Pesquisa de uso das NuCoins

Espero que no futuro isso seja possível

1 curtida

Essa possibilidade não foi descartada, mas pelo que vi num podcast (clique aqui para assistir) isso ainda vai demorar bastante, uma vez que, ainda se tem muita coisa para se desenvolver, enquanto programa de recompensas.

4 curtidas

Eu aqui tentando adivinhar o que se passa na cabeça do time Nucoin ao considerar essas possibilidades. Para onde será que pretendem mandar os NCN usados nessas trocas? Para o pool de liquidez? Ou para a carteira de queima? Acho que as duas possibilidades podem provocar, uma da outra, efeitos diametralmente opostos. Ou existe ainda uma terceira possibilidade? :thinking:

9 curtidas

Vai saber ! :man_shrugging:t3:

2 curtidas

IMAGINO eu que vão para o pool de liquidez, pois, cada transação automaticamente já envia para lá uma % em NCN por ter interação com a blockchain, logo, a execução do Smart Contract**.

O que garante a troca financeira R$ por NCN no uso de produtos ou compras na Nushopping, ai seria uma engenharia fenomenal. Pois, depende de uma gestão financeira pela “equipe do Tesouro Nucoin” em receber R$ das empresas parceiras (da Nushopping) por X usuários comprarem produtos em Nucoin e na troca receberem do Nu em Nucoin ou Reais…

Acho que seria isso… E é fascinante, quanto mais penso, mais dúvidas tenho!! haha

5 curtidas

Achei muito interessante, principalmente a parte que pode trocar pelo cashback que fica rendendo.

3 curtidas

Que efeitos poderiam ser estes, @FernandoLacerda?

3 curtidas

@mladeira,

Vou ver se consigo transmitir aqui pelo menos um pouquinho do que se passa na minha cabeça. De modo bem geral, imagino o seguinte:

Apenas para contexto, existem, hoje, cerca de:

  • 2,1 bilhões de nucoins congelados
  • 2,6 bilhões de nucoins livres nas carteiras dos usuários
  • 583 milhões de nucoins e R$ 39,75 milhões no pool de liquidez

Se os benefícios listados forem de alguma forma sedutores (eu só não consigo pensar quem, em sã consciência, trocaria R$ 350 em Nucoins por R$ 175 em pontos Livelo), mas vamos supor que todos eles sejam sedutores, isto será um incentivo para que os nucoins livres nas carteiras dos usuários sejam consumidos na aquisição destes benefícios. Além disso, para quem não tem nucoins livres, mas queira gozar dos benefícios bonificados, isto pode incentivar a compra do token.

Na hipótese de que os nucoins usados nesses benefícios vão para a carteira de queima, isto vai provocar a valorização do token. O consumo dos nucoins livres, apesar de aumentar a escassez, não vai mexer no preço diretamente, pois não vai interferir no pool. Mas o movimento de compra vai tirar nucoins do pool e injetar reais, e isto vai fazer subir o preço do Nucoin.

Já na hipótese de que os nucoins usados nesses benefícios vão para o pool de liquidez, isto vai provocar a desvalorização do token. Parte dos nucoins livres que hoje são cerca de 5 vezes a quantidade de nucoins no pool vão migrar para o pool de liquidez e fazer o preço despencar. O movimento de compra não vai ter muito efeito no preço, pois se no ato da compra fazem o preço subir, no ato da troca pelo benefício farão o preço cair novamente.

Nesta segunda hipótese, também me passa pela cabeça a dúvida de: no ato da troca pelo benefício, quantos R$ vão sair do pool de liquidez? Será a quantidade de R$ equivalente aos NCN? Ou será o valor dado no benefício?

Explicando melhor:

  • no caso da troca de R$ 350 em NCN por R$ 175 em pontos livelo. Sairão R$ 350 do pool? Ou sairão R$ 175?
  • no caso da troca de R$ 350 em NCN por R$ 350 em cashback ultravioleta, aqui não existiria a dúvida, pois são equivalentes.
  • no caso da troca de R$ 350 em NCN por R$ 525 em crédito no Shopping do Nubank: sairão R$ 350 do pool? Ou sairão R$ 525?!!

Me parece meio absurdo que saia algo diferente do real valor dos NCN, me parece que o correto seria saírem R$ 350 em todos os casos, mas não deixei de pensar na possibilidade.

