Oi, gente. Tudo bem?
Tô aqui para falar sobre o SCR - Sistema de Informações de Crédito do Banco Central do Brasil.
Todos nós já ouvimos a expressão “a pessoa está com o nome sujo”. Em outras palavras, aquela pessoa está com seu CPF apontado nos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa e o Boa Vista, por ter algum valor em aberto em algum comércio, instituição financeira etc.
Mas, diferente desses órgãos, o SCR é um Sistema de Informação, cuja finalidade é permitir que o BACEN (Banco Central) acompanhe as operações de crédito no sistema financeiro. Registram-se todas as operações de crédito que uma pessoa física, ou jurídica, possui junto a uma instituição financeira, com valor acima de R$ 200,00.
Que informação minha consta no SCR?
- Empréstimos e financiamentos;
- Operações de arrendamento mercantil;
- Operações que impliquem risco de crédito;
- Movimentações em cartões de crédito, cheque-especial;
- Operações ou contratos com características de crédito reconhecidas pelo BACEN.
E na prática, como o SCR me ajuda?
O SCR só aumenta suas chances de conseguir crédito e novos produtos de instituições que você ainda não tinha relacionamento. Essa instituição poderá consultar o seu histórico e te conhecer melhor!
No SCR constam não só suas informações de dívidas a vencer, mas também de dívidas em dia.
Ah, nenhuma empresa pode consultar suas informações no SCR sem o seu consentimento, tá bom? Veja em detalhes os termos e condições que te são apresentados.
E se eu encontrar algum erro?
Se for por parte do Nubank, é só entrar em contato conosco através de um dos nossos canais de atendimento: e-mail (meajuda@nubank.com.br), chat ou telefone (0800 591 2117).
Se for por parte de outra instituição, entre em contato com ela pelos canais de atendimento disponíveis. Normalmente essas informações estão registradas no seu cartão, e sempre no site oficial da instituição
E aí, entendeu como funciona o SCR?
Aqui no nosso site tem tudo bem explicadinho!
Outras dúvidas também estão todas bem explicadas aqui nessa FAQ, do próprio BACEN.
Comente aqui o que você achou do artigo, e se ficaram dúvidas, é só perguntar que a gente te ajuda