Pode até parecer, mas não é o Nubank

Olá, NuCommunity! O golpe está aí – e o Nubank está aqui para ajudar a gente a não cair nele. Já recebeu aquele SMS dizendo que uma compra foi aprovada? Uma ligação pedindo pra baixar algo? Ou uma mensagem nas redes sociais prometendo limite ou empréstimo no Nubank? Então, é Golpe! E hoje vamos comentar um pouco a respeito e aprender a identificar essas tentativas de golpes usando o nome do Nubank.

Quais são os golpes mais comuns?

Seja na internet ou até mesmo fora, os criminosos usam muito a marca do Nubank para aplicar golpes, mas quando isso acontece, é possível perceber que tem algo estranho no ar… Um olhar mais cauteloso e pode te fazer perceber os sinais de um contato falso que pode parecer o Nubank, mas com certeza não é o Nubank. E hoje vamos comentar sobre os golpes mais comuns, como detectar e denunciar:

  • Golpe da falsa central de atendimento: quando alguém te liga dizendo que sua conta está bloqueada e, para desbloquear, você precisa fazer um Pix, não é o Nubank, trata-se do golpe da falsa central de atendimento. Ou ainda, quando você recebe um link com uma superpromoção, que promete Pix na hora, também não é o Nubank, é um golpe de phishing.

  • Golpe de compra via SMS ou na rede social: recentemente vimos vários relatos de clientes falando que recebeu um SMS afirmando que a compra foi aprovada ou está em análise e precisa ligar para um número, isso também é Golpe! O Nubank não envia notificação via SMS ou outras redes sociais, somente é possível receber e de fato conferir pelo Aplicativo do Nubank.

  • Golpe do empréstimo ou aumento de limite: o Nubank não realiza empréstimos ou aumento de limite e aprovação de cartão via Whatsapp ou outras redes sociais, esses produtos só são liberados mediante a análises automáticas feitas no Aplicativo do Nubank e de nenhuma forma cobrariam um valor para liberar essas funções, então cuidado quando alguém entrar em contato com você afirmando ser o Nubank e usando o CNPJ ou dados públicos da empresa como tentativa de validar.

Como vou saber que é o Nubank?

Em algumas situações, o Nubank pode mesmo ligar ou mandar mensagem pelo Whatsapp. Caso isso aconteça, é importante que saiba diferençar um contato real de um falso. O Nubank nunca solicita que você compartilhe sua senha, token ou código de segurança em ligações ou mensagens, como também baixar app, efetuar reconhecimento facial ou até enviar Pix para desbloquear a conta, é Golpe!

Em uma ligação do Nubank, podem te pedir informações como o seu nome, os três primeiros dígitos do CPF e a data de nascimento para confirmar sua identidade. Caso o contato te pareça suspeito ou exija o seu CPF completo , por exemplo, DESLIGUE a chamada e procure pelos canais de atendimento oficiais. Você pode entrar em contato pelo chat do App, por e-mail (meajuda@nubank.com.br) e por telefone nos números 4020 0185 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 591 2117 (para demais localidades).

Como posso denunciar golpe pro Nubank?

Você pode ajudar o Nubank a coibir as tentativas de golpes usando o nome da marca de forma indevida e ao mesmo tempo fazer uma corrente do bem para evitar que mais pessoas caiam, por isso é importante denunciar e não apenas ignorar. Basta reportar no Canal de Denúncias do Nubank, uma página onde os clientes e não clientes podem reportar tentativa de golpes, fraudes, perfis falsos e outras condutas.

E lembre-se: Nas redes sociais, o nome de usuário é sempre @nubank, em todas as plataformas, sem exceção. Além de ter um símbolo de verificado na frente do nome que comprova a autenticidade. Qualquer coisa diferente disso, seja um dígito diferente como “nub4nk”, trata-se de um golpe. Vale citar que você pode também contar com o SOS Nu para te auxiliar e manter por dentro dos golpes ou fraudes.

39 curtidas

Excelente tópico, @ranielreis! Muito útil!

14 curtidas

Maravilha de tópico @ranielreis

A cada dia que passa os golpistas ficam mais espertos e nós temos que ficar mais alertas. Já vou salvar aqui para consultas futuras. Obrigado!

18 curtidas

Muito útil! :purple_heart: :handshake:

15 curtidas

Ótimo tópico @ranielreis ! :fist_right::fist_left:
Teoricamente, todos que leram seu tópico estão protegidos desses golpes e sobre outros que possam aparecer.
Agora é só usar um pouco do “desconfiometro” !

21 curtidas

Parabéns :clap::purple_heart: @ranielreis

Excelente tópico, muito útil! :clap:

17 curtidas

Esse medidor nunca falha quando olhamos com calma, a proposta pode parecer boa demais para ser verdade… :clap:t4:

15 curtidas

Muito bom, comunidade agradece :innocent:

14 curtidas

excelente postagem @ranielreis !! Tava uma crescente de postagens desse tipo aqui no grupo e você fez bem em fazer um tópico alertando o pessoal.

Pessoal precisa ler isso daqui. :purple_heart:

14 curtidas

Excelente tópico @ranielreis

17 curtidas

Excelente tópico, @ranielreis! Valeu por compartilhar essas informações valiosas. :handshake::purple_heart:

15 curtidas

Boa @ranielreis, obrigado por colocar o tema e resumir pedagogicamente :clap:t5: :clap:t5: :purple_heart: :purple_heart:

16 curtidas

Tempos atrás o Nu tinha uma funcionalidade ou site, não me lembro bem, onde se podia consutlar de modo automático se um telefone, e-mail ou qualquer outro contato pertencia ao banco. Faz tempo que não vejo ninguém falar sobre isso, até pesquisei na internet e não encontrei.

1 curtida

Ótimas dicas, temos que ficar alerta, que os golpes também vão evoluindo

17 curtidas

Concordo contigo, é necessário sempre ficar se atualizando, porque todos os dias aparece algum golpe mais elaborado que o outro e a melhor arma para combater é o conhecimento. :handshake:

11 curtidas

Muito bom @ranielreis :clap: tá salvo! :wink: :white_check_mark:

13 curtidas

Tópico muito importante @ranielreis! Vai ajudar muita gente

13 curtidas

Excelente artigo @ranielreis

10 curtidas

Show de bola @ranielreis :clap::clap::clap:

14 curtidas

Esses SMS de compra em análise aparecem direto por aqui. Sempre em rede grande e que eu já foi pelo menos uma vez. Tem que ficar com a guarda alta. Mandou bem @ranielreis!

12 curtidas