Além de todas essas questões, também está me passando pela cabeça qual será o tratamento fiscal dado a essas trocas. Serão consideradas vendas? Serão consideradas doações? Serão consideradas dação em pagamento?

E, no caso da troca por cashback UV, qual será o tratamento dado ao cashback recebido? O cashback recebido em uma compra já é reconhecido como isento. Mas será que no caso exposto não passa a qualificar esse “cashback” como investimento?

Enfim, são as coisas passando pela minha cabeça relacionadas a essas situações que estão sendo sondadas na pesquisa. Esses pensamentos todos já me vieram de imediato, mas não não vejo ganho em gastar mais fosfato tentando desenvolver mais as ideias diante de tanta incerteza. Agora é esperar termos algo mais concreto, se é que alguma dessas possibilidades vai virar realidade, para voltar a gastar o fosfato com isso novamente.

8 curtidas

Caramba, @FernandoLacerda, que explicação heim. Abriu minha mente aqui. Muito obrigado.

4 curtidas

@FernandoLacerda obrigado pela explanação. Você tem uma leitura de cenário muito interessante. Será o nosso primeiro embaixador das Nucoins! :slightly_smiling_face:

6 curtidas

Ao meu ver, não haveria interação direta com a pool de liquidez, tampouco uma queima.

Imagino que funcionaria como uma transferência de uma carteira privada para outra carteira privada, como se fosse um pix de NCN. E em momento algum teria reais envolvidos na transação. O benefício é trocado por NCN e os tokens sairiam da carteira de quem adquiriu o benefício e iria para a carteira de quem concedeu o benefício.

Usando a livelo de exemplo, é como se as NCN fossem enviadas para a livelo em troca de pontos creditados na conta e a livelo faz o que quiser com as nucoins.

O que poderia acontecer seria ela pegar essas nucoins e vender, aí nesse caso iria interagir com a pool de liquidez, mas aí não teria nenhuma relação com a transação anterior. Reparem que NCN não foram nem criados e nem destruídos, sendo indiferente para a pool se quem vendeu foi a pessoa ou se foi a livelo.

Acredito que para os 200% de cdi funcionaria com o mesmo raciocínio, exceto que as NCN ficariam com o próprio Nubank. A estratégia que ele adotará depois não depende da transação. Ele poderia vender (improvável), queimar ou, o mais provável, usar essas NCN de coinback sem precisar criar novas.

Fato é que hoje a única forma de gastar NCN é vendendo para o pool de liquidez, e de certa forma é por isso que pensamos na interação com ele. Mas no cenário ideal (e acredito que seja esse o objetivo do Nubank), a ideia é ter onde gastar NCN de modo que o benefício seja mais vantajoso que simplesmente trocar NCN por reais.

Obs: essa é apenas minha interpretação (que pode inclusive estar incorreta) de como funcionaria. No fundo, não passa de um palpite :crazy_face:.

6 curtidas

Não quero e nem vou trocar/vender meus NuCoins tão cedo.

3 curtidas

Achei super interessante seu tópico sobre o futuro da nucoin e as especulações baseadas na pesquisa que você recebeu. Parece que o Nubank está realmente pensando em formas criativas de usar a nucoin, e essas possibilidades de troca que você mencionou são muito empolgantes.

Trocar nucoins por cashback rendendo 200% do CDI do Ultra Violeta ou por pontos Livelo soa como algo incrível e pode realmente valorizar a moeda. Também gostei da ideia de usar nucoins para obter descontos no NuShopping.

2 curtidas

@LMHBon Achei sua análise bastante perspicaz. Realmente, a ideia de transferir NCN entre carteiras privadas sem envolver diretamente a pool de liquidez faz todo sentido e reflete bem a dinâmica de um sistema de pontos como o da Livelo.

Gostei especialmente da comparação com o Pix, que ajuda a ilustrar como essa transação poderia funcionar sem a necessidade de criação ou queima de tokens, apenas movimentando-os de uma carteira para outra.

Quanto aos 200% do CDI, concordo que o Nubank pode optar por várias estratégias com as NCNs, e a mais provável é realmente utilizar os tokens de coinback, maximizando assim os benefícios sem criar novos. :muscle:t5: :muscle:t5:

7 curtidas

Estou nem vibe também @Andre_S, mas gostei demais da ideia do @LMHBon. Muito interessante. Poderia dá um UP no preço da NCN. Valorizar.

3 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 7 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.