Planejamento para Viagens ✈

Se você, assim como eu, não aguenta mais ficar trancado em casa, já não suporta as cores das suas paredes e tem vontade de largar tudo e sair pelo mundo afora, saiba que não está sozinho nessa! :hugs:

A pandemia impôs uma série de restrições em nome da saúde e segurança coletiva, suspendendo viagens, festas, shows e tantos outros eventos que faziam parte da nossa rotina. Passados mais de 18 meses de isolamento social, vemos, aos poucos, o mundo retornar à normalidade. Devemos ter cautela e seguir tendo cuidado, mas isso não nos impede de planejar aquela fuga da realidade, aquele momento de descanso e autocuidado. Seja sozinho ou acompanhado de amigos e família. Contem pra mim: vocês têm planos de fazer alguma viagem nos próximos meses?

  • Tenho planos de viajar nos próximos seis meses.
  • Tenho planos de viajar nos próximos doze meses.
  • Não tenho planos de viajar tão cedo.

0 votantes

Para que esses momentos de descanso e lazer possam ser aproveitados ao máximo, ter um bom planejamento pode evitar uma série de problemas e imprevistos que podem estragar o clima da sua viagem. Pensando nisso, preparei uma lista com os principais pontos a serem levantados nessa fase preparatória.

  1. Documentação :page_facing_up:: depois de tanto tempo guardado no armário, é importante checar se seu passaporte continuará válido pelo período necessário, uma vez que alguns países pedem ao menos 06 meses de validade no documento -mesmo que você retorne antes disso. Se precisar emitir um novo e o país de destino exige visto, não se esqueça de levar os dois documentos para apresentar na imigração. Para viagens locais ou para países integrantes do Mercosul, um documento oficial com foto, como RG ou CNH, é suficiente para o embarque. Crianças também precisam portar seus respectivos documentos, que também pode ser a certidão de nascimento original ou autenticada.

  2. Vacinas :syringe:: mesmo antes da pandemia da COVID-19, alguns destinos nacionais e internacionais solicitam alguma vacina específica, como da Febre Amarela, por exemplo, cuja imunização deve ser comprovada em mais de cem países e que a dose precisa ser tomada, no mínimo, dez dias antes da viagem. Verifique as restrições do seu destino e tenha em mãos os comprovantes exigidos para evitar transtornos. O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) é emitido pela Anvisa, enquanto que o Passaporte de Vacina pode ser acessado via aplicativo ou site do Conecte SUS, ambos disponíveis de forma gratuita.

  3. Hospedagem :house:: a menos que você tenha uma casa em seu destino, familiares ou amigos que te recebam, será necessário reservar um local para repousar e guardar seus pertences. Diante do cenário de incertezas, dê preferências a reservas com cancelamento gratuito e/ou com pagamento na acomodação, evitando imprevistos e cobranças divergentes na fatura do seu cartão. Alguns sites como Booking, Decolar e Hotéis.com são excelentes para fazer pesquisa de preços e ainda é possível filtrar acomodações de acordo com preço, distância de atrações e comodidades de sua preferência.

  4. Deslocamento :small_airplane:: seja de moto, carro, ônibus, avião ou barco, existem custos envolvidos no deslocamento e é preciso colocar na ponta do lápis cada um deles. Se a viagem é por meio terrestre, se programar quanto ao valor da gasolina/álcool é de extrema importância, bem como verificar o seguro, estado dos pneus e demais equipamentos de segurança. Ônibus e avião podem ser grandes aliados, pois realizando uma parte do trajeto em um meio e seguindo rumo ao destino final por outro, pode resultar em uma economia significativa, especialmente em datas comemorativas, como Natal e Ano Novo.

  5. Seguro de Viagem :receipt:: para evitar que acidentes ou doenças te peguem desprevenido, é necessário um seguro que te supra, pelo menos as necessidades básicas e mais urgentes. Alguns planos de saúde são aceitos em todo o território nacional e ainda permitem o uso em outros países, mediante habilitação prévia. Consulte o seu para saber a quais benefícios você tem direito. Algumas companhias ou empresas turísticas também oferecem esse serviço, embora você não esteja obrigado a contratar tudo num local só (fuja das compras casadas!).

  6. Câmbio :moneybag:: quando vamos outro país, é importante considerar a moeda utilizada e as variações de câmbio ao longo do tempo. Não temos como prever quando a cotação irá subir ou cair, então uma forma de garantir a melhor conversão é acompanhar os valores em diferentes casas de câmbio e ir comprando aos poucos. Leve sempre um pouco além do que você planeja gastar, evitando ter de recorrer ao cartão de crédito e seu IOF (que sofreu aumento em sua alíquota recentemente).

  7. Bagagem :luggage:: pode ser bem difícil estimar quantas roupas levar com dias de antecedência, mas esse é um passo importante da sua preparação, já que o excesso de bagagem e as malas despachadas podem impactar no valor final das suas passagens. Opte sempre por roupas básicas e versáteis, que possam ser combinadas de formas diferentes e usadas em mais de uma ocasião. Sapatos confortáveis e com amortecimento são uma boa pedida Assim, a caminhada não machuca seus pés ou joelhos. Para locais de clima frio, dê preferência a roupas térmicas que não ocupam muito espaço e que dispensam muitas camadas de proteção. Não esqueça de preparar um kit com remédios de uso frequente, analgésicos, probióticos ou curativos.

  8. Cálculo de Gastos :memo:: agora que você estimou os valores que precisará para custear sua documentação, vacinação, hospedagem, deslocamento e câmbio, é hora de estabelecer metas e ver quanto precisará juntar e por quanto tempo até atingir o montante necessário. É importante deixar esses valores separados da sua conta principal, reservados para esse objetivo específico. Colocá-los no seu porquinho virtual ou num CDB de liquidez diária vai evitar que você gaste o dinheiro e os juros compostos ainda vão dar aquela impulsionada na sua meta.

Viajar é uma das minhas grandes paixões! :purple_heart:
A vontade de sair para explorar o mundo, conhecer pessoas e culturas diferentes, experimentar comidas novas e a incrível sensação de retornar para casa com uma bagagem incrível de experiências é algo que me fascina! Essa foi a minha forma de compartilhar um pouco dessa experiência de viagens e ajudar aqueles que pretendem fazer parte do time dos exploradores haha~

Agora contem pra mim: vocês também curtem viajar? Qual o destino mais incrível que vocês já conheceram? Qual um destino imperdível que existe no seu estado? E qual vai ser sua próxima aventura?

LINKS ÚTEIS PARA VIAJANTES:
Viagens pós-quarentena: dicas e destinos para recomeçar
Viagens Internacionais e Situação das Restrições quanto a COVID

38 curtidas

Viajar é a melhor coisa que existe, minha próxima é para SP!

Não só a aventura de conhecer novos lugares como voltar a ver os familiares e amigos.

18 curtidas

Maravilhosa @Vittoria_Cunha :rose::rose:

Estou planejando uma viagem e esse tópico caiu dos céus. :fist_right::fist_left:

Gosto de planejar td antes , pra qdo chegar o dia do passeio, só pensar em aproveitar,de preferência, já com td pago! :+1::+1:

Pretendo conhecer Liverpool e depois o que aparecer é lucro! :rofl::joy::rofl:

Só de quase ir pra China (isso pq eu ia a trabalho) eu ja fiquei doido de feliz,curti cada momento da preparação.
Acho que o planejamento faz parte da diversão da viagem.

Como minha filha diz :

A estrada faz parte do passeio!

:metal::metal::metal::metal:

19 curtidas

Arrasou no tópico @Vittoria_Cunha!
Eu vou viajar semana que vem :star_struck:
Tem várias dicas importantes que não sabia!

Compartilhem com seus amigos e familiares viu gente

18 curtidas

Uao @Vittoria_Cunha Shofiball de tópico!
:clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap:

Viajá é bom dimai Junio!
E o planejamento é parte essencial da viagem principalmente se for a lazer, afinal ninguém quer se estresar nos momentos de curtir a vida né? :wink:

14 curtidas

Aí sim heim @Vittoria_Cunha, tu gosta de viajar mesmo. Como diz vc " É uma rata de avião e viagem ". Kkkkkkk Amo viajar também.

Amei as dicas, obg. Ainda mais q estou indo dar um pulinho ali. :hugs::hugs::hugs:

13 curtidas

Parabéns @Vittoria_Cunha , relatório completo

14 curtidas

Próximos alvos já estão definidos no mapa! :flying_saucer:
O objetivo é encher o aparador de souvenirs até precisar de outro! :sweat_smile:

15 curtidas

Sim, não tem coisa melhor realmente! Vai viajar para São Paulo capital ou para alguma cidade do interior?

Ahh que coisa boa ouvir isso, amigo! Você está se planejando para ir para Londres? Nossa, me deu vontade agora, posso ir escondidinha na sua mala, no meio dos casacos? Prometo que eu não faço bagunça! :face_with_hand_over_mouth: :joy:

Sua filha tem toda razão, a gente precisar curtir toda a caminhada, e não só a linha de chegada. Eu já me sinto no lugar quando pesquiso os passeios, os pontos turísticos e as hospedagens, é como começar a viajar antes mesmo de sair de casa!

Vai viajar para onde, Alê? Vai ser uma aventura de bike, de carro, ônibus ou avião?

Eu não sei o resto do pessoal, mas eu me empolgo só de pensar no destino, me divirto mesmo com o planejamento, não é nada penoso ou maçante para mim! E a ideia é essa, levar tudo com leveza já que esse é um ponto importante para o início de qualquer aventura :grinning_face_with_smiling_eyes:

Eu sou rata de avião mesmo, sempre que tenho a oportunidade estou embarcando para algum lugar. Para você ter ideia, só esse ano (que já está se encaminhando para o final) tenho pelo menos mais três viagens programadas: uma internacional para Portugal em Novembro :portugal: e mais duas viagens nacionais, uma para Florianópolis/SC e outra para Goiânia/GO, ambas em Dezembro :partying_face:!

Não creio, compartilha com a gente os destinos, quem sabe alguém que já conheça não brota aqui com uma dica de ouro! E eu nunca me canso de olhar para esse seu mapa, acho lindo demais. Tenho um mapa mundi também em frente ao meu escritório aqui em casa, a gente precisa daquela dose de motivação extra em alguns dias, não é mesmo? :stuck_out_tongue_winking_eye:

19 curtidas

Canadá ano que vem, Escandinávia, Península Ibérica e Europa Mediterrânea nos seguintes.
Só pra começar a brincadeira! :rocket:

16 curtidas

Temos essa paixão em comum @Vittoria_Cunha! :purple_heart:

Em 2022 eu irei a Europa pq tive uma viagem cancelada em 2020 por conta do Covid e alguns estornos foram em forma de vouchers, que expiram no ano que vem.

Ótimo tópico!

16 curtidas

Retado, vcs são top. Eu nunca sair do Brasil kkkkkkk E também tenho medo de ir de avião pelo oceano :hot_face::hot_face::hot_face::hot_face::hot_face::hot_face::hot_face::hot_face:

9 curtidas

Pra iniciar, eu recomendo um roteiro via Foz do Iguaçu.
Lá você acessa facilmente Paraguai, Argentina e Uruguai e já tem um gostinho do que é conhecer outras culturas.
Quanto a medo de avião, creio que não tem muito o que fazer, a não ser enfrentar.

10 curtidas

Canadá e Europa Mediterrânea são dois destino que tenho muita vontade de conhecer! Planos para o futuro, com certeza. E não deixa de compartilhar aqui na Comunidade alguma foto só pra gente sentir o gostinho dessas experiências :wink:

Te entendo perfeitamente, essa minha viagem próximo mês à Portugal era justamente uma viagem programada para 2020 que não aconteceu. Estava já de malas prontas para conhecer Amsterdã e Bruxelas no auge da primavera, mas a pandemia mudou os planos e ficou com esse voucher na manga. Agora, com retirada das restrições e a vacinação bastante avançada nas terras portuguesas, vou retornar a esse destino e conhecer mais algumas cidades que ainda não tive a oportunidade de explorar.

Mas e se eu te disser que alguns destinos internacionais podem sair bem mais baratos que destinos nacionais, você acredita? O Brasil é muito grande e infelizmente carece um pouco de estrutura para turistas, especialmente no quesito segurança e mobilidade urbana.

Mas eu comecei exatamente como @LuckPass disse, primeiro indo a Foz do Iguaçu e colocando um pezinho no Paraguai e na Argentina. Depois indo conhecer Buenos Aires e colocando um pezinho no Uruguai. De pouco em pouco a gente aumenta as passadas e vai encarando destinos mais distantes e diferentes.
Minha mãe também tem muito medo de avião, passa a viagem com o olho grudado no mapa, esperando a hora que vai sobrevoar terra firme. Mas olha, nada que um calmante ou relaxante muscular não resolva, quando menos esperar você já chegou. Quando o piloto diz “portas em automático”, normalmente eu já estou dormindo :joy:

Com medo ou sem medo, a vida acontece. Então, sendo assim, a gente finge que tem coragem e vai do mesmo jeito! :facepunch:t2:

13 curtidas

Que intimidade é essa?
Brincadeira, vou pra Ubatuba! :beach_umbrella:

De carro! :red_car:

13 curtidas

SmartSelect_20210715-152235_WhatsApp

Depois toma um processo e vai reclamar da Drª Vittória :smirk::smirk::smirk:

:metal::metal::metal::metal:

10 curtidas

Valeu @LuckPass, gostei da ideia. Tu tb deve ser um cara muito viajado neh?

6 curtidas

Valeu Vi, obg pelo incentivo. Já viajei de avião algumas vz aqui no Brasil mesmo, mas viagem internacional tenho q perder o medo mesmo, se n vai em lugar nenhum. :hugs::hugs::hugs::hugs::hugs::hugs:

Só uma dúvida aqui. Como q faz se chegar em um lugar internacional se n sabemos falar nada no idioma deles? Como vcs fazem?

7 curtidas

Que coincidência! Eu também iria pra Bruxelas e Amsterdam no verão de 2020. Iria também para Paris e Londres.

Só que em 2022 eu devo tirar Londres do planejamento por questões financeiras. :joy:

8 curtidas

Não tanto quanto gostaria, mas estou evoluindo! :slightly_smiling_face:

Eu estudei Inglês até o nível intermediário, então, não tenho muita dificuldade.
Em cidades turísticas dá pra se virar até com um Inglês mais básico, pois elas são preparadas para receber visitantes de todo o mundo.
Há cursos de idiomas específicos para turismo que são mais curtos e mais baratos que um regular.
No mais, as agências de turismo costumam oferecer pacotes com guia falando Português durante todo o roteiro pra quem não quer se aventurar no idioma local.

9 curtidas