SCR: é igual a Serasa, Boa Vista ou Cadastro Positivo?

Oi, gente. Tudo bem?

Tô aqui para falar sobre o SCR - Sistema de Informações de Crédito do Banco Central do Brasil.

Todos nós já ouvimos a expressão “a pessoa está com o nome sujo”. Em outras palavras, aquela pessoa está com seu CPF apontado nos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa e o Boa Vista, por ter algum valor em aberto em algum comércio, instituição financeira etc.

Mas, diferente desses órgãos, o SCR é um Sistema de Informação, cuja finalidade é permitir que o BACEN (Banco Central) acompanhe as operações de crédito no sistema financeiro. Registram-se todas as operações de crédito que uma pessoa física, ou jurídica, possui junto a uma instituição financeira, com valor acima de R$ 200,00.

Que informação minha consta no SCR?

  • Empréstimos e financiamentos;
  • Operações de arrendamento mercantil;
  • Operações que impliquem risco de crédito;
  • Movimentações em cartões de crédito, cheque-especial;
  • Operações ou contratos com características de crédito reconhecidas pelo BACEN.

E na prática, como o SCR me ajuda?

O SCR só aumenta suas chances de conseguir crédito e novos produtos de instituições que você ainda não tinha relacionamento. Essa instituição poderá consultar o seu histórico e te conhecer melhor!

No SCR constam não só suas informações de dívidas a vencer, mas também de dívidas em dia.

Ah, nenhuma empresa pode consultar suas informações no SCR sem o seu consentimento, tá bom? Veja em detalhes os termos e condições que te são apresentados.

E se eu encontrar algum erro?

Se for por parte do Nubank, é só entrar em contato conosco através de um dos nossos canais de atendimento: e-mail (meajuda@nubank.com.br), chat ou telefone (0800 591 2117).

Se for por parte de outra instituição, entre em contato com ela pelos canais de atendimento disponíveis. Normalmente essas informações estão registradas no seu cartão, e sempre no site oficial da instituição :slight_smile:

E aí, entendeu como funciona o SCR?

Aqui no nosso site tem tudo bem explicadinho!

Outras dúvidas também estão todas bem explicadas aqui nessa FAQ, do próprio BACEN.

Comente aqui o que você achou do artigo, e se ficaram dúvidas, é só perguntar que a gente te ajuda :wink:

44 curtidas

É sempre bom dar uma olhadinha de vez em quando no SCR para conferir os dados que as instituições estão enviando sobre nós! :wink:

21 curtidas

Esse eu confesso que não conhecia ainda, interessante! Mas diferente dos demais, ele também gera alguma espécie de negativação como o Serasa ou apenas registra as movimentações?

Aqui fiquei com uma dúvida: sempre que o nosso CPF tem movimentações acima de 200 reais é que somos identificados por esse sistema, ou as transações são analisadas individualmente?

15 curtidas

Opa @Juliano_Augusto1, que interessante essas informações, eu aprendi muita coisa ai q eu não sabia.

Vim descobrir o que é isso agora. Obg

Mas gostaria de um esclarecimento sobre essa parte:

Como eu não conhecia o SCR, creio que nenhuma empresa consultou o meu neh? Por que até então não me lembro de alguma empresa me pedir para consultar. Como q funciona?

12 curtidas

Excelente explicação. Eu já tinha uma boa noção sobre o SCR. Mas sei que muitas pessoas não sabem e com certeza esse texto esclarece muita coisa.

12 curtidas

@Juliano_Augusto1 que tópico legal!!! Eu não conhecia esse sistema, obrigada pelas informações, já vou dar uma olhadinha.

10 curtidas
  1. Isso mesmo Vittoria, ele registra todas as movimentações, sejam elas positivas ou não. No caso, essas são as transações mapeadas:
  • Empréstimos e financiamentos;
  • Operações de arrendamento mercantil;
  • Operações que impliquem risco de crédito;
  • Movimentações em cartões de crédito, cheque-especial;
  • Operações ou contratos com características de crédito reconhecidas pelo BACEN.
  1. Todas transações acima de R$ 200,00, e que você previamente autorizou aquela instituição a fornecer os dados ao BACEN (dentro dos termos & condições) :slight_smile:
12 curtidas

@Kleber_Vieira1 ao contratar um produto o serviço, ou em sua atualização, deve estar descrito no termos & condições essa parte. :slight_smile:

7 curtidas

A tá entendi, obg :hugs::hugs::hugs:

5 curtidas

SCR normalmente contém informações com 2 a 3 meses de defasagem e a instituição financeira, para consultá-lo e preciso estar de posse da autorização expressa do ck8ente6.

2 curtidas

Acabei de acessar e achei bem importante eu nem sabia que existia SCR, sempre consultava pelo Serasa. Uma informação do tipo que todos deveriam saber.
Acessei o meu pelo Bradesco e foi bem rapidinho o acesso.
Valeu super!!!

Assunto importante e conhecimento mega valioso. :gem:

6 curtidas

Não sabia, bem interessante!

2 curtidas

Um detalhe interessante (e às vezes ruim para algumas pessoas) é que o histórico do SCR permanece por 5 anos.

Então, mesmo que você pague a dívida e seu score na Serasa e SPC aumentem, é provável que o crédito seja negado em razão do histórico ruim que aparece no SCR.

5 curtidas

Não podem mas consultam. Inclusive aquelas dividas que “caducam” ou até mesmo quando o banco lhe dá um desconto para quitar uma dívida, o valor fica como apontamento de prejuizo no SCR.
Hoje em dia, o SCR te desabona tão quanto uma restrição SPC/Serasa. Se bobear, até mais.

3 curtidas

Mas isso perante os recentes julgados, gera indenização por danos morais. Diversas ações nesse sentido estão sendo ajuizadas. Eu inclusive tenho muitos clientes.

2 curtidas