Quem é você na animação Não É Um Monstro?

E aí, comunidade? :wave:

Por aqui, nós ainda estamos no clima da animação Não É Um Monstro, o curta-metragem apresentado por Nubank Ultravioleta que fala sobre cuidado financeiro de uma forma lúdica :purple_heart:

E se você já assistiu, deve saber que a história gira em torno de quatro personagens centrais:

  • A protagonista Lina, uma adolescente de 12 anos vivendo uma jornada financeira de erros e acertos;
  • O pai e a mãe de Lina, dois adultos que já possuem maturidade emocional para fazer escolhas mais conscientes com o próprio dinheiro e orientam a filha nessa jornada;
  • A avó de Lina, uma senhora com uma reserva financeira que ajuda a neta com surpresas pelo caminho.

Cada um deles está acompanhado de um monstrinho que possui características físicas semelhantes às de seus tutores.

Depois de ver o curta, nós queremos saber: quando o assunto é dinheiro, com qual personagem você se identifica mais?

  • Lina
  • Mãe
  • Pai
  • Avó
0 votantes

Além de votar na enquete, escreva nos comentários o motivo da sua escolha e os dilemas financeiros que você enfrenta.

Já me adianto dizendo que, na maioria das vezes, sou a Lina :face_with_peeking_eye:
Minha adolescente interior ainda não me ensinou a dizer não quando o assunto é oferta de blusinhas :grimacing: Agora quero saber de vocês!

28 curtidas

Todo mundo vai ter sua etapa Lina, sua etapa Pai / Mãe e até mesmo a etapa Avó.

Sou do tipo que gosta de fazer as coisas planejada antes para não sufocar o meu monstrinho. hahaha
então hj estou como a avó.

Em outra publicação a @Nancy_Sis comentou sobre os carros e o tamanho do monstro de 2 personagens que aparece na rua.
É um detalhe importante, as vezes nem sempre devemos julgar as pessoas pelas coisas que ela tem.

21 curtidas

Gente, essa animação ficou fofa demais!!! :purple_heart:

Acho que me identifico mais com o pai. Depois de muito aprender com os meus erros da infância e da adolescência, fazendo gastos que depois considerei fúteis, hoje sou aquele que está frequentemente trazendo a lembrança do gasto consciente, seja para mim mesmo, ou para as pessoas próximas do meu círculo. Acredito que, assim como quando Lina, em apuros, viu a sombra do pai (foi literalmente assombrada) gesticulando sobre o uso consciente, também tenho pessoas do meu círculo íntimo que se lembram justamente de mim antes de fazer um gasto qualquer. Virei, também, uma assombração, mas uma assombração que vem com o espírito de cuidado e carinho. :purple_heart:

Aproveito para ilustrar com as cenas que justificam a minha escolha:

Captura de tela 2024-07-10 143955

21 curtidas

Aliás, voltando aqui pra pedir licença e aproveitar esse trecho, pegando uma carona:

Será que o meu monstrinho, que eu desenhei aqui, ficou com características físicas semelhantes às minhas?

image image
:rofl:

21 curtidas

Acho que nesse momento eu estou mais para o Pai,
trabalhando muito para deixar meu monstrinho favorito bem gordinho kkk

mas confesso que as vezes bate uma Lina e acabo gastando com algumas besteiras sem pensar muito.

Mas acho que na grande maioria das vezes eu tenho maturidade emocional.
Sou bem organizado financeiramente, muito metódico

18 curtidas

:joy: :joy: :joy:

Acho que em alguns momentos sou uma mistura da Lina com os pais. Mas atualmente quem domina é o “Pai”, bem mais consciente no uso do dinheiro e tentando orientar a família a fazer o mesmo.

Esse curta ficou mesmo incrível @erikapaixao !
Será que vai ter continuação? :eyes:

17 curtidas

Como eu agora tenho meu Mostro, eu preciso realmente me espelhar na Lina do que NÃO FAZER. rs

18 curtidas

Me identifiquei especialmente quando ela se empolgou comprando itens da sua cantora favorita para ir ao show. Quem nunca extrapolou quando viu várias coisas legais dos seus temas favoritos, né? :face_with_peeking_eye:

24 curtidas

Esse sou muito, mas muito eu, certeza, o Pai que que controla as finanças e da curso de finanças de gastos em casa Faço isso até no trabalho, sou quase um consultor .

