- Conservador - Prefere segurança, mesmo com menor retorno. Investe mais em renda fixa, tesouro, CDBs.
- Moderado - Aceita algum risco por melhores retornos. Combina renda fixa com fundos, ações ou multimercado.
- Arrojado / Agressivo - Busca alta rentabilidade, mesmo com oscilações. Investe em ações, fundos agressivos, cripto, etc.
- Não sei / Ainda estou aprendendo - Quer entender melhor antes de se posicionar.
Sou extremamente conservador, pode ser, pelo fato de não aprofundar muito no conhecimento financeiro. Estou me preparando para pagar uma empresa aqui na minha cidade para montar uma carteira de investimentos, porque, não tenho paciência e nem vontade em aprofundar no conhecimento necessário. Gosto mesmo de praticidade e objetividade na vida.
Eu diria que estou no moderado. Possuo uma carteira diversificada, mas sempre tento estudar o ativo antes de investir nele, também acompanho alguns canais de economia / investimentos.
Acredito que eu seja moderado com um pé no conservador. Costumo brincar dizendo que sou cdbzeiro.
Com o tempo passei de conservador para arrojado conforme fui estudando. Mas o que permitiu que isso acontecesse, foi estruturar os investimentos em “caixinhas” (risos). Brincadeiras a parte, eu tentei me organizar de tal forma que cada valor investido possui finalidades, e no longo prazo, ainda possuo tempo suficiente para correr mais riscos e troca de maiores chances de maior retorno. Tem dado certo. Mas a verdade, é que preciso revisitar os princípios e as finalidades de objetivos, por que momentos difíceis acontecem, a euforia também, e seguir com a estratégia se torna desafio, mas tem se provado recompensador.
Risco eu só correria com o Nucoin, quando lançado, e certamente me daria bem. Infelizmente quando foi liberado pra mim já estava em 0,09 cents.