Boa tarde pessoal… recentemente ocorreu uma tentativa de golpe na minha conta /cartão mas felizmente nada aconteceu pois o golpista não acertou os dados atuais.
Para quem não sabe, o golpe funciona assim (pelo que entendi pesquisando na Internet e ouvindo o áudio da gravação):
- O golpista liga no atendimento do Nubank, se passa por você e pede para desvincular o app do seu aparelho pois vendeu o celular;
- O atendente diz ‘tudo bem mas vamos confirmar uns dados antes’;
- O atendente faz uma série de perguntas que, se o golpista acertar, ele desvincula o aparelho (pelo que entendi eles fazem isso pois assim vc não recebe nenhum alerta de compra no cartão, visto que vc só saberá que o app foi deslogado ao tentar acessá-lo). No meu caso, o golpista caiu nessa filtragem pois não tinha meus dados completos;
- Me parece que, se ele conseguir passar essa triagem, ele consegue aumentar o limite do seu cartão e ao fazer uma compra, não dará tempo de vc bloquear / pedir estorno, pois não receberá notificação…
Esse é mais ou menos o resumo do golpe… eu só fiquei sabendo pois recebi um email de ‘protocolo de atendimento’ de uma ligação que não fiz. Ao entrar em contato pelo chat e ouvidora (email) me forneceram a gravação do áudio e pude ouvir o golpista tentando acertar as perguntas tendo em mãos uma lista de dados antigos meus (principalmente telefone e endereços)…
Apesar de não ter acontecido nada… me pergunto quão longe (quais tipos de operações?) o golpista conseguiria realizar… Além disso, foi um pouco frustrante ver que o atendente continuou ‘tentando ajudar o cara’ mesmo ele claramente ‘lendo’ e procurando dados em algum tipo de lista.. Tipo, dava para perceber que não se tratava do ‘dono’ dos dados…
Por outro lado, também entendo que pode ser que algum dia nós mesmo podemos precisar de um atendimento / resolver algo por telefone e, talvez, bloquear qualquer tipo de solicitação via telefone não seia a solução… talvez uma segunda camada de proteção como um código por e-mail para confirmar ao atendente?
Enfim.. Gostaria de ouvir opiniões /experiências de quem já passou por isso e se tem algo que podemos sugerir ao nubank para melhorar.. Pois afinal de contas, é prejuízo do banco caso aconteça algo pois são eles que tem que arcar com os prejuízos do cliente (perante a lei)… E é um pouco preocupante saber que se o cera ‘acertar’ os dados, ‘ele entra’ no sistema…