Reserva Financeira e Renda Fixa - Melhores Opções (Mar/22)!

Hello, investors! Como vai a carteira? :money_with_wings:
Resolvi fazer uma pausa leve nas tretas pra postar aquele tópico informativo e com conteúdo! :scream:
Quem tiver dúvidas sobre algum ativo listado, basta deixar nos comentários. :thinking:

Custou, mas 2021 (também conhecido como “2020 parte II”) finalmente ficou pra trás. A pandemia não deu descanso e continuou causando danos irreparáveis na vida das pessoas e nos mercados. Segundo o IBGE, o IPCA de fevereiro ficou em 1,01%, elevando a inflação acumulada para 10,54% em 12 meses. Na última reunião, o Copom elevou a meta SELIC para 10,75% e, pela ata do comitê divulgada, mais aumentos estão no radar das próximas reuniões. Esse cenário trouxe as aplicações indicadas para a Reserva Financeira a uma melhor posição, mas ainda abaixo da inflação acumulada.

A elevação da SELIC fez com que as instituições, de forma generalizada, diminuissem o percentual do CDI das aplicações com liquidez diária que rentabilizavam acima do índice. Além disso, como a taxa básica ultrapassou os 8,5%, a rentabilidade da caderneta passa a ser de 6,17% ao ano + TR.
A Taxa Referencial deixou de valer zero desde 01/12/2021 variando positivamente em dezembro e janeiro, mas foi zerada em fevereiro e voltou ao positivo em março. Dessa forma, a caderneta, que nunca foi uma boa opção de investimento, também passa a ter um cálculo um tanto confuso.
Os 130% do CDI são uma lembrança do passado, mas o CDB SuperPoup do BMG, com seus 110%, continua entregando a melhor rentabilidade nessa esfera.

Com o boost do CDI, a NuConta continua sendo uma opção prática e acessível para a Reserva Financeira, porém, segue sendo superada em rentabilidade por algumas opções e também é alcançada no aspecto da praticidade por outras.

Seguem os gráficos de rendimento líquido e real das melhores opções para a reserva do mercado atual:

  • CDB Super Poup BMG: 110% do CDI, vencimento em 3 anos; IR regressivo de 22,5% a 15,0% conforme prazo. Liquidez e rendimentos diários; mínimo $50,00.

  • CDB LD Sofisa: 110% do CDI, reaplicação a cada ano; IR regressivo de 22,5% a 17,5% conforme prazo. Liquidez e rendimentos diários;

  • CDB LD Bari: 105% do CDI, reaplicação automática a cada 2 anos; IR regressivo de 22,5% a 15,0% conforme prazo. Liquidez e rendimentos diários; mínimo $50,00.

  • CDB LD Daycoval: 105% do CDI, reaplicação automática a cada 2 anos; IR regressivo de 22,5% a 15,0% conforme prazo. Liquidez e rendimentos diários; mínimo $1000,00.

  • CDB LD RCI: 103% do CDI, reaplicação automática a cada 2 anos; IR regressivo de 22,5% a 15,0% conforme prazo. Liquidez e rendimentos diários; mínimo $50,00.

  • NuConta ou CDB LD 100%: 100% do CDI, reaplicação automática a cada 2 anos; IR regressivo de 22,5% a 15,0% conforme prazo. Liquidez e rendimentos diários.

  • BTG Selic Simples FI: Taxa Selic + 0,2130% a.a.; come-cotas semestral de 15%; IR regressivo de 22,5% a 15,0% conforme prazo em caso de resgate; liquidez e rendimentos diários; mínimo $500,00. Sofre pequena variação a mercado.

  • TD Selic 2027: Taxa Selic + 0,1532% a.a.; IR regressivo de 22,5% a 15,0% conforme prazo; taxa anual da B3 de 0,20% sobre o excedente acima de $10.000,00. Liquidez e rendimentos diários. Pode sofrer pequena variação a mercado no resgate antecipado.

