Os 7 grandes erros do investidor brasileiro (do InvestNews)

Pessoal,

Hoje saiu esse artigo do Alexandre Versignassi no portal InvestNews (clique para acessar) que eu achei interessantíssimo e eu quis trazer a destaque aqui na NuCommunity.

Ao ler o artigo, fiquei feliz (não sei se é viés de confirmação, mas…) ao perceber que, considerando a minha jornada no mundo dos investimentos, são erros que eu já não cometo mais. Por outro lado, vejo muita gente cometendo esses erros repetidas vezes, às vezes por teimosia, mas muitas vezes por desinformação mesmo.

Vou listar aqui apenas os erros, mas eles são explicados e detalhados no artigo, vale a leitura do artigo completo.

  1. Achar que bet é investimento
  2. Começar na renda variável com cripto, em vez de ações
  3. Preferir poupança a títulos públicos
  4. Preferir renda passiva a juros compostos
  5. Gastar mais do que ganha
  6. Contar com o INSS
  7. Estar sujeito ao efeito manada

Trazendo apenas um comentário, achei interessante que o erro #4 foi ilustrado comparando o interesse dos investidores por dois ETF da Nu Asset, NDIV11 e NSDV11, sendo que um paga os rendimentos mensalmente, e o outro reinveste.

Fiquem à vontade para comentar o que acharam do artigo, se discordam de algum erro listado, ou se acham que tem algum erro importante faltando ali.

Boa leitura! :wink:

Os sete grandes erros do investidor brasileiro | InvestNews

37 curtidas

Excelente meu amigo @FernandoLacerda. Obrigado por compartilhar com a gente. :slightly_smiling_face::handshake:

12 curtidas

Não duvido que exista pessoas com a mentalidade igual o gif. :joy:

ezgif-2-9bf86cc077

16 curtidas

eu comecei com cripto e foi otimo pra mim kkkkk, me ajudou a não ter medo de quedas, e como minha estrategia é buy and hold, foi perfeito ter começado com as criptos, se bem que a melhor estrategia é não ficar olhando coração, ja que a cotação segue os lucros, melhor olhar para os lucros das empresas, se os lucros tiverem subindo, as ações tendem a subir.

5 curtidas

Esse daí é um dos principais, o erro já começa aí! Tratar algo que é puramente sorte (ou melhor, azar) e ainda correr risco de ter algum bloqueio de conta, parabéns pelo tópico que é de muita utilidade para todos. :purple_heart:

16 curtidas

Esse é certeiro.

E acabei de ver um vídeo sobre não se apegar aos investimentos. Apesar de parecer “paixão”, não é. E fato. E dados. Tem que saber o que significa, tem que saber quando mudar… Não se apegar.

No começo dos investimentos tinha a maioria dessa lista, mas uma coisa que não muda é SE IMPORTAR.

  • Eu Me importo se rende menos, e por isso procuro informações. (Conhecimento);
  • Eu Me importo quando rende muito, sobe muito, e também busco informações. (Conhecimento);

E muito fácil gostarmos das alavancas que a renda variável gera, mas poucos entendem que o equilíbrio (preço médio) ou os juros compostos (“preço exponencial”) são bons…

O certo, e começar do começo. Renda fixa, entender como funciona e ir crescendo… Mudando de perfil, colocando pouquinho em renda variável e estudando todos mês… (Isso nunca para!)

A questão é: Você quer apostar (amanhã ficar rico) ou você quer crescer com o dia a dia pro futuro?

Vou repetir quantas vezes necessário: A vida é um ciclo uma roda, todos os “cilindros” precisam estar em movimento (familia, lazer…) pra tudo funcionar

“E melhor 20% de algo, do que 100% sem nada.”

15 curtidas

Obrigado por trazer para nós este artigo @FernandoLacerda

Ótimo destaque ao ponto n. 4. Faz todo sentido mesmo!

No artigo, fiquei impressionado com esta informação:

De longe. 68% de quem investe tem dinheiro na poupança, contra 5% no Tesouro Direto

Tomara que as pessoas sigam buscando informação e educação financeira para que possamos investir mais sabiamente.

11 curtidas

Gostei dessa comparação… nunca tinha parado para pensar calculando assim

11 curtidas

Ultimamente o 1 e o 5 estão andando juntos, muita gente comprometendo a renda com essa tipo de aposta, tiram de onde não tem mais, recorrem até a agiotas p seguir apostando p ganhar mixarias ou nada.:confused:

13 curtidas

Eu li hoje esse artigo. Super foda e recomendo!

10 curtidas

Eu invisto no NDIV11 e no NSDV11.

