ReVar - Novo programa da Receita Federal para apuração de IR

A Secretaria Especial da Receita Federal instituiu o ReVar por meio de instrução normativa já publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Mediante autorização do usuário, a B3 compartilhará os dados de investimentos com o ReVar, facilitando a apuração dos resultados das operações. Veja como vai funcionar:

Em resumo, o ReVar será uma calculadora do Imposto de Renda sobre renda variável e vai informar automaticamente ao investidor o valor do DARF a ser pago. O programa ficará disponível no Portal e-CAC, no endereço eletrônico da Receita Federal.

Benefícios:

  • Agilidade nos resultados:
    Com poucos cliques, o investidor autoriza o envio dos seus dados de investimentos para o ReVar. A partir daí o investidor valida o preço inicial dos seus ativos e todos os meses a sua posição será apurada.

  • Investidor sempre em dia:
    A integração com o ReVar é um passo importante para se manter sempre em situação regular com a Receita Federal. O pagamento dos tributos nunca mais será um obstáculo na jornada de investimentos.

  • Automatização das guias:
    Com a integração da Área do Investidor com o ReVar, os cálculos serão efetuados pela ferramenta de forma automática, possibilitando a emissão dos DARFs para pagamento.

  • Resultados confiáveis:
    A B3 compartilhará os dados de investimentos com o ReVar (mediante autorização do usuário), para que a calculadora tenha insumos seguros para fazer os cálculos, facilitando a apuração dos resultados das operações.

Leia mais:
Diário Oficial da União
Notícia no site da B3
Pdf com os detalhes do projeto - B3

E aí, o que achou dessa novidade?

35 curtidas

Interessante

10 curtidas

Deve acabar com o pesadelo de muitos. Achei sensacional!

Agora, tem muita gente que tem medo do (cálculo do) imposto e isso acaba servindo de freio nas operações. Fico curioso se essa nova facilidade vai tirar esse freio, e o efeito que isso pode ter para esse tipo de investidor.

20 curtidas

Verdade @soares.jm também gostei muito desse programa.

Acho que sim viu @FernandoLacerda. Vai facilitar muito a vida do investidor iniciante.

E parece que será o fim das calculadoras pagas! :sweat_smile:

16 curtidas

@MaxC achei interessante, realmente pode ajudar bastante e também, acaba reforçando a necessidade de declarar as informações de maneira fidedigna, bem como pagar os impostos que lhe competem. Valeu por compartilhar! :handshake:

18 curtidas

Acordar lendo uma notícia dessa é excelente, obrigado pela informação @MaxC :clap:

15 curtidas

Caramba, q massa. Sempre me confundo com essas coisas d declaração e os valores a ser pago e tal. Q bom q eles tão facilitando essa cobrança toda

10 curtidas

Vai servir para cdb,lci,lca,entre outros tbm?? Para declarar a procedência do patrimônio?

2 curtidas

Eu me enrrolo todo pra completar essas coisas,poderia ja criar tudo automatico e mandar so o valor para a pessoa pagar ou nao.(caso for so declaramento de bens)

2 curtidas

Vai facilitar a entrada de novos investidores que viam isso como um problema! Se funcionar como promete, vai ajudar demais

11 curtidas

Pelo que entendi da apresentação do projeto será apenas para renda variável @Zoio_de_Tandera

Será automático, o investidor não vai precisar anotar todas as operações, aferir o lucro e calcular o imposto, como é hoje. Mas ainda será preciso acessar o portal e-CAC da Receita. Mas quem sabe mais na frente a Receita não envie o DARF direto para o e-mail cadastrado no Gov.br seria o serviço completo.

8 curtidas

Poderiam automatizar tudo referente a declaracoes ne,ja virem prontas,exemplo devido ao historico mensal,seu imposto anual sera de X valor,e bens materiais colocado manualmente,ja que o imposto de renda fixa ja e descontado na fonte e so precisa declara lo

3 curtidas

Clarifica aí @FernandoLacerda, fiquei boiando :rofl: :joy:

6 curtidas

Eu quis dizer foi que tem gente que deixa de atuar em renda variável, ou que faz um número limitado de operações, só pra fugir desse negócio de apurar lucro e recolher o imposto devido, muitas vezes por medo de fazer errado mesmo.

Com essa nova facilidade do ReVar a Receita faz tudo, a pessoa só precisa lembrar de ir lá olhar.

Assim, acho que pode ter muita gente se libertando dessas amarras e entrando na renda variável, ou passando a operar volumes maiores.

Estou curioso pra observar o efeito disso. Acho que vai se bom pra uns, mas péssimo para outros que acabavam, de certa forma, protegidos por esse medo de errar; vão perder o freio e sair fazendo negociações duvidosas por aí…

9 curtidas

Ah perfeito, entendi agora isto pode ser uma verdade e como não sou ainda um investidor regular não havia entendido as entrelinhas. Valeu man pelo esclarecimento :clap:t5: :clap:t5: :facepunch:t5: :facepunch:t5:

7 curtidas

Até que enfim estão automatizando os processos. Tanta tecnologia e uma Receita morta com velhos processos burocráticos. A pessoa até desconfia das inteções por trás de processos tão arcaicos e desnecessários.

1 curtida

Que novidade maravilhosa, vai ajudar e muito!!! Espero ter mais funções para ajudar os investidores.

Obrigado por compartilhar conosco @MaxC! :purple_heart:

8 curtidas

Isso facilita bastante os investimentos e tira o medo de novos investidores

4 curtidas

Exatamente. Muitas pessoas deixam de investir por isso, não apenas por pagar o imposto de renda, mas por ter que preencher uma declaração hedionda, repleta de detalhes e especificidades inúteis que podem ser feitas de modo automático por algoritmos. Francamente.

4 curtidas

Concordo plenamente

3 curtidas