Na imensa maioria dos bancos, cartões Mastercard Black e similares são disponibilizados principalmente por renda e investimentos. A maioria usa só isso. Alguns utilizam também relacionamento do cliente com o banco através de compra de serviços. O Nubank não divulga por ser mais complexo do que isso ou por outro motivo relacionado à mistica de ter o UV.
Você que tem ou conhece pessoas que tem; como você acha que é feita a escolha?
não tenho UV e para compensar ter um cartão black de qualquer instituição o cashback deve dar o retorno da anuidade, para isso deve ter um gasto de no mínimo 5k mensal em média.
dependendo da renda familiar não compensa, porém as opções de ter uma soma de dinheiro investido na instituição (como o Nubank faz) de isentar a anuidade já é uma opção muito agradável.
Até o presente momento e como não há critérios oficialmente definidos, aos olhos de quem está de fora e vê a coisa acontecer, faz a escolha parecer que o processo é feito de forma aleatória.
Eu ja li diversos relatos e não consegui idealizar um perfil para pessoas que receberam o convite.
Há pessoas sem renda comprovada e gastos inferiores a 2 mil reais no cartão e há outros com mais de 50 mil em investimentos e gastos superiores a 5 mil.
Me parece que o Nubank quer que todos tenham esperança de ter o UV independente de renda, relacionamento ou gasto no cartão. Para isso eles fazem o critério parecer aleatório, quase um sorteio. Já vi pessoas que receberam no 1o mês e pessoas que estão ha anos e nao recebeu ainda.
E não é que pode ser aleatório mesmo? Já vimos serem adotados critérios não pautados por padrões de mercado, como selecionar membros ativos da comunidade para determinadas funcionalidades.
Vejam que agora existe o cartão nubank normal, o ultravioleta, e o ultravioleta “plus” (para os selecionados que podem solicitar a NuTag e dispor de uma área específica no app).
Como é (era) um produto novo, a liberação do UV foi gradual e com base em critérios que podem muito bem ter sido aleatórios dentre o pool de clientes com determinada renda ou gastos mensais. Certo é que o critério não foi apenas objetivo, pois com base no corte objetivo foi feita uma redução aleatória (do tipo vamos liberar para 10% desses, ou 11,5% ou qualquer outro percentual aleatório e subjetivo de escolha do banco)
Banco não é instituição de caridade. Banco quer lucro. Cliente com muito dinheiro é disputado por bancos por isso. Nubank ignorar esse tipo de cliente não é nada “criativo” e “inovador”. É só falta de critério técnico que afasto o lucro (lucro dos investidores, como eu, também).