Você sabia que 18% de toda a energia elétrica gerada no país é utilizada pelos chuveiros elétricos, no horário entre às 18h e 20h30? Você também toma aquele banho gostoso depois do trabalho?
Você sabia que deixar a TV de Plasma ligada na tomada, mesmo que não esteja em stand-by (com a tela desligada, mas o botão vermelho aceso) representa cerca de 12% do consumo de luz da sua casa? Ou seja, a cada 9 contas, 1 seria grátis.
Aliás, segundo o Departamento de Energia dos EUAs, por lá o custo anual de aparelhos em Stand-By é de U$ 3 bilhões.
Tudo isso, além de ter um impacto financeiro na sua vida, gera um impacto social e ambiental muito grande.
Ah, mas a maioria da energia do Brasil é gerada através de hidrelétricas, usando a água. Por tanto uma fonte de energia super ecológica, né?
BEM…
Apesar de ser uma fonte de energia renovável, as hidrelétricas construídas têm um impacto ambiental e social bem grande. Mudando o curso de rios, bacias hidrográficas e “lagos artificiais”. Alterando completamente a vida de quem mora ou trabalha perto dessas regiões e do ecossistema desses locais.
Então podemos fazer nossa parte e além de diminuir nossa conta de luz, também seremos capazes de ajudar nosso meio ambiente e a sociedade no geral.
Então vamos compartilhar aqui algumas outras dicas legais do que podemos fazer dentro de casa para ajudar nesse batalha:
-
Procure comprar produtos que permitam a reutilização das embalagens com refil.
-
Troque as lâmpadas convencionais de sua casa por lâmpadas eficientes. Elas consomem até 75% menos e duram até dez vezes mais. Você verá a diferença já na próxima conta de luz.
-
Dê preferência a produtos fabricados com materiais reciclados. Desta maneira, você estará reduzindo o uso da matéria-prima, gastando menos energia e ajudando o planeta.
-
Separe o lixo e mande-o para a reciclagem. Separando o lixo, você estará gerando emprego para catadores e dando oportunidade a reciclagem de materiais. Para facilitar a separação, tenha em casa uma pequena lixeira de coleta seletiva, para que todos na casa participem.
-
Evite talheres, copos e pratos descartáveis de plástico. Os descartáveis geram lixo e demoram a se decompor.
-
Para lavar verduras use também uma bacia para deixá-las de molho (pode ser inclusive com algumas gotas de vinagre), passando-as depois por um pouco de água corrente para terminar de limpá-las.
-
Substitua a mangueira por um balde com pano para retirar a sujeira do veículo. Lavar o carro com a torneira aberta é uma das piores e mais comuns maneiras de desperdiçar água.
-
Evite lavar a calçada. Limpe-a com uma vassoura, ou lave-a com a água já usada na lavagem das roupas. Utilize o resto da água com sabão para lavar o seu quintal. Depois, se quiser, jogue um pouco de água no chão, somente para “baixar a poeira”. Para isto, você pode usar aquela água que sobrou do tanque ou máquina de lavar roupas.
-
Retire os eletroeletrônicos como TV, som e microondas da tomada sempre que possível. As luzinhas vermelhas ou relógios digitais que indicam que o aparelho está em stand-by, gastam bastante energia.
Ah, e o Nubank também está comprometido em ter uma operação com as melhores práticas de ESG (Environmental, social and governance), “ambiental, social e governança”, em português. Legal, mas o que isto significa?
ESG é a sigla utilizada para mensurar o quanto uma empresa ou negócio busca formas de minimizar seus impactos no meio ambiente, construindo um mundo mais responsável para as pessoas em seu entorno, e é por isso que, aqui no Nu, temos um departamento voltado somente para isso. Saiba mais sobre a sigla ESG, aqui.
Mas e vocês? Têm alguma dica do que fazem dentro da casa de vocês? Compartilhem conosco outras ideias!