  • Poupança: 6,17% + TR a.a.; isenta de taxas e impostos. Liquidez diária e rendimento mensal.


Para quem já está com a reserva consolidada, convém avaliar as opções de médio prazo na renda fixa.

A aceleração da Selic torna os papéis atrelados ao CDI mais atrativos, enquanto as aplicações vinculadas ao IPCA continuam indispensáveis na composição da carteira de qualquer investidor. Já os prefixados, que tiveram suas taxas elevadas acompanhando o mercado no geral, requerem certa cautela, já que não se sabe quando se encerrará o ciclo de elevação da taxa básica.

Na NuConta, a função Resgate Planejado segue com as taxas aquém do padrão do mercado. Em compensação, a NuInvest tem se consolidado trazendo ótimas opções nesse segmento e disponibilizando uma boa diversidade de ativos de vários emissores.

Seguem os gráficos comparativos do rendimento líquido e real de algumas das opções com melhor rentabilidade do mercado atual.

  • CRA IPCA+ Tereos 2026 (Inter): IPCA + 5,85% a.a.; isento de taxas e impostos. Sofre amortização e paga juros periodicamente; resgate apenas no vencimento. Mínimo $1.091,03.

  • LCA IPCA+ ABC 2 anos: IPCA + 5,58% a.a., isento de taxas e impostos. Resgate apenas no vencimento. Mínimo $1000,00.

  • LCI IPCA+ Bari 4 anos: IPCA + 5,00% a.a., isento de taxas e impostos. Resgate apenas no vencimento. Mínimo $50,00.

  • Debênture IPCA+ Light 2025 (Inter): IPCA + 5,15% a.a.; isenta de taxas e impostos. Sofre amortização e paga juros periodicamente; resgate apenas no vencimento. Mínimo $1.300,72.

  • CDB IPCA+ Sofisa 5 anos: IPCA + 6,67% a.a.; IR Regressivo de 22,5% a 15,0%. Resgate apenas no vencimento. Mínimo $1,00.

  • CDB IPCA+ Sofisa 4 anos: IPCA + 6,57% a.a., reaplicação no vencimento; IR Regressivo de 22,5% a 15,0%. Resgate apenas no vencimento. Mínimo $1,00.

  • TD IPCA+ 2026: IPCA + 5,63% a.a., IR Regressivo de 22,5% a 15,0%; taxa anual da B3 de 0,20% sobre o montante. Taxa contratada só é garantida no vencimento. Mínimo $30,00.

  • LCA Pre 2 anos ABC: 12,05% a.a., isento de taxas e impostos. Resgate apenas no vencimento. Mínimo $1000,00.

  • CDB Pre Master 5 anos (NuInvest): 13,46% a.a.; IR Regressivo de 22,5% a 15,0%. Resgate apenas no vencimento. Mínimo $1000,00.

  • CDB DI Bari 3 anos: 120% do CDI; reaplicação no vencimento; IR Regressivo de 22,5% a 15,0%. Resgate apenas no vencimento. Mínimo $50,00.

  • CDB Pre Master 3 anos (NuInvest) : 12,70% a.a.; IR Regressivo de 22,5% a 15,0%. Resgate apenas no vencimento. Mínimo $1000,00.

  • LCA DI Sofisa 2 anos: 102% do CDI; isento de taxas e impostos. Resgate apenas no vencimento. Mínimo $1.000,00

  • CDB DI Bari 2 anos: 118% do CDI; reaplicação no vencimento; IR Regressivo de 22,5% a 15,0%. Resgate apenas no vencimento. Mínimo $50,00.

  • LCA DI Daycoval 1 ano: 100% do CDI; isenta de taxas e impostos. Resgate apenas no vencimento. Mínimo $1000,00.

  • CDB DI Bari 1 ano: 115% do CDI; reaplicação no vencimento; IR de 17,5%. Resgate apenas no vencimento. Mínimo $50,00.

