Protocolo de ligação não realizada

Boa tarde pessoal… recentemente ocorreu uma tentativa de golpe na minha conta /cartão mas felizmente nada aconteceu pois o golpista não acertou os dados atuais.

Para quem não sabe, o golpe funciona assim (pelo que entendi pesquisando na Internet e ouvindo o áudio da gravação):

• O golpista liga no atendimento do Nubank, se passa por você e pede para desvincular o app do seu aparelho pois vendeu o celular;
  • O atendente diz ‘tudo bem mas vamos confirmar uns dados antes’;
  • O atendente faz uma série de perguntas que, se o golpista acertar, ele desvincula o aparelho (pelo que entendi eles fazem isso pois assim vc não recebe nenhum alerta de compra no cartão, visto que vc só saberá que o app foi deslogado ao tentar acessá-lo). No meu caso, o golpista caiu nessa filtragem pois não tinha meus dados completos;
  • Me parece que, se ele conseguir passar essa triagem, ele consegue aumentar o limite do seu cartão e ao fazer uma compra, não dará tempo de vc bloquear / pedir estorno, pois não receberá notificação…

Esse é mais ou menos o resumo do golpe… eu só fiquei sabendo pois recebi um email de ‘protocolo de atendimento’ de uma ligação que não fiz. Ao entrar em contato pelo chat e ouvidora (email) me forneceram a gravação do áudio e pude ouvir o golpista tentando acertar as perguntas tendo em mãos uma lista de dados antigos meus (principalmente telefone e endereços)…

Apesar de não ter acontecido nada… me pergunto quão longe (quais tipos de operações?) o golpista conseguiria realizar… Além disso, foi um pouco frustrante ver que o atendente continuou ‘tentando ajudar o cara’ mesmo ele claramente ‘lendo’ e procurando dados em algum tipo de lista.. Tipo, dava para perceber que não se tratava do ‘dono’ dos dados…

Por outro lado, também entendo que pode ser que algum dia nós mesmo podemos precisar de um atendimento / resolver algo por telefone e, talvez, bloquear qualquer tipo de solicitação via telefone não seia a solução… talvez uma segunda camada de proteção como um código por e-mail para confirmar ao atendente?

Enfim.. Gostaria de ouvir opiniões /experiências de quem já passou por isso e se tem algo que podemos sugerir ao nubank para melhorar.. Pois afinal de contas, é prejuízo do banco caso aconteça algo pois são eles que tem que arcar com os prejuízos do cliente (perante a lei)… E é um pouco preocupante saber que se o cera ‘acertar’ os dados, ‘ele entra’ no sistema…

8 curtidas

Que bom que tudo saiu bem!

Esses dias, recebi uma ligação de um golpista se passando pelos correios.

Essa parte que achei estranho! Estou tentando ter um aumento de limite há meses e não consigo e esses golpistas conseguem! :thinking:

6 curtidas

Mas é do limite ‘dentro do limite’ que quis dizer, sabe? Digamos que ser cartão tem 10k de limite, mas vc deixa ajustado em 3k somente. E caso precise comprar algo maior, vai lá no App e ajusta a barrinha. Pelo que entendi, eles consegue fazer esse ajuste por telefone.. Entendeu?

3 curtidas

Agora entendi, João. Obrigado!

3 curtidas

Não creio que seria possível fazer isso sem usar o chip do titular da conta no aparelho novo. A não ser que o malandro mentisse que o celular foi roubado, pois aí se justificaria a troca do aparelho e chip juntamente.

Ainda assim, o GPS mostraria que você está em sua casa, fazendo os memos trajetos habituais, usando o mesmo Wi-Fi, etc… Enfim, são vários mecanismos de segurança.

Creio que a maior parte desses golpes são refutados logo de cara pelo próprio sistema do Nubank e os clientes sequer ficam sabendo.

1 curtida