Oi, pessoal, tudo bem?
O fim do ano chegou e trouxe várias experiências diferentes. A mais recente que tivemos, fim de semana passado, foi a CCXP, Comic Con Experience, o maior evento da cultura geek. Muitas pessoas planejam financeiramente, o ano inteiro, para poder ir a esses eventos. Já outras, muitas vezes estão procurando aquela renda extra para complementar seu salário.
Para dar um gostinho de como é trabalhar no meio desse evento de cultura geek, eu fiz uma entrevista com o @Rafael.N. Ele precisava complementar a renda no final do ano de 2016 e com isso acabou trabalhando na bilheteria. Ele vai contar um pouquinho de como foi essa experiência para ele.
- E ai Rafa, me conta. Por que você buscou trabalhar na CCXP de 2016?
Nessa época eu trabalhava como freelancer com cinema e séries, e eu raramente tinha trabalho no final do ano, quando essa parte da indústria tinha menos movimento mesmo. E acabava trabalhando 10 meses por ano e tendo um Dezembro e Janeiro muito pouco movimentado. Então comecei a fazer bicos aleatórios, para gerar uma renda extra. E um desses bicos foi na entrega de entradas da CCXP de 2016.
- Como você conseguiu essa vaga para trabalhar no evento?
Uma amiga trabalhava com eventos e era supervisora desse setor e me chamou, além do meu melhor amigo. Os dois estavam sempre duros por falta de organização financeira, e sempre de olho em como fazer uma renda extra na hora do aperto, aí se um conseguia algo, sempre levava o outro.
- E quais eram as metas que você poderia concluir com a renda que ganhou trabalhando na CCXP de 2016?
Eu queria ter essa renda extra para curar minha falta de planejamento financeiro. Porque na verdade dava para eu conseguir juntar um pouco por mês e cobrir esses dois meses de salário. Na época eu ganhava em média R$5 mil, era só juntar mil por mês nos 10 meses de trabalho que eu ia ter R$10 mil (2 meses de salário). Mas não tinha organização para isso, então acabava gastando mais durante o ano e passando essa época com menos dim-dim no bolso.
- Como foi pra você trabalhar no evento?
Foi uma experiência magnífica. Tivemos muito trabalho, mas a gente se divertiu bastante com os clientes. Meu amigo atendeu um vestido de Goku e começou a cantar a música do Dragon Ball Z, e todo mundo da fila cantou junto. Mas o mais divertido foi que no final de cada expediente a gente podia entrar na CCXP e curtir o evento. O meu amigo levou o filho dele, e eu consegui comprar a terceira edição do Wolverine Origem, que estava tentando há anos. Além de outras coisas maravilhosas que aconteceram.
- No final, você conseguiu concluir os objetivos que você havia traçado?
Em partes. Porque gastei a maior parte do que ganhei lá mesmo. No evento. Eu comprei a minha HQ, comprei um presente pro João, filho do meu amigo. Comprei um macacão do Super Mario Bros para a minha afilhada. Comprei um cachecol da Grifinória para a amiga que tinha me dado o emprego, porque era a única coisa que não custava um rim dentro da loja do Harry Potter. Enfim, deu para entender onde vou chegar né? Gastei tudo que ganhei lá mesmo. hahahaha
- Mas também, na CCXP é um pouco difícil não gastar. Hahaha. Mas me diga, se você pudesse ter uma segunda chance, o que você faria com o dinheiro da renda extra?
Teria usado a grana para começar uma reserva de emergência. Pois nos anos seguintes tive outros períodos ainda maiores de hiato entre um trabalho e outro. E um pé de meia poderia ter me ajudado a passar por esse período de uma maneira melhor. Quando as coisas estão indo bem, muitas vezes a gente se esquece de como era quando elas iam mal, e acabamos não nos preparando para esses momentos que podem vir.
E ai?! O que vocês acharam dessa experiência? Massa, né!
Agora queremos saber de vocês. Para conseguirem alcançar seus objetivos, vocês também fazem uma renda extra? Como é para vocês fazerem este tipo de planejamento?