Por que o Nubank lança produtos de forma gradativa?

Tenho notado que o fato do Nubank lançar produtos e serviços de forma gradativa tem gerado insatisfação em alguns clientes… mas é uma insatisfação positiva, pois, ao que parece, ficam “ávidos” por determinados lançamentos e inovações (e eu me incluo nesse grupo).

Tomei a liberdade de fazer uma pequena pesquisa e encotrei uma explicação para essa mecânica. Já estudei um pouco níveis de maturidade de produtos (a muito tempo) e me parece que a lógica faz todo sentido:

Por que um lançamento gradativo é vantajoso?

Existem várias razões pelas quais as empresas optam por essa abordagem:

• Minimização de Riscos: Lançar um produto para um grupo menor de usuários permite identificar e corrigir falhas, bugs ou problemas de usabilidade antes que eles atinjam uma base maior de clientes. Isso evita um impacto negativo massivo na reputação da marca e no custo de recalls ou correções em larga escala.

• Coleta de Feedback e Otimização: Com um lançamento gradual, é possível obter feedback valioso de um grupo inicial de usuários. Esse feedback pode ser usado para realizar ajustes, melhorias e otimizações no produto, na comunicação ou nos processos de suporte antes do lançamento completo.

• Controle de Recursos: Um lançamento gradual permite que a empresa gerencie seus recursos de forma mais eficiente. A equipe de suporte, a capacidade de produção e a infraestrutura podem ser dimensionadas gradualmente, evitando sobrecargas e garantindo uma experiência melhor para o cliente.

• Geração de Expectativa (Hype): Um lançamento faseado pode criar um “buzz” e gerar expectativa em torno do produto. Ao limitar a disponibilidade inicial, a demanda pode aumentar, transformando os primeiros usuários em promotores da marca.

• Teste de Mercado: É uma excelente oportunidade para testar a aceitação do produto em diferentes segmentos de mercado ou regiões geográficas, entendendo melhor o público-alvo e adaptando as estratégias de marketing.

• Aprender e Adaptar: Cada fase do lançamento gradual oferece uma oportunidade de aprendizado. A empresa pode analisar o desempenho, as métricas e o comportamento do usuário para refinar suas estratégias e garantir um lançamento mais robusto nas fases seguintes.

Em síntese, o lançamento gradual é uma abordagem estratégica que foca na segurança, aprendizado e otimização, aumentando significativamente as chances de um produto ser bem-sucedido no mercado.

30 curtidas

Excelente, perfeito.

Agora temos uma explicação para o motivo de existir esse modelo gradual para uma base de clientes que recebem novas atualizações.

:white_check_mark:

16 curtidas

Geralmente as pessoas preferem ver as desvantagens de tudo, mas obviamente que que os lançamentos gradativos aportam grandes benefícios.

7 curtidas

Verdade Marcos e Edson. E no caso do Nubank, que somos mais de 100 milhões de clientes de vários segmentos, regiões etc… a situação fica ainda mais complexa.

10 curtidas

Esse tipo de abordagem eu vejo nos outros três apps de banco que uso, os lançamentos de produtos/funcionalidades são liberados gradativamente, creio que isso seja padrão nas empresas por motivos já explicados. porém não chegam nem perto da demora do Nubank, visto que tem pessoas aqui que fazem anos que esperam determinadas funcionalidades do app.

Tudo que foi dito, todo o conceito descrito acima é aceitável e sim, é aplicado por outras empresas, exceto o tempo de liberação, que é 100x mais rápido que o Nubank e chega a todos os clientes.

9 curtidas

Não consigo imaginar que o impacto dessa conduta do Nubank em termos de geração de expectativa seja significativo na maior parte do público do banco. A maioria só descobre as novidades quando elas aparecem no app. Essa liberação gradual só gera expectativa aqui na Nucommunity mesmo.

8 curtidas

Concordo, quem tem várias pessoas na família que usam o Nubank também deve gerar expectativa, porque um recebe e outros não, a não ser isso, muitos realmente nem sabem o que está pra mudar e consequentemente não ficam na expectativa.

8 curtidas

Quem não recebeu ainda a Caixinha Turbo, por exemplo, não vai concordar muito com “esses grandes benefícios”

6 curtidas

Eu penso que ser Beta, ajudaria demais nesse processo gradativo, realmente fazer com que o Beta receba esses testes, hoje em dia ser Beta do Aplicativo não garante muita coisa, e o sistema de liberação fica meio “perdido”.

