Temos a Privacidade Perdida na Confirmação de Transferências. Mesmo com os Valores Ocultados ( ), no momento de escolher a fonte do recurso (de onde quero tirar o valor, com saldo), o app MOSTRA o valor total disponível no saldo.
Na minha opinião uma incoerência, uma inconsistência.
Traz falha de privacidade.
Certamente, mesmo no momento da confirmação, caso eu tenha decidido ocultar valores, os valores deveriam permanecer Ocultos.
Fico na torcida para que o Dev Sr. admita e ajuste essa bobagem.
Ver saldo na hora que vai fazer a transferência seria um erro? Se for isso que entendi não vejo como uma falha de privacidade ou bobagem, a gente precisa ver quanto tem na conta pra saber se tem disponível pra fazer a transferência, não?
Acho que ele quis dizer na tela de “Qual o Valor?” na parte de baixo (Como você quer pagar) fica mostrando as opções “Saldo Nubank atual x valor” ou “Cartão Nubank limite y valor” aí nessa tela mostra o valor total que você tem na conta e o limite disponível. Aí acaba spoilando os valores que estavam ocultados.
Obrigado pela resposta, mas provavelmente não fui claro.
Apenas para alinharmos os dialetos, Eu Sou Dev, Sou Eng. Software, e sou usuário Ultravioleta. Sei da importância da UX. Mas nesse caso se apresenta uma falta de coesão das opções.
Com a opção de Ocultar Valores, deve ocultar R$ valores em qualquer tela que exiba R$ valores. Faz sentido ?
Quem tiver um Saldo Tão volátil assim, ok… que continue com a opção Mostrar Valores, ué.
Mas Se Eu SEI que tenho saldo suficiente, e Não quero deixar à mostra o Saldo, quero que oculte também na hora que confirmar. Não quero o Saldo exibido !
Estou lhe dando experiência própria, fui constrangido por essa falha.
Precisei dizer a uma pessoa que não tinha saldo suficiente para fazer R$ 1000 na hora, e disse que faria apenas R$ 200. Pedi para a pessoa digitar o email longo e complicado dela (chave pix), e na hora da confirmação os meus Saldos apareceram e a “funcionalidade” virou minha vergonha.
Aceita uma dica?
Jamais entregue seu telefone com a conta aberta para qualquer que seja a pessoa. Sua segurança foi a 0.
Peça para ela soletrar a chave e sempre movimente a conta em locais com pouco movimento de pessoas. Não tem motivos para outra pessoa ficar olhando seu telefone.
Respeito suas considerações, mas exceto se a pessoa que você forneceu o celular seja alguém com intimidade para tanto, é como explanou o @Brutus e, tomo a liberdade de acrescentar uma outra opção: não era mais seguro a pessoa enviar a Chave dela para você, por WhatsApp ou APP de Mensagem padrão do celular?
Queridos, houve fulga do problema central nesse diálogo, e assim invalidam os argumentos.
Enquanto Desenvolvedor, quando recebo uma necessidade do Usuário, Eu me ponho na obrigação - antes de apontar seu suposto erro comportamental - de exercitar empatia e de raciocinar se faz sentido.
Se fizer sentido, agradeço o report, admito o problema no ato e elicito a melhoria na aplicação.
A funcionalidade de esconder valores, Deve esconder os valores nas telas onde se Exibe Valores. Faz sentido!
Se o feedback dos heads da comunidade for no sentido de tentar mudar o comportamento dos usuários para sustentar incoerências, vejo pouca utilidade.
Não estamos analisando meu procedimento.
Relato uma inconsistência, notável e fatídica na aplicação que me causou constrangimento e pode constranger outros Clientes.
Meu erro de segurança. Não justifica o erro de privacidade.
Se eu, enquanto Usuário, desejo que os valores fiquem escondidos, preciso que eles fiquem escondidos em todas as telas.
Vejo Sim como uma falha, um incômodo, uma insatisfação. E acredito que não seja o único.
