Opção para desabilitar rendimento automático

Se você já é obrigado a declarar, não vai ser a Conta do Nubank que vai mudar isso.

Além do mais, são 5 minutos que você gasta no ano para inserir o rendimento da conta na declaração.

Mas é um direito seu querer “desativar” o rendimento. Essa opção ainda não existe na Conta do Nubank e creio que nunca irá existir, pois o rendimento é um dos pontos utilizado pelo marketing para atrair clientes.

A única forma de não declarar os rendimentos da conta por enquanto é cancelando-a.

6 curtidas

Vittoria, vou te dizer que eu não tinha pensado nessa possibilidade. Eu não tenho cartão de crédito da NuBank então para mim isso não é possível. É claro que cada um como eu disse deve cuidar do seu dinheiro como preferir, mas eu não sei se realmente vale essa preocupação toda somente para ganhar alguns poucos reais por mês.

E mesmo considerando que você raramente mexa nesse dinheiro na sua conta bancária, já deixa em xeque a tal de “liquidez diária”. Na minha opinião se você tem que deixar o dinheiro parado por um bom tempo para aproveitar uma rentabilidade maior, vale muito mais a pena procurar outros investimentos, inclusive investir direto no Tesouro Direto, mas além desse para mim existem outros investimentos muitos melhores. Como eu disse o problema para mim é o retorno sempre limitado e o risco alto.

Agora algo que acho bom deixar bem claro, é que as pessoas muitas vezes pensam que se o banco quebrou, o dinheiro vai ser depositado em outra conta sua no dia seguinte e vida segue. Não é assim. O FGC como eu disse é para proteger os bancos e não compradores, eles só pagam o que der para pagar que não cause pânico bancário.

Sugiro procurar por “FGC não paga CDBs do BVA vendidos via corretoras” também.

Entendo que ache apropriado citar o exemplo do confisco da poupança no governo de Collor, mas de fato, considerando o país que vivemos com inflação alta, e com sucessivas crises políticas isso é algo que o investidor sempre tem que está ciente. Algo que ás vezes me deixa triste quando esses Youtubers falam tanto desses CDB desses bancos, é porquê eles não dizem em nenhum momentos os contras. Até onde eu sei qualquer investimento tem contras e riscos associados, se não fosse por isso não existiria FIIs, Tesouro Direto, seria apenas um único tipo possível de investimento e todos escolheriam ele.

Imagine que você precise acionar o FGC e seu dinheiro fique no “limbo” por 30, 60 dias. Veja o quanto isso pode te trazer de problemas e gastos inesperados, toda a preocupação e estresse. E como eu mostrei no comentário anterior, o “ganho real” é muito próximo da poupança e já houve períodos que perdia para a poupança sim. E eu sequer considerei o IOF no cálculo. Pense ainda na “artimanha” que você disse que faz com o cartão de crédito para evitar pagar IOF.
Eu não consigo pensar um único caso concreto, mas não sei, para alguma pessoa esse rendimento à mais pode fazer diferença, se bem que eu não vejo como isso é possível considerando que os rendimentos são sempre proporcionais ao ganho investido. Logo, para ganhar muito você tem que ter muito dinheiro também.

Eu realmente lhe entendo se você considera uma opção viável, não é meu intuito lhe convencer do contrário, mas sinceramente, para mim não vale ter essa preocupação toda.

Dá pra guardar a grana em baixo do colchão também, lá ela não irá render nadinha, e a maior preocupação da pessoa será com as traças, mas nada que um pouco de naftalina não resolva.

2 curtidas

Não é bem assim. Na ocasião da interdição extrajudicial do Banco Neon/Pottencial, eu tinha investimentos em CDB lá e em menos de três meses eu recebi os valores de volta via FGC. Foram bem céleres no processo.

4 curtidas

Marcos se você ver tá dentro desse prazo que eu falei, mas saiba que é um risco que você corre de todo jeito, pelo que eu mostrei acima uma diferença insignificante considerando o giro do patrimônio, o que a maioria desses youtubers ignoram.

