Qual é a história do Dia do Telefone?

Olá, comunidade! 👋

Alô, tem alguém aí? Hoje, vamos explorar um universo fascinante da tecnologia e comunicação que mudou a forma como as pessoas interagiam antigamente e até mesmo atualmente com o lançamento de tantos dispositivos. Na pauta de hoje, iremos viajar um pouco no tempo e homenagear um dia especial: o Dia do Telefone.

Áudio Tópico.

Qual a origem?

Em 10 de março de 1876, Alexander Graham Bell fez a primeira ligação telefônica bem-sucedida, transmitindo a famosa mensagem “Sr. Watson, venha aqui, eu quero vê-lo” para o seu assistente, Thomas Watson, que estava no outro lado da linha. Essa foi a primeira vez que uma mensagem de voz foi transmitida eletronicamente.

A partir desse dia, Bell e sua equipe trabalharam para aprimorar a tecnologia e torná-la amplamente disponível para o público. O telefone revolucionou a maneira como as pessoas se comunicam no mundo, permitindo a comunicação instantânea a longas distâncias e abrindo novas possibilidades para o comércio e a indústria em geral.

Qual a importância?

Celebrar a invenção do dispositivo que revolucionou a comunicação e transformou a maneira como as pessoas se comunicam ao redor de todo o mundo. A importância dessa data está em reconhecer a significância histórica do telefone e sua evolução desde a invenção, bem como a importância contínua na vida das pessoas.

Sendo assim, comemorar esse dia é uma ótima oportunidade para lembrar e homenagear os inventores, cientistas e empresários que contribuíram para o desenvolvimento dessa tecnologia, bem como para refletir sobre o papel do telefone na comunicação moderna e na construção de um mundo muito conectado e globalizado.

Evolução da telefonia.

O telefone evoluiu muito desde a sua invenção por Alexander Graham Bell em 1876, desde telefones de linha fixa, telefones sem fio, telefones celulares, smartphones, telefones com tela dobrável até telefones 5G. Imagina o que vêm no futuro! O telefone evoluiu para se tornar um recurso de comunicação essencial em nossas vidas.

Chegada no Brasil.

A primeira linha telefônica do Brasil foi instalada em 1877, no Palácio Imperial de São Cristovão localizado na Quinta da Boa Vista e era ligado às casas ministeriais. Essa linha telefônica foi trazida ao Brasil pelo imperador D. Pedro II, que visitou a Exposição Universal de Filadélfia, nos Estados Unidos, em 1876, e ficou impressionado com a invenção de Alexander Graham Bell. A partir desse momento, a tecnologia começou a se disseminar pelo país.

E você, qual telefone já teve?

Que a tecnologia trouxe uma ferramenta essencial de se comunicar é inegável, mas conta pra nós, qual época você pegou da tecnologia telefônica? E se tiver uma história, fique à vontade para contar. O que não falta são histórias sobre o universo fascinante da telefonia, que está em constante evolução. Onde será que vai parar?

34 curtidas

Já entregando a idade, eu lembro de brincar com um desses telefones de disco que tinha em casa! Eu achava o máximo! :rofl:

image

E lembrei desse vídeo de algumas crianças reagindo e tentando discar em um telefone desses! Bem legal a reação deles!

22 curtidas

Que tópico sensacional, @ranielreis! :clap:t3::clap:t3::clap:t3::purple_heart:

Adorei o ÁudioTópico mais uma vez e essa imagem com a evolução dos telefones ficou fantástica!

Se eu me lembro bem, o meu primeiro celular foi esse aí dos anos 2.000 :grimacing::eyes::selfie:

20 curtidas

Haha que nostalgia! Também brinquei bastante com um telefone desses que meus avós tinham! :blush:

16 curtidas

Eu já tive aquele tijolão

21 curtidas

Que legal esse tópico! :clap:

Ah, mas eu usei esse telefone de disco, e com ele pude desfrutar por vários anos o significado original da palavra “discar”.

Celular eu comecei a usar no final dos anos 90, quando ainda eram usados só pra telefonar, e de vez em quando pra mandar texto. Hoje em dia a gente até esquece o que é telefonar, esse conceito de telefonar já quase desapareceu.

