SERASA ou BOA VISTA?

Para análise de concessão de crédito aos clientes o NuBank utilizada o SERASA ou BOA VISTA?

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Diversos critérios, provavelmente ambos, e muitos outros.

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Veja bem @Marcio_Duque, eu acredito piamente que o Nubank se baseia no Score Serasa!
Mas baseado em quê afirmo isso?
Bora lá:
1.Quando solicitei meu empréstimo Nubank, meu Serasa score baixou,
2. Quando renegociei meu empréstimo Nubank, meu Serasa baixou mais ainda,
3. Quando solicitei o parcelamento da minha fatura de maio, meu Serasa score que já estava baixo, baixou mais ainda.
4. Em junho, parcelei a fatura novamente, então meu Score Serasa que já havia baixado 3 vezes, baixou novamente e dessas vez foi ao fundo poço.
Nesse negocinho perdi quase 400 pontos no meu Score do Serasa.
Enquanto isso meu Score no Boa Vista permaneceu inalterado. Por tanto, baseado na minha experiência pessoal, digo que o Nubank usa o Serasa Score.

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@Mr.Xis Valeu!!! Sua resposta foi perfeitamente EXCELENTE ☆☆☆☆☆!!!

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Tamo junto :+1: @Marcio_Duque, fico feliz por ter ajudado. :handshake:

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Esses dias no chat questionei pq eles não estavam enviando meus dados para o BOA VISTA somente para o Serasa a resposta foi o seguinte:
Até o presente momento o Nubank está enviando informações apenas para os Cadastros Positivos do SERASA e do QUOD, ainda não estamos enviando dados a nenhum outro Bureau de crédito.

Caso não esteja localizando suas informações é possível que esteja olhando no site de um outro Bureau, recomendamos que acesse seu Cadastro positivo através de um desses links:

Serasa: https://www.serasa.com.br/cadastro-positivo/
Quod: https://consumidor.quod.com.br/

As informações são enviadas por nós semanalmente, mas os bureaus não possui um prazo definido para o registro dos dados no cadastro positivo, logo, é comum que informações referentes ao último ciclo de fatura ou a o último pagamento demorem um pouco a aparecer.

Enviamos apenas informações referentes a faturas já fechadas, caso você ainda seja novo no serviço de crédito aqui do Nu e esteja em seu primeiro ciclo de fatura, terá que esperar um pouco até que essas informações apareçam por lá, tudo bem?

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Pois é, por isso que nesse período meu Boavista score permaneceu inalterado.

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Engraçado, se você deixar de pagar, boa vista que lhe enviará uma cartinha feliz te intimando a pagar.

Meu score é mais de 900. E ele sobe ou desce por qquer coisinha. Seja adiantamento de fatura, solicitação de cartão.
Faz sentido o que vc falou. Mas fora isso acredito que nubank tenha lista interna, dados, onde analisam mais do que a simples pontuação do serasa. Sendo assim excluindo o que eles não consideram bons para ele.
Tive problemas unicamente com nubank.

Depois disso consegui altos créditos no banco do Brasil, c6 bank, neon, Credicard zero.

Unicamente exclusivamente não com nubank!
Banco do Brasil tive cheque especial por 15 anos sem um único problema por ex.

Fiz esses que citei acima, não por precisar, mas como teste mesmo.

Deixando claro e evidente que existe uma restrição interna referente ao meu caso. Apesar de negarem e ser contra lei.

Restrição essa que pode ser disfarçada por uma desculpa por ex: vc não tem perfil para ser aceito.

Mesmo eu já ter possuído um cartão nubank c limite de 4.000. Todos os bancos atuais aprovarem crédito para mim, menos nubank.

Já li aqui que é uma questão binária feita por computador. Ou seja, um ser humano programa e computador faz.

Isso não procede.
Meus dados de pagamento estão sendo atualizados normalmente no Boa Vista.

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Isso é fato! Score é mais marketing dos bureaus de crédito do que baliza para concessão de limite. Por isso que tem gente de baixo score com bons limites, e gente com alto score com limites mais baixos. Se são os bancos que passam informações para os bureaus, por que é que eles utilizariam dados dos bureaus como elemento principal? :sweat_smile:

A questão é que, mesmo em bancão, se você cancelar um cartão e depois solicitá-lo novamente, passará mais uma vez pela análise de crédito. E se o banco não é obrigado a oferecer crédito de novo, quem dirá oferecer o mesmo de antes ou algo maior — é pura discricionariedade.

Outro ponto é: não adianta comparar frutos de relacionamento entre instituições distintas. Cada uma tem uma política de crédito própria, o BACEN já lavou as mãos. Você pode ter 100.000 de limite no banco A e ser rejeitado no banco B. Isso é normal. Realmente é chato não ter um feedback a respeito da negativa, mas é aquela velha história — é pura discricionariedade.

Esse contexto deve mudar com a chegada do open banking, já que teoricamente os dados dos clientes estarão mais acessíveis aos players do mercado. Seu histórico de 15 anos com o BB, por exemplo, poderá ser melhor analisado pelo Nubank (hoje improvável), para uma oferta de serviços mais personalizados, o que inclui o limite de crédito.

