Quando vale a pena pegar um empréstimo consignado?

Por mais controle financeiro que uma pessoa tenha (ou acredite ter…), inevitavelmente, em algum momento da vida, os débitos poderão superar os créditos e, se não tiver uma Reserva de Emergência, a opção por um empréstimo poderá ser a única opção, resolvendo o problema ou, se não for feito com certo cuidado, poderá agravar uma situação financeira já delicada.

Cada entidade financeira tem seus próprios critérios e condições para disponibilizar linhas de crédito a seus clientes, variando em função do relacionamento entre as partes, comprometimento da renda, entre outros quesitos, de tal forma que uma mesma instituição poderá apresentar taxas diferenciadas para cada cliente, ainda que para um mesmo valor de empréstimo.

Notoriamente a linhas de crédito disponíveis no Mercado tem taxas elevadíssimas, em alguns casos superando 20% ao mês, como no caso de alguns Cartões de Crédito e, em alguns bancos, o Limite do Cheque Especial.

Isso pode inviabilizar a prática de conversão de Limite do Cartão de Crédito, conhecida como PIX no Crédito para terceiros ou converter em dinheiro na conta do cliente.

Diante desse cenário, surge a opção do Crédito Consignado, opção amparada por Lei, que basicamente consiste numa linha de crédito com juros mais baixos e de longo prazo, podendo ser superior a 7 anos,(a depender do convênio entre o Empregador e a Entidade Financeira) cujas parcelas serão debitadas mensalmente diretamente no contracheque do empregado, que por apresentar um menor risco de inadimplência, possibilita à entidade financeira oferecer uma taxa de juros bem menor, em razão da garantia adicional.

O Empréstimo Consignado para Funcionário Público, já disponível há alguns anos em níveis Municipal, Estadual e Federal serviu de base para a modalidade de crédito para trabalhadores contratados sob o regime da CLT.

Como em qualquer linha de crédito, antes de contratar um empréstimo é necessário avaliar:

• Você realmente precisa do empréstimo no momento?
  • Há outras formas de resolver a pendência sem se endividar (ou aumentar as dívidas)?
  • Já comparou ofertas de diferentes bancos?

E, não menos importante: qual o impacto que o parcelamento causará, no longo prazo, em seu orçamento?

Se após uma apurada avaliação do quadro financeiro, a opção for pela contratação, o Empréstimo Consignado é, para quem possui essa opção, a forma mais barata de linha de crédito no Mercado, até o momento.

O NU já disponibiliza essa linha de crédito para algumas categorias de Funcionários Públicos, CLT e INSS, no Site Oficial há mais detalhes para se inteirar sobre o tema:
Empréstimo Consignado | Nubank
Empréstimo consignado CLT via CTPS digital: tudo sobre a modalidade

O importante é não esquecer que Linhas de Créditos não são Renda Extra nem reserva de Emergência, cabendo a cada um avaliar a real necessidade de utilizá-la.

27 curtidas

Boa @LuizGSF. Muito bom esse tópico alertando e dando as dicas.

Como diz “Empréstimo só em ultimo caso”.

16 curtidas

Texto super completo, @LuizGSF! Dá pra ver que você realmente entende do assunto e trouxe pontos muito importantes pra quem está considerando contratar um empréstimo.

Gostei muito do seu lembrete final: linha de crédito não é renda extra nem reserva de emergência, e essa distinção faz toda a diferença na hora de tomar decisões financeiras mais conscientes.

Aproveitando o tema: alguém aqui já contratou empréstimo consignado? Como foi a experiência pra vocês? :eyes:

20 curtidas

Peguei o empréstimo aqui no Nubank pra terminar minha casa, valeu muito a pena.:smiling_face::folded_hands:

17 curtidas

Empréstimo consignado funciona bem a nivel estadual e federal, nos municípios (na maioria deles) sempre há muita desorganização e desvios ao lidar com as finanças públicas. Muitos bancos se veem obrigados a anular o convênio por não receber os repasses das adms municipais, infelizmente. Mas quando funciona é uma boa, as taxas são realmente muito baixas em comparação a dos empréstimos convencionais.

11 curtidas

Excelente tópico @LuizGSF

15 curtidas

Excelente tópico @LuizGSF . Informações de utilidade pública. Uma coisa que adimiro aqui na NuCommunity e também no próprio Nubank, é a objetividade e a transparência das informações.

Pegar um empréstimo (ainda que seja consignado, que normalmente os juros são menores), deve ser em último caso e após uma análise criteriosa e pormenorizada, conforme muito bem destacado em seu artigo.

16 curtidas

Parabéns @LuizGSF pelo o tópico!

É muito importante conscientizar as pessoas sobre os riscos de empréstimos. E se precisar de fato, fazer pesquisas e escolher a melhor opção!

No seu caso "Pix em primeiro lugar ", né? kkk

14 curtidas

Fiquei “preso” por 12 anos em empréstimos consignados… Em 2018 após conversar com alguns colegas, percebi que eu só trabalhava em função das minhas próprias despesas, incluíndo pagamento de consignados. Mirei em mudar esse quadro e coloquei como meta antecipar o máximo possível as amortizações do consignado. Em meados de 2019, finalmente, consegui pagar tudo. De lá pra cá (uns 6 anos), não peguei mas nenhum empréstimo. Felizmente não foi preciso. Consequentemente, neste período, iniciei minha jornada de investimentos e tenho a impressão que estou no caminho certo.

17 curtidas

Aproveitando a temática do tópico…

Estes dias me fiz uma pergunta: Com muitos investimentos atratativos na renda fixa em função da taxa selic, até que ponto é viável fazer uma alavancagem com empréstimo consignado ? Alguém aqui já fez isso ? Qual foi a experiência ?

Nunca fiz, mas tenho essa curiosidade.

15 curtidas

Tópico de alta relevância, boa :clap: :clap:

15 curtidas

Com taxas variando de 17% a 25% a.a, ranking INSS, não é sensato alavancar.

12 curtidas

Obrigado @LuizGSF pelo ótimo tópico. :clap::clap::clap:

16 curtidas

Ponto importantíssimo. Muito bom @LuizGSF

Até o momento ainda não precisei de empréstimos. Espero não precisar.

16 curtidas

Tópico muito importante… Parabéns :clap::clap:

15 curtidas

pra mim so vale a pena vc recorrer a qualquer emprestimo de qualquer banco q seja em caso de estrema urgencia de saude se nao sai fora de emprestimo e furada

11 curtidas

pra emprestimo somente para aquele assunto que nao da mais pra esperar ate o dia seguinte

12 curtidas

Empréstimos têm seu valor, não se pode encará-los somente como vilões, embora tenham taxas de juros exorbitantes no Brasil. São através de empréstimos PF e PJ que muitos empreendimentos começam no país, gerando emprego, renda e fortalecendo a economia.

Em se tratando particularmente de PF, tenho por mim que uma reserva de emergência funciona melhor; mas em situações inesperadas muitas vezes tem-se que lançar mão dos empréstimos. Nestes casos, ter disponível a opção do consignado é de grande valia.

11 curtidas

Excelente conteúdo, Luiz! :slightly_smiling_face:

9 curtidas