Eu também tive esse problema com o FGC do banco neon por volta de 2018, felizmente o valor na época que eu tinha investido no CDB lá era insiginificante. Acho que a transparência foi mais por parte do banco neon que facilitou tudo, sendo claro nas redes sociais e pelo app. A diferença, é que lá a aplicação do seu dinheiro no CDB era opcional, diferente desse que é automático pelo NuBank. Se fosse todo o dinheiro da grana investido, pode ter certeza que o estrago poderia ser bem pior e teria se espalhado esse caso muito rapidamente.

Veja o básico de CDB, RDB, etc. Renda fixa não tem como objetivo renda propriadamente dito, e sim manter o seu poder de compra. E a alternativa a um CDB, RDB não seria isso que você falou, e sim colocar em poupança, caso o objetivo fosse proteger o seu dinheiro.

Eu só queria deixar bem claro mais uma vez como já disse
O meu objetivo não é criticar essa função do NuConta, nem convencer ninguém aqui deixar de usar

Cada pessoa cuida dos seus investimentos, e assume os seus próprios riscos.

Eu só queria que fosse adicionado a opção de desabilitar os rendimentos. Tem contas digitais como o banco inter, mercado pago, etc, que já tem esse recurso, isso não é nenhum diferencial também. Sendo que por parte da “NuBank” isso é meio forçado, pois não tem como desativar. Eu queria continuar com a NuBank, inclusive pelo atendimento que é sempre muito prático quando eu preciso.

Que situação surreal. O usuário não quer um investimento (por qualquer motivo que seja, isso é irrelevante), e a fintech avisa para ele que ou ele mantém a grana aplicada ou encerra a conta.

Imagina um grande banco fazendo o mesmo!

Peculiar.

Olá @Michalzeszen, seja bem-vindo à NuCommunity!

Realmente o pedido do criador do tópico é peculiar, mas nem por isso deve ser desconsiderado. Cada um possui necessidades diferentes e que devem ser respeitadas.

Hoje, não há nenhuma forma de desabilitar os rendimentos da Conta do Nubank. Se isso for um problema para o cliente, realmente essa conta não será a melhor pedida para ele.

Entretanto, eu não vi nesse tópico nenhuma indicação de que o Nubank disse para o criador do tópico manter o dinheiro rendendo lá ou encerrar a conta. Onde você viu isso, pode nos mostrar?

11 curtidas

Certamente amigo:

Lembre-se que a orientação não precisa ser explícita. A tática de deixar uma decisão ruim na mão do cliente é um modus operandi antigo dos bancos tradicionais, tão famosos pela prática de venda casada.

Neste sentido, alguns produtos do Nubank têm tornado o mercado mais honesto, na média. Entretanto, no caso exposto, a manutenção da prática pela empresa - mesmo após a reclamação do cliente - é orientação implícita de encerrar a relação.

Mas não perca seu tempo conjecturando por aqui. Trata-se de um tópico antigo e o direcionamento do Nubank é claro neste tema, portanto não precisamos de tantos floreios. É assim, se não gostou, saia.

Só revivi o tema pois uma tia minha me pediu auxílio para cancelar as aplicações, já que ela tem uma poupancinha no limite do IRPF e não gostaria de passar a declarar imposto por alguns centavos de rendimento anual no Nubank.

Ela encerrou a conta.

Minha resposta anterior foi bloqueada, acredito que por excesso de edições. Caso pertinente, recuperem ela.

Boa noite.

O rendimento faz parte da identidade da NuConta. O produto é uma “conta remunerada”.


O @Felinto se mostrou muito preocupado com a segurança do investimento, e mencionou burocracias do FGC. A NuConta não é um “CDB” (a menos que o usuário ative a modalidade RDB). Todo o dinheiro é aplicado em títulos públicos federais e está separado do patrimônio do banco. Sequer “consome” o limite do FGC por CPF. Seu dinheiro não poderia estar mais protegido.

Sobre IR, o dinheiro render ou não na NuConta não faz diferença, como o @endydealmeida comentou.

3 curtidas

Gente :sweat_smile::sweat_smile: Eu quero é que tenha um rendimento maior isso sim!! :laughing:

1 curtida

É um desejo de todos nós :rofl:

Com o aumento da Selic ela até melhorou os rendimentos nos últimos meses, mas com a inflação vindo a galope logo atrás, acabamos trocando “seis por meia dúzia”.

Mas se a Conta subisse para rendimentos de 105 ou 110% CDI, nossa, eu iria adorar!

11 curtidas

Kut5

3 curtidas