Que tal separar o dinheiro na NuConta? Entenda

Recentemente foi liberado o “guardar dinheiro” para o público. Legal agora posso separar meu dinheiro na NuConta. Sqn!
Você pode realmente “separar” o dinheiro, entre aspas como eu disse. Ele fica disponível e guardado, mas ainda continua sendo o mesmo rendimento, ou seja, se você passar no débito ou fazer uma transferência, pagamento, etc. com dinheiro disponível, você afetará o rendimento do dinheiro “guardado”, cobrará IOF. Isso não deveria acontecer.
Para quem busca rendimento e liquidez como eu, isso atrapalha e muito, pois perde o rendimento real da nuconta, nunca terá o ressarcimento do IOF, somente se deixar o dinheiro parado lá, sem fazer nenhuma movimentação com ambos.
Isso serve pra quem quer controlar os gastos e não visa tanto no rendimento.

Gostei da nova função, mas gostaria que o rendimento fosse separado, pois usando o disponível não afetaria o “guardado”. Isso ajudaria muito. O que acham?

7 Curtidas

Não entendi muito bem o problema, mas a Nubank diz que sempre que você faz uma compra retira o dinheiro do que for mais vantajoso para o cliente, ao invez de tirar o dinheiro de um rendimento antigo que já não tem iof e vai render muito mais, ele tira do recente que apesar do IOF vai dar menos lucro ao cliente, isso do dinheiro disponível.

E o dinheiro da função guardar dinheiro se não me engano é sempre o mesmo você comprar no disponível ou gastar nele, não vai afeta-lo.

1 Curtida


Afeta sim!

Também fiquei nesse dilema, @juninhochiquesi.

Fui no chat mas a ajuda não foi tão esclarecedora. Segue trecho do blog:

O rendimento é o mesmo para o valor guardado e o saldo disponível – 100% do CDI, maior do que a poupança. Os rendimentos mensais serão sempre exibidos juntos (rendimento do dinheiro guardado mais o do saldo disponível), no topo da tela principal da NuConta. Clicando ali, você também poderá ver um detalhamento mensal.

No meu entendimento, o rendimento do cofrinho não vai pro cofrinho. Assim como, retirar dinheiro do saldo disponível afeta o rendimento do cofrinho. Como você disse, é separado entre aspas.

Isso é o meu entendimento, pode ser diferente. Não encontrei nada que explicasse melhor para onde vai o rendimento do cofrinho e se o saldo disponível afeta no rendimento do cofrinho. :slightly_smiling_face::+1:


Tópicos do @Cruz

1 Curtida

O que eu entendi pois estou usando a nuconta e a função guardar dinheiro é que o sistema e o mesmo da poupança. Usam os depositos mais novos para pagamentos e os antigos rendem no cofrinho. Como fiz o meu? Passei para o cofrinho uma sobra de deposito antigo e mais 1mil reais. Todos dias olho la nos DEPÓSITOS que aqueles 1mil mais depósito antigo rendem separado do resto. Claro que eles te mostram o rendimento total mas cada deposito funciona com seus lucros e despesas separados. Faça um teste. Deixe dinheiro no cofrinho e deixe saldo na nuconta para suas despesas. Vce vai ver que ambos rendem separados e cobram iof separados. Vce so paga iof daquele deposito que vce movimentar. Na verdade o iof vce ja pagou quando rendeu eles ja retiram. Agora se nao mexer 30 dias te devolvem. Se mexer eles cobram proporcional no seu deposito mais novo. Se vce fizer depositos mais seguido vce protege o deposito antigo de pagar esse iof. Foi o que notei e até agora esta sendo assim pra mim.

1 Curtida

Realmente seria bem interessante essa separação. Dava para controlar as despesas e as aplicações.

Bom saber, vou fazer o teste. Se realmente tiver rendimento separado, será muito bom, aí só vai faltar separar por objetivos o cofrinho.

@juninhochiquesi estou com esse mesmo dilema! Você conseguiu realizar o teste?