Mas na hora de confirmar o Pix você teve que mostrar pra ela a tela do seu celular? Porque a tela que se coloca a chave Pix (no caso você entregou o aparelho para a pessoa digitar), nessa tela não aparece nenhum valor, a próxima tela tb não aparece porque é para confirmar os.dados do recebedor, só na terceira tela que.sim, aparece os saldos de conta e cartão expostos e sem opção de ocultar.
Não estou invalidando sua opinião, apenas queria entender se a outra pessoa ficou de posse do seu celular prosseguindo as telas, porque ao.meu ver ela deveria apenas colocar a chave Pix, já que você confiou a ela essa opção.
Vou colocar as imagens aqui conforme as telas na sequência no meu app, não sei se muda em outros aplicativos, o que é bem normal em se tratando de Nubank
Novamente, reitero que respeito suas considerações, contudo, você apresentou um relato de fato ocorrido com você e, usou essa premissa para sustentar, com indignação, o que considera uma “inconsistência notável e fatídica”, que, com todo respeito à suas percepções enquanto Eng. Software, ao que se mostra, afeta unicamente você.
O colega @gpaulinno, demonstrou didaticamente o passo à passo do envio do PIX e, confere com o processo normal dessa transferência.
Para que não haja nenhum mal entendido, não se trata de uma defesa ao APP NU, mas uma análise factual das etapas que, segundo seu relato, ocorreram.
Acredito que você tenha tido algum problema que tenha lhe causado algum tipo de constrangimento, mas ao que parece, a pessoa que teve a posse de seu aparelho celular, navegou além de apenas informar Chave PIX.
Este espaço é aberto a opiniões, sugestões e obviamente, críticas, não é razoável crer, que a percepção pessoal seja unânime ao demais.
No meu caso vejo como um erro no momento de resgatar um valor nas caixinhas, quando coloco para ocultar o saldo na hora do resgate o valor aparece então pra mim acho bem ruim várias vezes deixei de comprar algo na rua por ter alguém próximo, isso não acontece no aplicativo do mercado pago, se a pessoa sabe que tem o valor suficiente não tem a necessidade de vizualizar o saldo basta resgatar o valor e efetuar o pagamento
No meu ver o problema de ocultar o saldo não é na conta corrente é no momento do resgate do montante nas caixinhas que mesmo oculto fica visível todo saldo de caixinha
Até por motivo de segurança fica complicado resgatar algum valor na rua sabendo que quem tiver próximo pode ter a possibilidade de vizualizar o saldo da pessoa, se tem a opção de ocultar é pra ocultar em todas as telas sem exceções.
Comigo acontece constrangimento sem precisar entregar o celular pra ninguém, basta ocultar o saldo no aplicativo e na hora de resgatar o valor desejado nas caixinhas todo o montante fica visível mesmo com a opção ocultar ativada
Basta ter alguém do lado na hora de abri o aplicativo Nubank
Resta três opções:
1 Fala pra pessoa do seu lado sair para poder resgatar
2 Você sai do lado da pessoa pra resgatar
3 Você resgata o valor com a pessoa do seu lado mesmo sabendo da possibilidade que ela tem de vizualizar todo o montante da sua caixinha
Isso é constrangedor por erro do sistema do aplicativo Nubank, isso não acontece no aplicativo do mercado pago que tem a opção de ocultar todas as telas sem a necessidade de vizualizar o saldo para efetuar o pagamento
Meu aplicativo Nubank desde sempre foi assim, complicado fazer o resgate nas caixinhas na rua, principalmente em lugares de grande movimento.
Pra mim também nunca apareceu esse vizual no meu aplicativo, porém passo pelo problema que relatei acima de não conseguir ocultar o valor no momento do resgate das caixinhas, mesmo com a função ocultar ativado
Aproveitando esse assunto de ocultar, seria muito útil se o Nubank tivesse a opção de deixar uma caixinha com resgate imediato de fora do modo rua quanto ativado.
Você fala o saldo da conta que é o saldo separado que tem rendimentos após 30 dias parado na conta?
Se for esse saldo separado para mim não é útil por não ganhar rendimentos diário pelo fato de movimentar bastante a conta no dia a dia, essa função separado era útil quando a conta NU tinha rendimentos diário
Atualmente deixo nas caixinhas pelo rendimento diário, faço o resgate apenas no momento de efetuar algum pagamento