Semana do Meio Ambiente - Como viver em comunidade

Você sabia que 18% de toda a energia elétrica gerada no país é utilizada pelos chuveiros elétricos, no horário entre às 18h e 20h30? Você também toma aquele banho gostoso depois do trabalho?

Você sabia que deixar a TV de Plasma ligada na tomada, mesmo que não esteja em stand-by (com a tela desligada, mas o botão vermelho aceso) representa cerca de 12% do consumo de luz da sua casa? Ou seja, a cada 9 contas, 1 seria grátis.

Aliás, segundo o Departamento de Energia dos EUAs, por lá o custo anual de aparelhos em Stand-By é de U$ 3 bilhões.

Tudo isso, além de ter um impacto financeiro na sua vida, gera um impacto social e ambiental muito grande.

Ah, mas a maioria da energia do Brasil é gerada através de hidrelétricas, usando a água. Por tanto uma fonte de energia super ecológica, né?

BEM…

Apesar de ser uma fonte de energia renovável, as hidrelétricas construídas têm um impacto ambiental e social bem grande. Mudando o curso de rios, bacias hidrográficas e “lagos artificiais”. Alterando completamente a vida de quem mora ou trabalha perto dessas regiões e do ecossistema desses locais.

Então podemos fazer nossa parte e além de diminuir nossa conta de luz, também seremos capazes de ajudar nosso meio ambiente e a sociedade no geral.

Então vamos compartilhar aqui algumas outras dicas legais do que podemos fazer dentro de casa para ajudar nesse batalha:

  • Procure comprar produtos que permitam a reutilização das embalagens com refil.

  • Troque as lâmpadas convencionais de sua casa por lâmpadas eficientes. Elas consomem até 75% menos e duram até dez vezes mais. Você verá a diferença já na próxima conta de luz.

  • Dê preferência a produtos fabricados com materiais reciclados. Desta maneira, você estará reduzindo o uso da matéria-prima, gastando menos energia e ajudando o planeta.

  • Separe o lixo e mande-o para a reciclagem. Separando o lixo, você estará gerando emprego para catadores e dando oportunidade a reciclagem de materiais. Para facilitar a separação, tenha em casa uma pequena lixeira de coleta seletiva, para que todos na casa participem.

  • Evite talheres, copos e pratos descartáveis de plástico. Os descartáveis geram lixo e demoram a se decompor.

  • Para lavar verduras use também uma bacia para deixá-las de molho (pode ser inclusive com algumas gotas de vinagre), passando-as depois por um pouco de água corrente para terminar de limpá-las.

  • Substitua a mangueira por um balde com pano para retirar a sujeira do veículo. Lavar o carro com a torneira aberta é uma das piores e mais comuns maneiras de desperdiçar água.

  • Evite lavar a calçada. Limpe-a com uma vassoura, ou lave-a com a água já usada na lavagem das roupas. Utilize o resto da água com sabão para lavar o seu quintal. Depois, se quiser, jogue um pouco de água no chão, somente para “baixar a poeira”. Para isto, você pode usar aquela água que sobrou do tanque ou máquina de lavar roupas.

  • Retire os eletroeletrônicos como TV, som e microondas da tomada sempre que possível. As luzinhas vermelhas ou relógios digitais que indicam que o aparelho está em stand-by, gastam bastante energia.

Ah, e o Nubank também está comprometido em ter uma operação com as melhores práticas de ESG (Environmental, social and governance), “ambiental, social e governança”, em português. Legal, mas o que isto significa?

ESG é a sigla utilizada para mensurar o quanto uma empresa ou negócio busca formas de minimizar seus impactos no meio ambiente, construindo um mundo mais responsável para as pessoas em seu entorno, e é por isso que, aqui no Nu, temos um departamento voltado somente para isso. Saiba mais sobre a sigla ESG, aqui.

Mas e vocês? Têm alguma dica do que fazem dentro da casa de vocês? Compartilhem conosco outras ideias!

30 curtidas

Puts, não fazia ideia! :scream:

Mas eu não contribuo com essa estatística, pois gosto de tomar banho só mais tarde. E com o chuveiro desligado, pois na minha cidade é verão o ano inteiro! :sweat_smile: :hot_face:

São ótimas dicas!

Se cada se comprometer a realizar pequenas ações, com certeza conseguiremos reduzir muito o impacto que causamos ao meio ambiente! :wink:

14 curtidas

Eu tomava banho de manhã antes da pandemia, agora com o home office mudei pro horário do almoço e raramente depois do expediente, só naqueles dias ruins mesmo q só um banho pra tentar ajudar a voltar a alma pro corpo

Onde morava antes, tive vários problemas com energia, então a única coisa q permanecia na tomada era a geladeira e mesmo depois de me mudar ainda continua dessa forma…

Temos o pensamento errado de q por achar q é renovável, ela tem 0 impacto, sendo q a energia hidrelétrica se for parar pra pensar é uma das q mais impactam de forma negativa o meio ambiente (mesmo sendo uma das mais limpas…)

11 curtidas

:scream: :scream:

Certamente gasto muita energia nesta época com chuveiro, não neste horário mas aqui no sul tem 4 meses no ano que é impossível não tomar uma banho quente

Essa é super interessante, estou começando a fazer isso, tirar tudo da tomada nos horários onde não há ninguém em casa ou então estamos dormindo ou fazendo outra atividade

12 curtidas

Top demais @Rafael.N. :clap::clap::clap::clap::clap:

Aqui eu já sigo algumas regrinhas e vou te falar a verdade, depois que fiz isso percebi a diferença no bolso. Kkkkkkkk

Só pinto minha casa com cores claras, troquei todas as lâmpadas para de Led, vi uma economia danada. Outra coisa, que aqui na época do verão, desligo o chuveiro e tomo banho no frio. Kkkkk

Com todas essas dicas que seguir quando já tinha lido numa revista, conseguir reduzir minha conta de energia de 140,00 mês para 85,00. :money_mouth_face::money_mouth_face::money_mouth_face::money_mouth_face::money_mouth_face::money_mouth_face:

9 curtidas

Muito bom o artigo :+1:t4:, enfatiza que o cuidado com o meio ambiente começa de pequenas ações dentro da nossas casas e como sãos os efeitos no externo. Que possamos cada dia mais refletir em nossas ações pessoais e assim contribuir ainda mais pelo cuidado desta casa comum. :raised_hands:t4::earth_americas: :raised_hands:t4:

:sunflower:Uma dica que faço no meu dia a dia é sempre quando vou ao mercado fazer pequenas compras vou de mochila :school_satchel:e ao invés de trazer várias sacolas sempre quando faço compras, coloco tudo na mochila e trago para casa. Assim evito o acúmulo e até o mal uso de sacolas plásticas. :grin: :call_me_hand:t4:

13 curtidas

Bom aqui em casa fazemos algumas coisas, uma delas é deixar as luzes desligadas durante o dia, muitos acham que fica uma casa mais ‘‘escura’’, mas é questão de adaptação.

Claro que em dias chuvosos a tendência é o ambiente ficar mais escuro, mas uma janela aberta sempre faz uma boa diferença.

Aqui também desligamos os televisores da tomada, e só ligamos quando há o uso, o modo ‘‘Standby’’ não é usado rs

E por último, não usamos o Micro-ondas como relógio!

12 curtidas

Kkkkk :sweat_smile: :sweat_smile:
Rindo de nervoso, na minha cidade também é assim.

8 curtidas

Aqui seguimos algumas coisas das dicas citadas acima.
Uma coisa que também fazemos é separar o lixo eletrônico e destinar ao centro de reciclagem da cidade, que aqui chamamos de Ecoponto, eles recebem pra dar uma destinação adequada. É muito importante que as pessoas nunca descartem esse tipo de lixo junto ao lixo comum, principalmente por causa dos metais pesados que eles podem ter.

10 curtidas

Várias dicas e informações bacanas! Sem contar que é muito importante, pra abrir os nossos olhos já que os recursos são limitados, e a gente consome cada vez mais.

não sabia o quanto, mas venho do interior e sempre teve aquela “lenda urbana” pra não tomar banho no horário de pico que a energia vem mais cara, então se não tomar banho até as 17, só “depois que acabar o jornal nacional.”

Li por cima a matéria do link, porque achei muito alto esse valor de 12%, pelo que entendi todos aparelhos da casa ( microondas, TV, DVD, videogame- tudo que tem luzinhas) em stand-by consome esse percentual, oque realmente é bastante.

Essa parte confesso que ficarei devendo, porque a coleta seletiva onde moro é precária, senão insuficiente, e não vou sair com sacola de lixo no ônibus, separo apenas o orgânico do lixo seco, mas no fim vai tudo pra mesma “caçamba”.

  • saiu do cômodo, apaga a luz
  • manter o freezer limpo, sem acúmulo de gelo e desligar a noite mentira, só quando vai fazer o degelo
  • juntar roupa suficiente para encher a máquina, e usar água do ultimo enxague das para limpar a casa e lavar o banheiro ( economia de água e energia :ok_hand:)
  • evitar descongelar carne no micro-ondas
  • reutilizar embalagens como “tapuér” ou vasinhos pras plantas

que eu lembrei foram esses, vou acompanhar aqui pra ficar por dentro das dicas. vlw

9 curtidas

image

5 curtidas

Realmente, são dicas importantíssimas! Obrigado por compartilhá-las. :star_struck:

Não sei para vocês, mas, para mim, isso é surpresa! Poxa vida, já perdi um dinheirão então. Tenho muitos aparelhos que ficam em stand-by! Aliás, ficavam porque depois disso: nunca mais!

Dicas anotadas! :white_check_mark:

image

Super concordo!! É como que uma faca de dois gumes; para um benefício, um malefício. :face_with_head_bandage:

1 curtida

Um exemplo disso são as pilhas e baterias! Um dia eu vi uma “estourar”. E ao ver aquele líquido, imaginei o malefício que fazia ao meio ambiente e quando pesquisei fiquei bem triste porque sempre as descartava sem muito cuidado.

6 curtidas

Faço o mesmo há anos, nosso dinheiro e meio ambiente agradecem :wink:

8 curtidas

Gente,isso sempre me incomodou,o diaxo da luz vermelha acessa o tempo inteiro :person_facepalming:eu desligo a tv tirando da tomada só por causa da luz, inclusive quando saio de casa. Acho um absurdo, desnecessário e por mínimo q seja ainda sim é um gasto :triumph::rage:

5 curtidas

Desse aí não tenho culpa alguma, detesto banho quente, adoro a sensação da água fria em qualquer horário :grin: nem sei pq paguei por uma resistência nova :upside_down_face:

3 curtidas
  • Tome banho com água fria. É bem mais saudável, e dá uma grande contribuição para a ecologia.
2 curtidas

boas dicas!!

2 curtidas