  • TD Pre 2029: 11,85% a.a., IR Regressivo de 22,5% a 15,0%; taxa anual da B3 de 0,20% sobre o montante. Taxa contratada só é garantida no vencimento. Mínimo $30,00.


  • IMPORTANTE : o tópico NÂO é uma recomendação de investimento.
    Todo investimento possui algum grau de RISCO. Não tome qualquer decisão nesse aspecto sem conhecer todas as informações e os detalhes de cada aplicação.
  • Para cálculo do rendimento real, foi considerado o IPCA acumulado atual de 10,38% a.a. de forma constante.
  • Cálculos realizados considerando resgate hipotético nos prazos especificados nos gráficos.
  • No cálculo da rentabilidade da poupança, foi considerada a média dos últimos valores da TR.
  • A planilha utilizada para criar os gráficos pode ser acessada aqui.
    .
26 curtidas

Sensacional @LuckPass, gratidão por compartilhar conhecimento.

Olha @auroramoura13 Reserva Financeira e Renda Fixa - Melhores Opções (Mar/22)!

4 curtidas

Muito bom!! Parabéns @LuckPass

Eu costumo fazer investimentos mais agressivos, minha carteira de renda fixa tem investimentos prefixados de longo prazo. Estão rendendo bem…

Últimos 12 meses:

Desde o início:

7 curtidas

Para esse tipo de reserva, eu trabalho com poupança (antiga e nova), CDB’s, Fundo DI e Tesouro SELIC.

Para médio e longo prazo, eu tenho outros ativos.

Mas tem uma coisa que eu particularmente tenho muita dificuldade de lidar é a de travar o dinheiro em aplicações por muito tempo. Não sei se isso acontece com vocês. Com relação a oscilações, eu lido muito bem, de boa. Mas travar o dinheiro realmente me incomoda.

3 curtidas

Olha o meu resultado, essas aplicação são todas de baixa liquidez, apenas no vencimento. Ótimos investimentos para o longo prazo. Qual é o seu medo?

:running_man:t4: Passo longe…

5 curtidas

A cada alta da Selic, surgem prefixados mais atrativos e eu estou sempre pegando os melhores e aumentando a rentabilidade média.

6 curtidas

“Patrimônio não se gira, se acumula!”
O melhor amigo do juro composto é o tempo.

7 curtidas

Falou tudo!!

Tenho aplicação que no fim me darão um retorno de mais de 100% devido aos juros compostos trabalhando ao longo do tempo.

6 curtidas

Você quer dizer que taxa não ganha de tempo?

1 curtida

Taxa e prazo não competem, se completam.
Um não faz sentido sem o outro.

7 curtidas

Trabalham juntos.

Por exemplo: 5% em 2 anos é melhor que 10% em 1 ano.

7 curtidas

ME TOO

Por enquanto, a minha reserva de emergência não tem limite, é para todo o sempre. Só de pensar em dinheiro travado, a minha cabeça também. :exploding_head:

2 curtidas

Sempre ótimas dicas na renda fixa, e bem ver que minhas estratégias estão no rumo certo comparando com suas dicas.

O que preciso rever minhas estratégias é na renda variável, mas o mercado está tão imprevisível, que é até difícil saber se estamos no rumo certo ou não

6 curtidas

Ficou muito show @LuckPass! Acho que vou ter que desbravar mais opções para aplicar meu dinheiro…

4 curtidas

Gráficos atualizados com taxas de hoje.
Adicionada LCA IPCA+ 2 anos do ABC, uma opção interessante para curto prazo.

2 curtidas

Aqui pra mim só está aparecendo 2 LCI, um de 100% e outro de 101%, ambos do Banco Bari. Não aparece mais nenhum além deles. Você saberia o motivo?

2 curtidas

“Aqui” onde?

No app do Nuinvest.

Os ativos listados estão disponíveis nos bancos emissores, exceto quando há indicação do distribuidor entre parênteses.

3 curtidas