Mas olha acho que as vezes me encaixo na vó também, pois a melhor maneira de ensinar uma criança é com recompensas, pois na verdade é meio assim que o trabalho funciona na vida adulta, você recebe pelo que produz.

19 curtidas

Acredito, que desde os meus 15 anos , me identifico com o “PAI”, sempre pensando em ter uma reserva, controlando os gastos e ajudando em casa!

Nem sei dizer se tive algum tipo de dilema,mas sempre soube onde queria chegar!

14 curtidas

Tô saindo de uma fase Lina para uma fase pais da Lina rs, há recai as no caminho mas sempre com o planejamento financeiro em mente.

Meu monstrinho está crescendo aos poucos :raised_hands:t2:

15 curtidas

Acho que todos de vez em quando escorregam e dão uma de Lina :person_raising_hand: :grin:

Mas estou sempre como a mãe da Lina buscando crescer o monstro , para ficar tipo o da avó!

GIF_20240711_082725_579

18 curtidas

Com certeza seria a Lina! Porque apesar de saber bem controlar o que gastar ou não, sempre tem aquela comprinha (vulgo auto-mimo, como chamo) que não precisava, mas que queria muito! Então a resposta perfeita seria o equilíbrio, consumindo apenas o que pode pagar no fim do mês. :tada:

22 curtidas

Muitas vezes sou a Lina , tenho um carinho cheio mais com um monstro na frente pra tentar me organizar com o pouco mais suficiente que ganho, essa semana mesmo mostrei pra uma amiga o curta , e ela se assustou como é desorganizada financeiramente

21 curtidas

Tenho um pouco da Lina, muito bom comprar os “escolhidos” do mês sem medo das consequências financeiras futuras. Mas na maior parte das vezes, preciso ter maturidade emocional para que o orçamento mensal não ultrapasse o planejado e eu respire aliviada!
Lógico, sonhando que no futuro, poderei usufruir mais e pensar menos no que é prioridade ou consumismo.:purple_heart:

20 curtidas

Muito legal essa interação @erikapaixao ; gostei muito da animação Não É um Monstro e o recado lúdico sobre cuidados financeiro.

Concordo com os colegas, nossa vida é cheia de fases; Minha fase (já há algum tempo) é o de pai, com uma maturidade emocional financeira já bem consolidada.

As vezes os espiritos de Lina aparecem, mas, nada que complique a jornada de controle financeiro;
Mas não se enganem, na minha casa tenho que lidar com duas “Linas”, mas vamos gerenciando. :grin:

9 curtidas

Esse mês eu estou só a Lina, e a animação veio na hora certa pra dar esse toque de urgência kkkkkkkk

9 curtidas

Na atual circunstância, me identifico mais com o pai! :sweat_smile:

Minha filha mais velha está quase completando 3 aninhos, então, já me pede algumas coisas (mais coisas de comer ou brinquedos por enquanto rsrs). Fico no dilema entre atender o pedido daquele pingo de gente, com esses olhinhos: :face_holding_back_tears: e ao mesmo tempo ir ensinando, que nem sempre posso comprar e nem tudo ela pode comer/ter.

Ela sempre me questiona se estou trabalhando e quando digo que sim, ela pergunta porquê. Então respondo que o papai precisa trabalhar para ganhar dinheiro e poder comprar as coisas que necessitamos (como exemplo, frutas, leites etc). Sei que é muita informação para a cabecinha dela e nem tudo ela compreende, mas desde já tento ensinar para que serve o dinheiro, porque precisamos trabalhar e que nem sempre eu poderei atender aos pedidos dela!

Para quem é pai e já teve ou tem filhos nessa idade, deve saber o quão dificil é essa missão! :smile::purple_heart:

10 curtidas

Acredito que enfrentamos fase na vida financeira que passa por incertezas até o nosso amadurecimento por meio das experiências anteriores.

11 curtidas