7 curtidas

Quem é UV e ainda não recebeu a Caixinha Turbo 120% está tendo um custo de oportunidade, onde está o beneficio?

6 curtidas

A NuCommunity por si só é uma grande incubadora de ideas e testes.

Além dos pontos técnico citados (comuns no mercado) eu vejo que essa bolha que estamos aqui trás uma visão muito tendenciosa do “Liberar Gradualmente” porque colocando em perspectiva a grande massa de clientes na maioria das vezes não faz ideia que esses lançamentos faseados estão ocorrendo.

9 curtidas

É bem isso, no fim a grande maioria apenas não liga mesmo, até porque no dia a dia tem coisa mais importantes, já fiquei pilhado em não ter x ou y produtos, mas desencanei que reclamar só vai tá se estressando atoa… Uma empresa do porte do Nubank não vai mudar a metodologia que pra empresa funciona, no máximo reduzir o tempo de teste que de fato é longo.

É apenas tentar lidar com a frustração procurando algo de mais relevante pra fazer, porque se estressar é em vão.

9 curtidas

É o meu caso, primeiro porque o Nubank não é meu banco principal, às vezes passo dias sem abrir o.app e quando abro percebo um funcionalidade nova, outras vezes vejo na comunidade que lançaram algo e quando vou olhar no app, tá lá. Outras vezes todos aqui já tem e eu não tenho, e assim acontece. Pra mim é totalmente indiferente ter ou não, mas esse fato da demora em liberar é realmente muito fora da curva, e que muitas vezes nunca chega a mudança pra muitos usuários, nem depois de anos.

8 curtidas

É verdade, mas outro problema é que o Nubank hoje talvez não consiga dar conta da quantidade de clientes, que cresceu muito rápido.

Uma coisa é uma fila de banco pequeno com 1 milhão de clientes, outra coisa são 100 milhões de clientes.

Eu até hoje não tenho aba performance nem preço médio calculado, tinha só quando era Nuinvest. Nem nuscore. Meu Nubank está nu.

8 curtidas

São pontos importantes, @Manoel_Enio! Valeu por lembrá-los para nós! Fico imaginando a logística que é a equipe (ou as equipes) do app… deve ser tudo muito grande, muitos clientes e etc.

8 curtidas

Acho que é isso. Fazemos parte de um grupo de engajamento das iniciativas do Nubank e de fato concordo que o processo de lançamento de produtos de forma gradativa atinge mais fortemente quem esteja vivendo nesse coletivo.

7 curtidas

Sim. Imagino que além de muita gente envolvida em cada projeto deve haver também softwares de simulação de vários aspectos de cada projeto (funcionais, financeiro etc…).

6 curtidas

Eu entendi e concordo com as razões, mas demorar 2 anos pra receber um recurso como o Pix no crédito por exemplo, eu acho tempo demais.

5 curtidas

Imagino que este tipo de situação tem mais a ver com a estratégia mercadológica da Instituição de ampliação ou não ampliação dos serviços do que limitações relacionadas com o nível de maturidade do produto/serviço.

5 curtidas

Sendo bastante honesto eu entendo do ponto de vista de testes, coleta de dados e até de construção da maturidade de um produto, mas a falta de critérios e a dificuldade de visibilidade do porquê alguns usuários recebem uma nova funcionalidade ou acesso me preocupa um pouco… eu assinei para testar o Nubank+ e não tive acesso ao NuCel nem NuTag, não sei exatamente se são produtos contemplados nessa assinatura, mas me fariam muita diferença para permanecer como assinante, qual a lógica de eu assinar algo e não ter todos os produtos daquele portfólio por exemplo? Isso que precisa amadurecer na Nubank, uma coisa é liberar gradativamente, outra é criar produtos acessíveis, talvez isso que desanima muitos clientes, acho que tomamos um certo “ranço” por não poder acessar alguns produtos ou funcionalidades.

Acredito que um caminho menos caótico seria ter uma fase de testes (mais longa) com usuários qualificados e assim liberar produtos, não gradativamente, mas imediatamente dentro do leque de opções do banco, exemplo uma nova funcionalidade para quem é Nubank+, não é todo público de clientes do Nubank, apenas assinantes.

5 curtidas