Quanto você precisa pra ser rico?

Conteúdo riquíssimo pra você :index_pointing_at_the_viewer:.

Quem sabe esse vídeo traga algum conforto.

Dinheiro não é tudo, certo? Ter paz, saúde mental, companhias boas são igualmente ou mais importantes.

Concorda?

4 curtidas

Mas é uma ferramenta pra isso, a paz de poder viajar pra algum lugar sem nem olhar quanto custa, uma hora tá num lugar e em outra tá em outra. Fora a possibilidade de fazer terapia sem ter que se preocupar com valor de cada consulta que a depender é uma fortuna pra poder trabalhar a saúde mental e a questão da companhia a gente aprende a filtrar com tempo e vê quem tava do seu lado quando tava na pior e quem aproximou quando tava no seu melhor momento.

Não vejo o dinheiro como algo ruim, dinheiro é uma ferramenta pra tudo isso, o que determina são as ações, é mesma frase de “dinheiro muda a pessoa”, não é o dinheiro que muda, o caráter da pessoa sempre foi esse, o dinheiro só revelou a verdade, ao menos penso assim.

11 curtidas

Isso mesmo. Você pode ser rico e humilde. Assim como tem pobres que são arrogantes. Humildade não é sinônimo de pobreza.

3 curtidas
1 curtida

País rico é aquele que consegue estabelecer condições para que muitas famílias pobres se tornem classe média, sem precisar vender um rim.

Independência financeira não é o que você pensa
Você já pensou no porquê de muitas pessoas viverem em busca de status e de aparentar riqueza em vez de focar em conquistá-la de fato? Racionalmente não faz o menor sentido, afinal, quem gasta tudo para parecer rico, nunca vai sê-lo, pois gastou tudo. Isso é tão óbvio que nem deveria precisar ser dito.

Por alguma razão, pessoas que vivem dessa forma, não compreendem algumas verdades muito simples:

A verdadeira liberdade financeira não reside na acumulação de bens, mas na tranquilidade de ter as necessidades pessoais supridas sem se preocupar com o próximo boleto;
É possível se tornar independente financeiramente sem ser rico, mas é impossível ser rico sem primeiro se tornar independente financeiramente.;
Performar riqueza sem tê-la é o caminho mais curto para o endividamento;
A busca por status e a tentativa de comprar aprovação social são os principais inimigos na evolução financeira;
O consumo impulsivo traz uma euforia instantânea que se dissipa rapidamente, levando a um ciclo de insatisfação e ao anseio por novas compras.
Independência financeira não é sinônimo de riqueza e ostentação, e por mais que o senso comum tente te convencer que é preciso ganhar milhões para ser independente, a verdade é que a liberdade financeira está muito mais ligada ao controle que você tem sobre a forma como gasta e como investe seu dinheiro, independente da quantidade que se tenha disponível.

Leia mais em: Liberdade Financeira: o Fim da Corrida dos Ratos para uma Vida com Propósito

3 curtidas

Não sei se isso foi pra mim. Mas vamos lá. O vídeo fala sobre quanto uma pessoa precisa pra ser considerado rico aqui no Brasil baseado numa pirâmide, onde a base são os mais pobres e no topo os mais ricos. Se você tem 40 mil de patrimônio, significa que está entre os 10% mais ricos aqui. O assunto não é independência financeira, é a percepção de riqueza. Ou seja, diferente do EUA, aqui você precisa de bem menos, 200x menos, pra ser rico financeiramente. Isso mostra a cultura do país. O culto à pobreza.

1 curtida

Existe média e mediana, e existe salário familiar e salário per capita.

Eu prefiro usar a base Pnad IBGE per capita. Porque depende se a pessoa é casada e tem filhos, precisa ganhar mais. Per capita inclui filhos.

Para fazer parte dos 1% mais ricos do Brasil precisa ganhar mensalmente 20k per capita. Mas 1k per capita já é melhor que metade de todo o país, melhor que 100 milhões de pessoas…….

2 curtidas

Legal a informação. No vídeo diz que 4.500/mês está nos 10% mais ricos. Então se na verdade for 8.000/mês, então o número de pessoas diminui. :thinking:

1 curtida

Pode ser video antigo com dado antigo ou excluir bilionários.

Eu leio os pdfs completos IBGE pnad.

Minha fonte é de 2024.

Se contar todo mundo, top 90-100% = 8k per capita.

Se excluir bilionários, 20 pessoas no Brasil, cai para 4k per capita, o chamado 90-95% mais Rico.

O problema que 20 pessoas com 10 bilhões de reais cada atrapalha as métricas. Aí depende se você quer contar eles ou não.

2 curtidas

Vou responder à pergunta principal: Quanto você precisa pra ser rico?

Acredito que em números vocês já trouxeram vários dados interessantes, mas existe um nível individual que é bastante diferente, em cidades do interior ganhar R$ 10.000,00 por mês pode ser considerado como uma ótima renda, comparado aos diversos custos daquela localidade, mas se for para um grande centro urbano como São Paulo, essa mesma renda pode ser um valor “ok”, ou até insuficiente a depender da região.

Por isso acredito que é uma pergunta interessante do ponto de vista das desigualdades sociais, para entendermos o contexto do Brasil hoje.

Mas ao pensarmos seriamente sobre a pergunta, vemos que cada família tem uma realidade, e é melhor considerar os custos mensais e comparativamente refletir sobre a atual renda.

Além disso, hoje temos muitos gastos supérfluos, portanto, também penso que o conceito de riqueza não é muito claro para muita gente.

1 curtida

Medianas refletem com maior justiça as diferenças entre classes no país.