Quando você estabiliza as contas, débito, boletos e etc

trying-to-make-it-through-a-lecture-when-im-in-desperate-need-of-a-shit-55179

mas mesmo com tudo devidamente agendado e pago, você fica tentado á comprar mais alguma coisa que seja, que você não precisa e continuar usando seu crédito e saldo, como se alguma consciencia dentro de você ficasse te puxando pra mais uma conta pra pagar.

Será que eu sou o unico por aqui lutando diariamente contra isso? :joy::ok_hand:

16 curtidas

Eu sou até bem controlada quanto a isso.

Mesmo quando bato a vontade, passo um tempão olhando lojas, fazendo cotação de preço, verificando parcelas. No final acaba passando a vontade de comprar, na maioria das vezes :joy:

30 curtidas

Também acontece isso por aqui! :grinning:

23 curtidas

Também faço isso, e é minha sorte! rsrs
Minha regra é: tudo é importante, mas isso é realmente urgente? Ok, então vamos esperar 2h! 80% das vezes é apenas espírito consumista e não uma necessidade real!

20 curtidas

É sobre isso! Também faço isso quando vem a vontade de querer comprar algo, chega um ponto que pesquisei tanto que a vontade acaba sumindo e se acho um preço em conta aplico a regra do @Elves se realmente é necessário ou se vou usar. :sweat_smile:

19 curtidas

Minhas contas estão tão desestabilizadas ultimamente, que não está me sobrando muita opção para ficar caçando coisas para comprar kkkk

Mas não posso ficar entrando em app como o da Shopee, por exemplo, senão logo encontro algo para comprar (muitas vezes sem necessidade).

Depois que a gente tem filho, parece que esquecemos até de comprar coisas para nós mesmos e eu fico só olhando coisas de bebê! :rofl::rofl::rofl:

19 curtidas

Dica muito boa do livro da Nathalia Arcuri:

Cinco perguntas que devem ser feitas antes de comprar algo: 1) Eu quero?; 2) Eu mereço? – quer dizer, você está em dias com suas contas? Quitou suas dívidas?; 3) Eu preciso?; 4) Eu posso?; 5) Eu devo?

22 curtidas

Eu faço assim pra não comprar por impulso, deixo uns 3 dias de molho a ideia de compra. No terceiro dia nem lembro o que era mais :joy: :rofl: :joy: :rofl:

Li também e às vezes recorro aos 5 Eu´s

16 curtidas

Creio que você não é unico não kkkkkk. Mas eu tento ser o mais controlável possível. Por que é aquela famosa frase: " Compre sem entrada e depois fica sem saida". :rofl::rofl::rofl::rofl::rofl:

17 curtidas
  1. sim eu quero, 2. com certeza mereço, sim e não, novamente sim e não, 3. mais ou menos, 4. posso, 5. talvez…

kkkkk é uma luta diária viu :joy::joy::joy::joy:

12 curtidas

:joy::joy::joy:

Siim, eu vou treinando nesses sites de promoção, olho, paro, penso e deixo pra depois.

14 curtidas

Como eu costumo pesquisar bastante antes de comprar qualquer coisa um pouco mais cara, acabo conseguindo controlar relativamente bem meus impulsos de consumo!

Mas tento não perder tempo em sites de compra ou de análise de produtos, pois quem procura, acha! E melhor do que comprar aquele item que você não precisa em promoção é não comprar! :rofl:

15 curtidas

19 curtidas

:joy: :joy: :joy: :joy: figura!

9 curtidas

Este é clássico, meu filho me chama de Julius às vezes :rofl: :joy: :rofl:

7 curtidas

Minha mania e de fazer o rendimento subir cada mes mais,enquanto essa selic nao cai para 2% de novo​:rofl::rofl:

Excelente provocação, @Tchelows !

Nossa habilidade de vencer as batalhas contra esses impulsos afeta significativamente a nossa habilidade de poupar, ou de usar aqueles recursos em algo que vamos usufruir muito mais e muito melhor.

Pra vencer essas batalhas, importante a gente buscar um pouco de autoconhecimento e ser honesto consigo mesmo, conhecer o que nos traz essas vontades de consumir, conhecer o que nos faz “perder a batalha” e fechar um processo de compra “de baixo valor” (não no sentido de preço, mas no sentido de que não vai trazer valor para nós em termos de experiência), saber as desculpas esfarrapadas que a gente costuma arrumar para seguir com a compra, lembrar os eventuais arrependimentos que essas atitudes trazem mais tarde, identificar os gatilhos e saber como nos comportamos em diversos estados emocionais.

Com autoconhecimento suficiente, o desafio seguinte é estar alerta e se observar, saber reconhecer essas situações e buscar as formas de quebrar essa corrente. Não é algo trivial nem simples de fazer, muita gente tem dificuldade com isso, alguns sequer gostam de olhar para si mesmos, e não existe solução universal.

Ainda assim, iniciativas como @ree sugeriu aqui, com as cinco perguntinhas, são algo que pode ajudar muita gente que hoje encontra dificuldade em controlar esses impulsos.

Eu hoje me considero uma pessoa bastante disciplinada de modo geral, mas sei que há alguns estados emocionais em que eu fico mais suscetível. Só de saber isso já me ajuda a reconhecer quando eu estou nesses estados e ter consciência disso normalmente já me ajuda a vencer essa luta.

12 curtidas

@FernandoLacerda um tempo atrás fiz uma formação para lidar melhor com o dinheiro. Nosso professor era graduado nas gringas num formação chamada Psicologia Financeira eu nem sabia que havia este tipo de graduação acadêmica, :joy: :rofl: :joy:.

Mas citei ele, pq de fato ele falou e comprovou que a nossa relação com o dinheiro e estreitamente ligada com as nossas emoções e vivências.

Lendo o que você escreveu (citei aqui) me identifiquei muito. Quando, tempos atrás, minha vida emocional estava um turbilhão de coisas acontecendo e eu tendo que tomar decisões vitais e importantes, fiz um monte de dívidas.

Hoje ainda tenho reflexos financeiros a serem resolvidos daquelas decisões emocionais que tomei. E alinha é bem tênue entre desejar ter não ser dominado pelas emoções.

Mas é um exercício diário a ser feito e tenho me dado bem e decidido melhor! :smiling_face:

7 curtidas

Fui assim por muito tempo, mas consegui me libertar e atualmente consigo controlar essa vontade subconsciente de viver eternamente pendurado, mas vivo me policiando ininterruptamente, pq se vacilar, a recaída fatalmente vem.

9 curtidas

À galope, bobeou abraçou um boleto :rofl: :joy:

5 curtidas