Serasa aderiu ao Open Banking?

Já faz algum tempo que a Serasa criou um recurso chamado Conexão Bancária onde, mediante autorização do cliente, ela teria acesso à todas as informações bancárias da pessoa, como saldo, investimentos, transações, etc. Segundo o próprio site da Serasa, isso ofereceria um “potencial aumento da pontuação”. Ao tentar usar este recurso para conectar meu Nubank com a Serasa, vi que era solicitado nada menos do que a SENHA do aplicativo do banco. Obviamente, eu desisti sem pensar 2 vezes. Nunca que daria minha senha à Serasa.

Mas de lá pra cá meu score caiu mais de 200 pontos. De 907 para 703.

Fui novamente na Conexão Bancária do aplicativo da Serasa para verificar se houve alguma mudança que me fizesse voltar atrás e repensar. E houve!

Parece que agora a Serasa aderiu ao Open Banking, apesar dela mesma não ser uma instituição financeira autorizada para o serviço. Pelo que entendi, o Grupo Serasa criou (ou apenas fez parceria?) uma nova empresa chamada PagueVeloz, que é uma instituição de pagamentos autorizada pelo Banco Central. No aplicativo Serasa foi criado uma aba chamada Carteira Digital, onde, ao aceitarmos os Termos de Abertura, nossas informações são enviadas para esta tal de PagueVeloz, que realiza uma abertura de conta em nosso nome.

Foi assim que ela pôde aderir ao Open Banking. Agora quando fazemos a conexão bancária, não é mais solicitado a senha do aplicativo do banco. Pelo que andei pesquisando, através do Open Banking, nossos dados são compartilhados com a PagueVeloz, que por sua vez repassa as informações à Serasa.

Estou cogitando realizar esta conexão para tentar reaver o meu antigo score, que era excelente. Mas gostaria da opinião de vocês. Alguém aqui realizou esta conexão após as mudanças? Como foi a experiência? Realmente houve um aumento no score de vocês?

4 curtidas

Eu acho que muita gente da muito valor para o score..
eu simplesmente ignoro ele , não faço a minima ideia de quanto seja , se aumentou ou se caiu.

Seu score era otimo e caiu, o que isso afetou na sua vida ?
A nao ser que você esteja pensando em pegar um emprestimo ou financiar algo a curto prazo, não deveria se preocupar tanto com isso.

14 curtidas

Basicamente, você irá abrir mais uma conta digital.

8 curtidas

A PagueVeloz é uma fintech do grupo Serasa Experian que oferece serviços de pagamentos digitais, incluindo a Carteira Digital Serasa e a possibilidade de realizar pagamentos de boletos, cartão de crédito e Pix. A PagueVeloz é responsável pela intermediação de pagamentos dentro da plataforma da Carteira Digital Serasa.

Em resumo:

• PagueVeloz: Fintech do grupo Serasa Experian que oferece soluções de pagamento digital.

• Carteira Digital Serasa: Plataforma de pagamentos da Serasa, gerida pela PagueVeloz.

• Serviços: Pagamentos de boletos, cartão de crédito, Pix e outros serviços.

Como funciona a PagueVeloz na Serasa:

• Ao criar uma conta na Serasa, você concorda automaticamente com a abertura de uma conta digital de pagamento na PagueVeloz.

• A Carteira Digital Serasa utiliza a PagueVeloz como plataforma para intermediar os pagamentos, permitindo que você realize pagamentos de boletos, acesse e gerencie suas contas, e utilize outros serviços de pagamento digital.

• A parceria entre as empresas facilita a gestão financeira e oferece soluções ágeis e seguras para os usuários da Serasa.

Links

PagueVeloz: https://www.pagueveloz.com.br
PagueVeloz Serasa: PagueVeloz Serasa: tudo o que você precisa saber | Blog Carteira Digital

5 curtidas

Eu já usei esse Conexão Bancaria isso e quase a primeira versão do Open Banking (a diferença e que e apenas o redirecionamento que te manda para o app) eu já usei isso em outras duas intuições (Porto e itau) e não acontece nada ele e apenas um sistema de compartilhar dados vc pode tanto habilitar e desabilitar a qualquer momento isso vc pode ver ate no contrato que vc aceita e outra qual o medo de colocar a senha de um banco em um birô de credito e um parceiro oficial q aceitou esse tipo de oferta tipo ?