Então, eu prefiro o que distribui dividendos do que o que reinveste, não pelos juros compostos, mas na minha estratégia que alocada em fundos criptos, rende bem mais no longo prazo! :shushing_face::smiling_face: (até mesmo com taxas)

7 curtidas

Sob meu ponto de vista técnico, a questão sobre o tema é de semântica.
A Educação no Brasil não estimula, salvo raríssimas exceções, a cultura da educação financeira; isso é um fato.

De igual modo, recentemente, em razão da denominada “polarização” político-social, fenômeno que popularizou o termo empirismo, surgiram experts nas mais diversas áreas, obviamente desprovidos de qualquer formação acadêmica, porém “cônscios” de seu saber, baseados em “análises”, “observações” e até mesmo “experimentos”, igualmente “empíricos”.

Dessa forma, conceitos técnicos consolidados, como Investimentos em sua acepção, receberam em modo combo, as Apostas, também consolidadas, porém de altíssimo risco, como as Bet “da vida” e, não podemos deixar de fora, as criptos, voláteis em sua essência e incógnitas em sua estrutura, que fizeram e ainda alimentam a esperança de riqueza no curto prazo de boa parte dos “investidores”.

Uma rápida pesquisa no Youtube e retornam os principais experts em Investimentos, que apesar de alegarem “amplo e grande conhecimento” sobre o Mercado de Capitais e Tipos de Investimento, curiosamente ficaram milionários, vendendo cursos ou livros sobre Investimentos…

13 curtidas

O erro aqui é “começar com renda variável em vez de renda fixa”

Se essa renda passiva vier de FIIs, FI-Infras, FI-Agros e títulos de renda fixa que pagam cupons, não acho algo necessariamente ruim.

Tenho uma cliente, tem quase 200k na poupança e não quer aplicar em nada pq acha que não vai ser vantajoso… Nada que eu falo faz mudar se ideia.

12 curtidas

Obrigado por compartilhar @FernandoLacerda!! :purple_heart:

Existe coisa melhor do que juros compostos sobre os investimentos? Acho que não!

9 curtidas

A maioria dos erros são bastante óbvios, no entando, o óbvio tornou-se algo raro e singular nos tempos atuais. :man_shrugging:

A poupança sempre foi de longe a campeã dos investimentos. No último mês o saldo ultrapassou o trilhão.

9 curtidas

Oi @FernandoLacerda, excelente tópico.

Vamos lá…

Achar que bet é investimento
Nunca joguei e confesso que tenho uma certa aversão por bet.

Começar na renda variável com cripto, em vez de ações
Comecei pela Renda Fixa e depois fui para ações e depois para cripto.

Preferir poupança a títulos públicos
Consegui escalar dessa armadilha chamada poupança em 2018.

Preferir renda passiva a juros compostos
Prefiro juros compostos.*

Gastar mais do que ganha
Jamais

Contar com o INSS
Nunca

Estar sujeito ao efeito manada
Tenho essa vulnerabilidade. Mas como tenho está consciência, luto contra. Tenho ganhado, inclusive. :sweat_smile:

8 curtidas

Muitos deixam o dinheiro na poupança por praticidade. Mas não percebem o quanto deixam de ganhar.
Alguns bancos tradicionais oferecem sorteios mensais para quem investe na poupança, como uma forma de atrair o cliente.

6 curtidas

Oi @Dieguito, eu me arrisco a dizer que até percebem, mas por desconhecimento, tem medo de investir em outras aplicações mais rentáveis.

Exatamente como falou. Uma forma de atrair, mas também de manter. Jogam com a esperança das pessoas de ganharem algum prêmio.

8 curtidas

Esse é o que eu mais me pego pensando. É certo que o INSS tem uma função social importante, mas não é algo que pode abranger a todos, é inviável e insustentável, pelo menos nos moldes atuais, não vamos considerar mundos ideais aqui para descrever a realidade atual.

Dito isso por que não as pessoas não pensam ao menos num complemento de renda lá na frente? Quem sabe ter uma aposentadoria extra? O próprio tesouro nacional tem títulos com esse foco, fora a facilidade para investir hoje, no seu app da Nubank, o que falta?

Eu fico é triste em ver que a pessoa joga na mega-sena, tigrinho e outros afins, mas não guarda 100 reais para o futuro dela…

7 curtidas

Olha esses números, @Leo.R3.

oito em cada dez brasileiros não estão se preparando para a aposentadoria?

Quase dois, em cada cinco, ou seja, 39% dos trabalhadores no Brasil têm o hábito de economizar para a aposentadoria, esse é um dado positivo, mas não muito animador, e os 61% viverão somente da renda de sua aposentadoria proveniente do INSS.

Quem puder, dê uma olhadinha no artigo abaixo:

5 curtidas