudo bem?

Tendo isso em vista como eu disse algo que muitos esquecem quando vão fazer a comparação do CDB com outros rendimentos, é de considerar o giro do patrimônio. Como eu disse se o rendimento está atrelado a sua conta bancária, é mais que esperado que você mexa nesse dinheiro toda hora.

Eu não consegui achar uma comparação da taxa CDI de 2020 vs da poupança, achei esse site aqui, mas se a informação tiver errada, por favor alguém me corrija

A poupança oferece 1,40% ao ano, enquanto o 100% do CDI oferece 1,90% a.a.

https://blog.somospi.com.br/4-investimentos-para-sair-da-poupanca-ainda-em-2020/

É claro que só olhando essa informação o CDI parece bem atraente, mas como eu disse é preciso considerar o giro de patrimônio, IR, tudo.

Sobre a tributação do CDB, vamos considerar a taxa de imposto maior, que é no caso que o seu investimento fica menos de 180 dias na conta.

www.btgpactualdigital. com/blog/investimentos/o-que-e-cdb

Neste caso, a taxa seria de 22,5%
Como você disse é tributado em cima dos ganhos, então você tem que calcular quanto é 22,5% de 1,9%, o que segundo aos meus cálculos, o rendiment real do CDI considerando o giro, fica cerca de 1,48% ao ano vs 1,40% da poupança (atualmente).

Mas a verdade é que nem precisa de continha. Eu fiz isso só para você entender mesmo, mas é só pesquisar que você vai achar vários casos de pessoas que perderam dinheiro esperando pelo FGC sem contar o risco que você ocorre mesmo se der tudo certo. Se você conseguir recuperar o dinheiro pelo FGC por algum tempo você vai ter que esperar pelo seu dinheiro, ele vai ficar no “limbo”.

Eu achei uma postagem aqui na comunidade que fala um pouquinho sobre isso
Nubank rendendo 1.9% ao ano sem riscos :wink: - Conta do Nubank - NuCommunity

Recomendo que dê uma pesquisada também em outras opções de rendimentos. O problema do CDB é que o risco é alto e o retorno é limitado. Se eu vou ter algum risco, como eu disse, que o retorno seja de acordo. Para mim é um dos piores “investimentos” que existem.

Mas resumindo, não é meu objetivo aqui afirmando mais uma vez convencer ninguém a deixar de usar os rendimentos da sua conta, mas quem tiver a oportunidade, pesquise por outras opções de investimentos que você vai encontrar outras opções bem mais atrativas e com um risco x retorno melhor.

Eu vi aqui que você é “NuMentor” Vittoria. O que isso significa? Você trabalha com a equipe do NuBank? Quem sabe pode me ajudar de alguma forma :slight_smile:

@Felinto,
Para quem já está na comunidade há algum tempo, soa como piada você sugerir para a @Vittoria_Cunha pesquisar sobre outras opções de rendimento.

Como você acaba de chegar, aconselho que leia alguns tópicos criados por ela e outros sobre o tema nos melhores tópicos na categoria Vida Financeira antes de qualquer argumentação nesse aspecto.

6 curtidas

Luck, acompanho outras comunidades também em que esse assunto CDB, RDB, TD, etc, já é muito debatido.

Não vi o perfil da Vittoria, mas também não enxerguei nenhuma piada no que eu disse de considerar outras opções de rendimento se você ainda só está no (CDB, RDB).

Se você não concorda com o que eu falei acima, peço que desconsidere, como eu disse o meu objetivo não é que você deixe de usar a NuConta ou algo parecido.

Acho que o meu erro foi pedir para dá a opção de desativar esse recurso explicando o motivo. Porém acredito que perguntariam de qualquer jeito.

Em falar nisso, coincidência ou não, uso um outro banco concorrente do NuBank que rende 210% do CDI para fazer pagamento de contas, recarga de celular, etc. Essa madrugada eles depositaram do nada R$ 5,25 na minha conta, posso afirmar que o saldo não estava lá. Provavelmente deve ter ocorrido algum “bug” com outros clientes também, é provável que depois você veja algumas notícias sobre isso.

Creio que não foi bem isso…
Você ressuscitou um tópico de quase 2 anos, com assunto já defasado e utilizou argumentos que não correspondem aos fatos.
Você pode querer desativar a função por quaisquer razões que lhe convierem, mas, objetivamente, não faz qualquer sentido.

6 curtidas

Desculpa Luck, mas a impressão que você me passa é que quer tomar conta do meu dinheiro.

O ideal seria que tivesse a opção de desativar como eu disse, assim você poderia deixar ativo, eu deixo desativado, e fica bom para todo mundo.

Não necessariamente, isso depende bastante da maneira como cada um gerencia suas finanças. Eu, por exemplo, passo até o pão no cartão de crédito, tanto para ganhar pontos no Rewards como para não mexer no dinheiro da Nuconta enquanto não passar os trinta dias de isenção do IOF. Passados os 30 dias e zerada a taxação desse imposto, pago a fatura do cartão com o valor disponível em conta.

Pago IR com isso? Sim, com certeza, mas considerando que dentro dos primeiros trinta dias esse dinheiro renderia absolutamente zero na Poupança (por ainda não ter chegado a data do depósito), ainda que sejam poucos reais de ganho, há um ganho do CDB em relação a Poupança.

Você fala da vulnerabilidade do CDB e FGC, mas se analisarmos historicamente, qual foi o único ativo confiscado pelo governo? A Poupança. Até hoje existem milhares de ações na Justiça (eu mesma já trabalhei com muitas delas) de pessoas que, quando receberam seu patrimônio de volta, o mesmo não foi devolvido com a correção devida e até hoje tentam recuperar esse valores. Considerando que tudo isso acontecem durante a execução do Plano Collor em 1990, já se vão trinta anos de prejuízo e angustia de ter seu dinheiro expropriado pelo governo.

Então particularmente (aqui também não tenho a pretensão de te convencer, apenas fomentar o debate) o nível de confiabilidade sobre as instituições financeiras privadas é maior que o Governo. Além de existirem muito mais meios de ter ser dinheiro recuperado quando se fala em empresas privadas. Se o Governo te deve, você entra na fila de pagamentos dos Precatórios e pode colocar mais 10 ou 20 anos até receber o que é devido. Isso se você ainda estiver vivo, senão a bronca fica com seus herdeiros.

O Nutalker, Nulover e o Numentor são diferentes níveis de engajamento. Na medida que você vai interagindo mais na Comunidade vai aumentando seu nível de engajamento, isso permite que você comente em mais tópicos, curta mais resposta, modifique categorias (caso alguém crie um tópico sobre Vida Financeira na categoria Outros, conseguimos alterar a classificação). Em resumo, vai aumentando o leque de ferramentas a ser usado aqui. Os funcionários do Nubank que estão na Comunidade são indicados pelo nível de Nubankers.
Fora isso, nenhuma diferenciação, somos todos usuários do mesmo serviço.

4 curtidas