1 curtida

A última vez que fiz conexão com apps do tipo foi com o Guia Bolso, anos atrás, com as barbas de molho e de orelha em pé.

Também ignoro o Serasa, atualmente para os bancos não é muito significante, o principal é o relacionamento do cliente com o banco

O nubank criou seu próprio Nu score para liberar benefícios de acordo com o relacionamento de cada cliente

Se o Serasa fosse tão relevante os bancos não liberavam crédito e empréstimo para pessoas negativada no Serasa

O importante é o relacionamento o cliente com a instituição bancária

3 curtidas

Não é bem de acordo com o relacionamento, o NuBank mesmo usa o Serasa Score pra definir o seu próprio Score.

Score bom ajuda e muito a conseguir crédito barato no mercado.

7 curtidas

Se não é por relacionamento, como os bancos avaliam os clientes e liberam crédito e empréstimo para negativados?

O próprio nubank tem a função construir limite para conhecer o cliente, e de acordo com relacionamento liberar crédito e empréstimo, mesmo a pessoa sendo negativada no Serasa

Os outros bancos estão seguindo o mesmo caminho liberando benefícios por relacionamento.

2 curtidas

Renato, se você interpretou bem o meu texto, eu disse que “não é bem por relacionamento” porque esse é apenas um dos fatores, e não sou eu que estou dizendo, é o próprio NuBank:

É claro que o bom relacionamento também é um dos critérios, porém não o único.

5 curtidas

Tudo bem, o que eu quis dizer é que o Serasa não é o determinante para avaliar o cliente, tanto que muitas pessoas recebem ofertas de crédito e empréstimo mesmo negativado no Serasa

É apenas uma opinião, por isso que comentei que ignoro o Serasa.

6 curtidas

Eu da mesma forma, nunca dei atenção pra meu score, lembro nem a senha do site, desde que criei faz uns seis anos que não fui olhar, nem sei se ele ainda existe :sweat_smile:

7 curtidas

Também nunca fui de dá muita atenção. No Serasa, já faz tempo que não olho. Com essa notícia, vou resgatar minha senha e dá uma olhada. :slightly_smiling_face:

8 curtidas

Para melhorar preciso me conectar, acho que ao Open Finance e conta do FGTS

5 curtidas

6 curtidas

Aceitaram meu Financiamento de um Imóvel, e um dos pontos vistos foi o Score. Então afeta.

10 curtidas

Parabens pela conquista Fe

A sim, sobre isso realmente influencia, mas se você não pensa em financiar algo , a curto prazo nada afeta, e ser um bom pagador já seria o suficiente.

se tem dividas vai ser dificil financiar mesmo.

8 curtidas

Apesar de ser um critério que varia de instituição para instituição, não tenho dúvida que afeta.
Eu utilizo um serviço pago do SERASA, que entre outras funcionalidades, me informa quando o Score é consultado e esse recurso pode ser bloqueado pelo usuário.

Recentemente fiz uma operação financeira em que o Score era consultado; somente após eu liberar o acesso ao Score, a operação foi autorizada.

8 curtidas

Nunca ouviu falar sobre os vazamentos de dados envolvendo a Serasa?!

Quando se trata do meio digital, independente dos meios de proteção que usemos, nós NUNCA estamos 100% seguros. Imagina, então, se não tomarmos todos os cuidados possíveis com relação aos dados que cedemos? Não vejo sentido em dar a minha SENHA, um dado altamente sensível, à uma empresa que já teve informações de seus clientes vazadas.

Ainda que eu nunca esteja 100% seguro no meio digital, se puder ficar 99%, eu tomarei todas as medidas necessárias para tal. Se não posso ficar 99%, eu ficarei 98%, e assim sucessivamente.

Não haveria tantos golpes bem-sucedidos se as pessoas fossem mais radicais com sua segurança digital.

4 curtidas