RDB e FGC

Recebi um email que a partir de Julho o dinheiro depositado na Nuconta será protegido pelo FGC, mas e os depósitos ou transferências realizadas antes desse período? Vão ser garantidos pelo FGC ou não se enquadram na mudança?

Seja bem vindo. Se você aderir a esse serviço, sim. Do contrário, não. Ficará normal. Caso não saiba onde fica esse serviço: na parte de baixo do qr code, ir na opção " configurar nu conta " escolher " opções de depósito " A partir daí, seu dinheiro será garantido pelo " FGC".:purple_heart:

6 curtidas

Apenas complementando: Seja ela no Saldo Normal, ou no Guardar Dinheiro. Você escolhe a opção de investimentos. Bela resposta @Nina_B.P.

4 curtidas

Deveria ter algum comprovante que mostre que os valores aplicados realmente estão em nosso nome/CPF.

Eu suspeito que não estão.

A Nu Financeira sim tem seguro do FGC, mas acho que as nossas aplicações não estão em nosso nome.

Eu acho que a Nu Pagamentos (sem FGC) investe nosso dinheiro em RDB da Nu Financeira (com FGC), creio que as aplicações estão em nome da Nu Pagamentos e não em nosso nome, do mesmo jeito que as aplicações antigas no Tesouro Selic também não estão em nosso nome e sim em nome da Nu Pagamentos.

Não adianta nada que o nosso dinheiro esteja em uma instituição com FGC, se este mesmo dinheiro não está registrado em nosso nome.

1 curtida

Olha @Crau, eu entendo muito pouco (Quase nada), mas pelo que entendo, no Tesouro, nosso dinheiro (Eu digo NOSSO) é investido através do Nubank, e retornado um percentual.

Já no caso do RBD, o Nubank pega nosso dinheiro e investe, podendo incluir ele no seu Capital Social, e nos devolve uma porcentagem.

Acredito que em ambos os casos, o dinheiro está atrelado ao nosso CPF, podendo ser resgatado a qualquer momento, imediatamente, sem necessidade de espera.

Agora se isso não ocorrer, no segundo caso, entra o FGC, que pagará por isso, no primeiro caso, é praticamente impossível, porque não está vinculado ao Capital.

1 curtida

Pois é Felipe
Não que eu não confie na família Nu, muito pelo contrário.
Mas na real nada mudou, os valores na nossa Nuconta não estão em nosso nome, nem antes, nem agora.
Independente de ter FGC ou não, todo o investimento está em nome do Nubank (Nu Pagamentos).

Esse RDB é emitido pela Nu Financeira, outra empresa do grupo, pra ter investimentos em nosso nome, obrigatoriamente teríamos que ter uma conta na Nu Financeira.

Ainda não tenho aqueeeeela tranquilidade deixando o meu dinheiro na Nuconta

1 curtida

Pense assim: Tesouro Direto: Esse dinheiro não tem risco de se perder, pois é seu, apenas investido, que se acaso o Nubank quebrar, volta pra você. RDB, se ocorrer, você recebe pelo FGC (Através do Limite, é claro), assim como qualquer Banco, é seguro. :wink:

Quem enviou esse e-mail? Isso não não deverá acontecer.

Continuam mantidos em títulos públicos no SELIC.

O dinheiro investido em RDB está na Nu Financeira, se a Nu Financeira quebrar, o FGC devolve o dinheiro para os clientes, no caso o cliente é a Nu Pagamentos, não nós.

  • Então a Nu Financeira quebra >
  • O FGV devolve o dinheiro dos clientes, no caso a Nu Pagamentos >
  • Enfim a Nu Pagamentos confere nos arquivos da empresa quanto cada um de nós tem, e reparte a pizza.

Mas em uma crise financeira feia, a Nu Pagamentos poderia sumir com esse dinheiro, apesar de ser nosso, não tem nada válido registrado em nosso nome.

Se optar pelo RDB sim @LuckPass.

Na prática, caso alguma coisa aconteça com o Nubank, cada cliente recupera tudo o que tiver aplicado conosco em RDB até R$ 250 mil. Vale ressaltar que valores acima de R$ 250 mil não estão protegidos pelo FGC.

Mas fique atento: recentemente, o FGC implementou uma nova regra sobre o limite da garantia oferecida.

Agora, cada investidor mantém a proteção de até R$ 250 mil por conta em banco, mas tem um teto de cobertura de R$ 1 milhão por CPF ou CNPJ globais durante 4 anos.

1 curtida

Se optar, acontecerá imediatamente, não apenas em Julho.

1 curtida

@Crau isso também ajuda a esclarecer:

Ou seja: todo o dinheiro continua visível, disponível e livre para o cliente usar quando quiser. A única diferença é a forma como o Nubank irá aplicar esse dinheiro para poder oferecer rendimento.

Ele deve ter se expressado mal, a partir de Julho, todos terão a função liberado, deve ser isso.

1 curtida

Pelo contrário, tudo é registrado em seu nome no CCS.

O Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS) é um sistema destinado ao registro de informações relativas a correntistas e clientes de instituições financeiras, bem como a seus representantes legais ou convencionais. Consideram-se correntistas e clientes as pessoas físicas ou jurídicas, residentes, domiciliadas ou com sede no País ou no exterior, que detenham a titularidade de contas de depósitos ou ativos financeiros sob a forma de bens, direitos e valores mantidos ou administrados nas referidas instituições.

1 curtida

Isso na teoria né, caso o Nubank quebre…
Acredito que isso não vai acontecer, mas caso aconteça, tudo pode mudar.

É como você emprestar dinheiro pra um amigão e ele sumir com esse dinheiro e dizer que esse empréstimo nunca aconteceu.

Na minha opinião não corremos esse risco, se existe um Fundo Garantidor, é exatamente para isso. :slight_smile:

Sobre o CCS

O cadastro contém as seguintes informações sobre o relacionamento dos clientes com as instituições do Sistema Financeiro Nacional:

  • identificação do cliente e de seus representantes legais e procuradores;
  • instituições financeiras nas quais o cliente mantém seus ativos e/ou investimentos;
  • datas de início e, se houver, de fim de relacionamento.

O CCS permite ainda que, por ofício eletrônico, sejam requisitados às instituições financeiras os dados de agência, número e tipos de contas do cliente. **O cadastro não contém dados de valor, de movimentação financeira ou de saldos de contas/aplicações.

Isso não é possível. Caso a instituição entrasse em falência, ela não poderia resgatar esse dinheiro, pois está separado de seu capital. Não é ela que vai dividir a pizza e dar o que cabe a cada cliente, e sim a justiça.
Tenha em mente que bancos, financeiras, corretoras, etc são instituições regulamentadas e toda regulamentação é pensada para que seja impossível a instituição fugir com o dinheiro dos clientes.
Por outro lado, o seu questionamento é muito válido, parabéns! Antes de colocar seu suado dinheirinho na mão de outra pessoa, seu papel é esse mesmo: fazer perguntas e entender tudo nos mínimos detalhes. Você é o único responsável pelas aplicações que decide realizar.

1 curtida