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Tenho minhas dúvidas quanto a isso.
O score parece ser afetado diretamente pelo histórico de pagamentos, mas a concessão de crédito parece ter pouca relação com o score.

@lualmeida Gostei do seu comentário. Porém tem um ponto que acho importante comentar.

Você disse o seguinte: “Realmente é chato não ter feedback a respeito da negativa”.

Não é chato, é ilegal!

A lei é clara, o banco e instituições não são obrigados a conceder crédito, porém, quando solicitado pelo consumidor devem ser claros quanto a negativa. Ou seja, um mero " desculpe mas no momento não podemos te oferecer esse serviço" não serve como justificativa.
É claro que essa parte da lei é desrespeitada pelos banco, incluindo a instituição nubank.
Lembram apenas o que convém como a parte : nos não somos obrigados a conceder crédito.

Existem vários casos de bancos serem condenados por negarem crédito a cliente e não fazerem isso de maneira adequada.
Esses dados estao já internet para qualquer um ver e tirar suas próprias conclusões.

É mais do que notório a arbitrariedade dos bancos.

Você tem razão. Aqui tem uma matéria da PROTESTE que valida sua afirmação:

Instituições são obrigadas a justificar crédito negado

Segundo a Proteste…

"Crédito é confiança. Por isso, as instituições financeiras têm liberdade para analisar o perfil do consumidor e se entenderem que aquele consumidor não terá condições de pagar, não são obrigadas a emprestar dinheiro. Os motivos e situações para a recusa podem ser vários, como, por exemplo:

  • Se o consumidor está inscrito na lista de maus pagadores;
  • Se já está com parte da renda comprometida com outras dívidas;
  • Se o consumidor for idoso e o empréstimo pretendido for muito longo;
  • Se o consumidor tem histórico negativo, ainda que atualmente não esteja inscrito no SPC/SERASA."

Bom… considerando os motivos elencados acima (que são apenas exemplificativos, podem existir outros), podemos “validar” a tese de que vários cartões na praça prejudicam o aumento de limite, pois impactam negativamente a análise de crédito. Pode ser o seu caso (apenas uma suposição)…

Eu, por exemplo, tenho um score alto e bom limite no meu bancão, construído em longos anos de relacionamento. Atende perfeitamente as minhas necessidades e, conforme minha renda, é até mais que suficiente.

Por outro lado, o Nubank me ofertou um limite bem tímido se comparado a esse que já possuo. O Nubank errou? Talvez sim, talvez não.

Sim, porque eu poderia ter a intenção de cancelar meu cartão do bancão e vir de vez pra cá, e para isso gostaria de ter um limite igualmente bom.

E não, porque realmente o sistema detectou que seria arriscado me conceder mais limite, visto que já tenho crédito na praça.

Isso justifica o fato de vermos tanta gente reclamando que conhece fulano e cicrano que não têm renda, mas têm limite alto (outra pessoa paga a fatura no lugar). Com as faturas pagas em dia, score alto, pouco ou nenhum crédito na praça (exceto pelo próprio Nubank), natural que essas pessoas que conseguiram burlar o sistema consigam um pouco mais de crédito, não? Mas elas são exceção, não a regra (e comumente são pessoas que estão ingressando no mercado financeiro…).

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Mas você tá se prendendo só a esse trecho aí?
Viu os detalhes que relatei quanto ao empréstimo e parcelamento de faturas e como isso reduziu exclusivamente meu Score no Serasa e nada fez no meu Score do Boa Vista? Falo baseado na minha experiência, não no contexto geral entende?

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O que é perfeitamente normal. :+1:

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Absolutamente. Estou me baseando também na minha experiência.
Meu score do Boa Vista tá congelado desde o início da pandemia, então, pelo menos no meu caso, não daria pra utilizá-lo como referência pra nada.
Já no Serasa, estou no nível excelente há muito tempo, mas não vi nem sombra de função empréstimo ou aumento de limite (apesar de que não utilizaria ambos de qualquer forma).
Enfim, apenas especulações…

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Por isso mesmo foi meu questionamento no chat pq eles estavam enviando é depois tiraram.

Olha minha conversa com ele :point_down:

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Aparentemente uma resposta ctrl+c/ctrl+v.
Vale ressaltar que é comum alguns contratos desaparecerem do site e retornarem depois.
Além disso, meu score está congelado há meses, então, creio que o site não está muito confiável.

Praticamente visito sempre o Serasa o BOA Vista nem sabia desse outro o Quod só vim saber no dia que entrei no boa vista e não estava mais constando meus dados do nubank logo fui no chat como tá escrito aí nos print aí em cima :point_up_2: questionando o pq aí foi quando falaram do Quod fiz o cadastro é agora observo os 3. O Serasa e o Quod altera o boa vista também tá congelado tem é tempo kkkkk

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Ainda tem o SPC Brasil: