Se você, assim como eu, não aguenta mais ficar trancado em casa, já não suporta as cores das suas paredes e tem vontade de largar tudo e sair pelo mundo afora, saiba que não está sozinho nessa!
A pandemia impôs uma série de restrições em nome da saúde e segurança coletiva, suspendendo viagens, festas, shows e tantos outros eventos que faziam parte da nossa rotina. Passados mais de 18 meses de isolamento social, vemos, aos poucos, o mundo retornar à normalidade. Devemos ter cautela e seguir tendo cuidado, mas isso não nos impede de planejar aquela fuga da realidade, aquele momento de descanso e autocuidado. Seja sozinho ou acompanhado de amigos e família. Contem pra mim: vocês têm planos de fazer alguma viagem nos próximos meses?
- Tenho planos de viajar nos próximos seis meses.
- Tenho planos de viajar nos próximos doze meses.
- Não tenho planos de viajar tão cedo.
0 votantes
Para que esses momentos de descanso e lazer possam ser aproveitados ao máximo, ter um bom planejamento pode evitar uma série de problemas e imprevistos que podem estragar o clima da sua viagem. Pensando nisso, preparei uma lista com os principais pontos a serem levantados nessa fase preparatória.
-
Documentação : depois de tanto tempo guardado no armário, é importante checar se seu passaporte continuará válido pelo período necessário, uma vez que alguns países pedem ao menos 06 meses de validade no documento -mesmo que você retorne antes disso. Se precisar emitir um novo e o país de destino exige visto, não se esqueça de levar os dois documentos para apresentar na imigração. Para viagens locais ou para países integrantes do Mercosul, um documento oficial com foto, como RG ou CNH, é suficiente para o embarque. Crianças também precisam portar seus respectivos documentos, que também pode ser a certidão de nascimento original ou autenticada.
-
Vacinas : mesmo antes da pandemia da COVID-19, alguns destinos nacionais e internacionais solicitam alguma vacina específica, como da Febre Amarela, por exemplo, cuja imunização deve ser comprovada em mais de cem países e que a dose precisa ser tomada, no mínimo, dez dias antes da viagem. Verifique as restrições do seu destino e tenha em mãos os comprovantes exigidos para evitar transtornos. O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) é emitido pela Anvisa, enquanto que o Passaporte de Vacina pode ser acessado via aplicativo ou site do Conecte SUS, ambos disponíveis de forma gratuita.
-
Hospedagem : a menos que você tenha uma casa em seu destino, familiares ou amigos que te recebam, será necessário reservar um local para repousar e guardar seus pertences. Diante do cenário de incertezas, dê preferências a reservas com cancelamento gratuito e/ou com pagamento na acomodação, evitando imprevistos e cobranças divergentes na fatura do seu cartão. Alguns sites como Booking, Decolar e Hotéis.com são excelentes para fazer pesquisa de preços e ainda é possível filtrar acomodações de acordo com preço, distância de atrações e comodidades de sua preferência.
-
Deslocamento : seja de moto, carro, ônibus, avião ou barco, existem custos envolvidos no deslocamento e é preciso colocar na ponta do lápis cada um deles. Se a viagem é por meio terrestre, se programar quanto ao valor da gasolina/álcool é de extrema importância, bem como verificar o seguro, estado dos pneus e demais equipamentos de segurança. Ônibus e avião podem ser grandes aliados, pois realizando uma parte do trajeto em um meio e seguindo rumo ao destino final por outro, pode resultar em uma economia significativa, especialmente em datas comemorativas, como Natal e Ano Novo.
-
Seguro de Viagem : para evitar que acidentes ou doenças te peguem desprevenido, é necessário um seguro que te supra, pelo menos as necessidades básicas e mais urgentes. Alguns planos de saúde são aceitos em todo o território nacional e ainda permitem o uso em outros países, mediante habilitação prévia. Consulte o seu para saber a quais benefícios você tem direito. Algumas companhias ou empresas turísticas também oferecem esse serviço, embora você não esteja obrigado a contratar tudo num local só (fuja das compras casadas!).
-
Câmbio : quando vamos outro país, é importante considerar a moeda utilizada e as variações de câmbio ao longo do tempo. Não temos como prever quando a cotação irá subir ou cair, então uma forma de garantir a melhor conversão é acompanhar os valores em diferentes casas de câmbio e ir comprando aos poucos. Leve sempre um pouco além do que você planeja gastar, evitando ter de recorrer ao cartão de crédito e seu IOF (que sofreu aumento em sua alíquota recentemente).
-
Bagagem : pode ser bem difícil estimar quantas roupas levar com dias de antecedência, mas esse é um passo importante da sua preparação, já que o excesso de bagagem e as malas despachadas podem impactar no valor final das suas passagens. Opte sempre por roupas básicas e versáteis, que possam ser combinadas de formas diferentes e usadas em mais de uma ocasião. Sapatos confortáveis e com amortecimento são uma boa pedida Assim, a caminhada não machuca seus pés ou joelhos. Para locais de clima frio, dê preferência a roupas térmicas que não ocupam muito espaço e que dispensam muitas camadas de proteção. Não esqueça de preparar um kit com remédios de uso frequente, analgésicos, probióticos ou curativos.
-
Cálculo de Gastos : agora que você estimou os valores que precisará para custear sua documentação, vacinação, hospedagem, deslocamento e câmbio, é hora de estabelecer metas e ver quanto precisará juntar e por quanto tempo até atingir o montante necessário. É importante deixar esses valores separados da sua conta principal, reservados para esse objetivo específico. Colocá-los no seu porquinho virtual ou num CDB de liquidez diária vai evitar que você gaste o dinheiro e os juros compostos ainda vão dar aquela impulsionada na sua meta.
Viajar é uma das minhas grandes paixões!
A vontade de sair para explorar o mundo, conhecer pessoas e culturas diferentes, experimentar comidas novas e a incrível sensação de retornar para casa com uma bagagem incrível de experiências é algo que me fascina! Essa foi a minha forma de compartilhar um pouco dessa experiência de viagens e ajudar aqueles que pretendem fazer parte do time dos exploradores haha~
Agora contem pra mim: vocês também curtem viajar? Qual o destino mais incrível que vocês já conheceram? Qual um destino imperdível que existe no seu estado? E qual vai ser sua próxima aventura?
LINKS ÚTEIS PARA VIAJANTES:
Viagens pós-quarentena: dicas e destinos para recomeçar
Viagens Internacionais e Situação das Restrições quanto a COVID