Uma curiosidade: parte da minha atividade no meu estágio da faculdade, isto lá no comecinho dos anos 2000, era programação de um TDD (Telefone Device for Deaf, ou Aparelho Telefônico para Surdos), que é um telefone com um teclado e, para cada letra que a gente digita, ele emitia um código sonoro seguindo um padrão estabelecido, que era uma combinação de somente dois tons. No caso, a duração de cada som e a alternância entre os dois tons era o que determinava o que estava sendo escrito. Neste caso, para funcionar, quem estiver do outro lado da linha tem que ter um dispositivo similar, capaz de interpretar e emitir esses mesmos códigos sonoros. O que a gente fazia já era integrado a um telefone, mas tinha também um acessório que era só o teclado, a tela e o gerador e interpretador de sons que podia ser usado com um telefone comum.

EDIT: achei um post de blog falando dele aqui:

Pra quem tem curiosidade, segue como soaria o texto “Ola Nucommunity!”:

Hoje, a capacidade de comunicar por textos e todas as facilidades que os smartphones nos trazem já meio que deixaram essa tecnologia obsoleta. E que bom que hoje temos cada vez mais facilidades!!

17 curtidas

A nostalgia bateu na porta! Saudoso Nokia Tijolão. :brick:

22 curtidas

Que bacana, @FernandoLacerda! Muito interessante. :nerd_face::phone::keyboard:

16 curtidas

Tem até a música do Tijolão haha :stuck_out_tongue_closed_eyes::headphones:

16 curtidas

Belo tópico @ranielreis! Realmente incrível a genialidade do ser humano para criar e melhor incrivelmente um produto.

Minha mãe tinha um Nokia tijolão. kkkkkk Eu amava jogar o joguinho dos carrinhos e da cobra, saudade desse tempo, inclusive do tijolão que foi de base em 2016.

F

17 curtidas

Que curiosidade interessante, Fernando! :star_struck:

Agora a tendência é ter inteligente artificial integrada a tudo, ainda não vi uma aplicação na prática nos celulares, mas imagino que muito em breve deve chegar, igual nos computadores.

10 curtidas

Enquanto estava preparando o tópico, só me lembrei dos orelhões que tinha até uma década atrás por aqui e hoje em dia não existe mais praticamente. Por aí ainda tem? Mesmo abandonado.

12 curtidas

Muito raro, de vez em quando vejo em algum setor mais antigo da cidade, mas a maioria foi extinta.

9 curtidas

Que tópico top, muito bom mesmo, parabéns @ranielreis :purple_heart: :clap:t5: :clap:t5:

Já que é pra entregar a idade, tinha um preto deste na sala da coordenadora da minha Escola, com cadeado entre o 1 e 2. A gente discava do mesmo jeito, por exemplo se o número era 7, discávamos o 1 → 7 vezes :joy: :rofl: :joy: :rofl: :joy:

11 curtidas

:rofl: Tinha esses macetes mesmo!
Outra forma equivalente era pulsar diretamente o “gancho” do telefone a quantidade de vezes correspondente a cada número. :joy:

10 curtidas

Também, verdade :rofl: :joy: :rofl:

12 curtidas

Boa!

Eu me sentia discando em “código morse” fazendo isso! :rofl:

11 curtidas

Mais um tópico show!!! Parabéns @ranielreis :clap:

E põe evolução… esta semana vi uma reportagem sobre o telefone ser cada vez menos utilizado para fazer ligações principalmente pelos mais jovens.

7 curtidas

Eu lembro de ficar enrolando a corda do telefone no dedo enquanto ligava pra alguém na casa da minha vó. E até hoje ela se mantém bem old school, usa um celular vibes tijolão só que mais novo.

11 curtidas

Por falar nisso, faz um tempo também que não recebo uma ligação, geralmente é tudo por áudio ou texto no whatsapp, como os tempos mudaram viu (também como receber ligação se por dia é 25 chamada de telemarketing. :joy:)

7 curtidas